02/11/2018

[Resenha] 100 pensamentos | César Barros

100 pensamentos

Autor(a): César Barros
Editora: ArtLetras
Páginas: 216
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Autor / Editora

*E-book cedido pelo autor para resenha


Sinopse: O livro 100 pensamentos surgiu a partir do contato com as três fontes da sabedoria, a saber: Deus, a vida e as pessoas. Pois, as lições das pessoas são necessárias... As lições da vida são precisas... As lições de Deus são infalíveis.

Os pensamentos iam fluindo tão espontaneamente quanto o desabrochar de uma flor. Ora de madruga, nos momentos que antecediam o meu sono, ora na aurora ao acordar e ao longo do dia. Eram como gotículas do orvalho que surgem nas manhãs. Não se vê o seu processo de formação, mas nota-se que, ao alvorecer, lá estão as gotinhas cristalizando as folhas e as pétalas. Assim, quando menos eu me dava conta, lá estavam as frases prontinhas e gritando para serem escritas.

Para a realização desta obra contamos com um verdadeiro exército. Pelo menos cem pessoas estiveram implicadas diretamente na realização desse sonho, fora as indiretamente envolvidas. Pessoas que abraçaram tão fortemente esse sonho... Os abraços foram tão intensos que marcaram as folhas desse livro.

Como todo livro tem um nome, decidi batizá-lo carinhosamente de "100 Pensamentos". Sim, pois são literalmente 100 frases, são também exatamente 100 pessoas tecendo comentários sobre as frases, e são quase 100 ilustrações que se relacionam com as frases. Então se você trocar o "cem" numeral pelo "sem" preposição ter-se-á o título "Sem Pensamentos". Deixo, porém, a divagação para você, prezado leitor, pois como bem pontuou um sábio alemão: "O autor tem direito ao prefácio, mas ao leitor pertence o posfácio".

Resenha: "100 pensamentos" é outra obra do autor César Barros, que escreveu também o livro "100 poemas", que eu amei.

"Quem perdoa é grande, mas quem pede perdão é um gigante."

Nesse livro o escritor nos traz cem frases suas, comentadas por outras pessoas. O autor reuniu cem pessoas - de diversas idades e profissões - para comentarem subjetivamente sobre suas frases, o que eu achei sensacional, pois além de entendermos melhor todo o contexto da frase pela opinião de alguém, o autor abriu espaço para diversas pessoas participarem do livro.

Cada frase conta com uma ilustração exclusiva, que, não posso deixar de comentar, são simplesmente lindas e impecáveis. Meus parabéns ao ilustrador!

As frases do autor são todas muito inspiradoras e falam dos mais diversos temas, entre eles amor, fé, Deus, oração, pessoas, sentimentos, lágrimas, abraços.

"O problema não são as pedras no caminho. O problema é o que você faz com as pedras no caminho."

Foi um livro que gostei bastante de ler, assim como o outro do autor, de poesias. As frases do César são bastante profundas e muitas vezes parei a leitura para "digerir" a frase. É uma leitura que vale muito à pena!

"São os pequenos gestos que medem a grandeza dos homens."

10 comentários:

  1. Nossa Larissa, já quero para mim também. Quero deixar num cantinho exclusivo na minha estante para ler antes de dormir ou quando eu estiver numa ressaca literária ou com o chão desabando debaixo de mim. Sou louca por frases, poemas e contos, só essas frases que citou acima, já me fizeram refletir um montão.
    A resenha está maravilhosa :) e Estou ansiosa para conhecer a escrita do autor, espero conseguir comprar o livro em breve ❤
    Um Braço ^-^

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Espero que sim!

    Ainda não conhecia esse livro, mas ele parece ser um amor, já vou colocando aqui na minha listinha haha

    Ele esta disponivel no skoob?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa parece bem curiosos o livro, não conhecia o autor e espero um dia ter oportunidade de ler, a capa ficou bem legal, bonita e convidativa.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Acho que nunca vi um livro de frase que é comentada por outra pessoa. Achei curioso, o formato ao menos para mim é bem diferente. Gosto muito do título e a capa é bem fofa!

    Debyh
    Eu insisto

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    eu nunca havia ouvido falar da obra, e adorei bastante a capa, e assim como da debyh eu nunca vi um livro de frases comentadas, e mesmo por ser uma obra de cunho religioso eu não sei se em meu momento atual eu leria, mas acho bacana por ser uma obra que parece trazer conforto.

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa, sua linda, tudo bem?
    Realmente tem vezes que que nós lemos uma frase e ela mexe com a gente, principalmente dependendo do momento em que estamos. Essa ideia de pedir para 100 pessoas comentarem cada um dos pensamentos do autor foi super criativa, nunca vi ninguém fazer isso antes. Não é o estilo de livro que leio, mas vou indicar para amigos. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Olá Larissa, achei a ideia do livro bem bacana, de trazer esses pontos de vistas de diversas pessoas sobre a obra *-* Mas fora isso os temas que o autor aborda nas suas frases não me deixou curiosa para lê-lo =/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa, não lembro de já ter lido algum livro com a ideia parecida com está. Bem original e com certeza irá agradar, até porque enredos assim podemos ler um pouco a cada dia. Adorei, e pelos quotes selecionados vejo que algumas são bem impactantes.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Antes eu não era muito chegada nesse estilo de livro, mas, depois que li e me apaixonei por Outros jeitos de usar a boca, sempre esrou anotando dicas parecidas. Como gostei da proposta desse livro, irei anotar a dica.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei... Muito bom Larissa. A resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir