31/12/2018

[Resenha] Céu sem estrelas | Iris Figueiredo

Céu sem estrelas

Autor(a): Iris Figueiredo
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide ir passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.

Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo - e com a instabilidade de sua própria mente.

Resenha: O livro inicia com tudo de ruim acontecendo na vida de Cecília, nossa protagonista: é o seu aniversário, ela foi demitida, tomou um porre pela primeira vez e acabou indo para a casa da sua melhor amiga, Iasmin, o que resultou em uma briga feia com sua mãe, com quem as coisas já não estavam lá tão boas.

Cecília e Iasmin são melhores amigas desde pequenas. Iasmin tem um irmão, Bernardo, pelo qual Cecília nutre um sentimento de amor platônico guardado às sete chaves. Na noite em que Cecília bebeu demais, foi Bernardo quem levou ela e Iasmin para a casa deles. O rapaz teve que trocar a roupa suja e toda vomitada de Cecília, porém ela não lembra desse detalhe.

Nossa protagonista lida com uma série de inseguranças em relação ao seu próprio corpo e, para piorar, sofre de ansiedade e tem algumas crises, mais conhecidas como "ataques de pânico". É bem difícil ler sobre como a personagem sente-se, em tudo o que ela pensa e, principalmente, as cenas em que ela descreve os preconceitos que já sofreu pelo seu corpo, ao mesmo tempo em que é uma grande lição para todos nós.

"Como alguém achava que estava no direito de opinar sobre quem eu era, o que vestia? Como alguém se sentia no direito de me deixar mal só por existir? E, acima de tudo, como eu permitia aquilo e ainda levava a sério cada uma daquelas acusações, cada uma daquelas pessoas que tratavam meu peso como minha principal característica? O que chegava antes de mim, o ponto de referência."

Cecília nunca se deu muito bem com sua mãe. E, depois de ver que seu padrasto traidor está voltando para casa, somado ao fato de que ela mentiu para sua mãe e as duas tiveram uma briga feia, a garota vê-se tendo que pedir abrigo na casa da sua melhor amiga. Tudo isso parece ser por pouco tempo, porém, quando ela volta até sua casa para pegar o restante de suas coisas e descobre que sua mãe trocou a fechadura da casa, vê que sua expulsão parece não ser tão temporária assim.

A família de Iasmin e Bernardo sempre pareceu ser perfeita aos olhos de Cecília, que vai para aquela casa desde criança. Porém, na realidade a família deles não é de comercial de margarina, como ela imaginava, e isso nos mostra o quanto as aparências podem nos enganar.

Bernardo é do tipo "pega, mas não se apega". Ele nunca olhou para as amigas da sua irmã, menos ainda para Cecília, já que para ele eram todas "pirralhas". Porém, ao ver Cecília bêbada, tão vulnerável, naquela noite, e depois morando na sua casa, a única coisa que ele quer é conhecer melhor aquela menina tão peculiar aos seus olhos.

"Acho que até a noite passada ela era apenas a menininha que crescera com Iasmin, mas de repente percebi que ao longo dos anos, enquanto eu não estava prestando atenção, ela havia se transformado em um mulherão."

Logo Cecília e Bernardo começam a ter uma relação escondida de todos. A moça não pode contar isso nem para sua melhor amiga, já que, além de ela estar hospedada na casa dela, isso pode pôr a amizade das duas em risco.

À primeira vista, o livro pode parecer contar apenas a estória de mais romance clichê, porém é muito mais que isso. Que eu me lembre, nunca tinha lido um livro com esses temas pelos quais a Cecília sofre, e foi bastante difícil, mas ao mesmo tempo bom, por saber que existem livros que tratam desses assuntos. Nossa protagonista é cheia de problemas e precisa reencontrar sua força de alguma forma. E é isso que o livro nos mostra: a busca pela autoaceitação. É uma leitura que vou levar para sempre eu meu coração, com certeza!

"Era estranho, mas no momento só estava preocupado com a Cecília - a menina que lia livros tristes e pensava em super-heróis quando tudo na vida parecia desmoronar."

15 comentários:

  1. Oiii,

    Eu já tinha visto esta capa por aí e achado linda, mas nunca dei muita atenção. Gostei bastante do enredo e do fato de não ser só mais um clichê comum, vou anotar e quando puder procuro pra ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanho a autora nas redes sociais, mas nunca li nada dela. Este ano quero sair da minha zona de conforto e também dar mais chance para os nacionais. Achei a capa desse livro tão linda! Gostei do enredo e sua resenha me conquistou, agora preciso dar uma chance para conhecer o final <3

    Sai da MInha Lente

    ResponderExcluir
  3. Tenho lido maravilhas a respeito desse livro e estou super empolgada em fazer essa leitura, inclusive já tenho meu exemplar aqui e vou tentar dar uma priorizada nele. Fico feliz em saber que a história de Cecília vai além do que se imagina.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Esse foi um dos melhores livros da minha vida, porque Cecília me fez senti na pele o que ela passou. Muitas coisas me identifiquei com ela e principalmente algumas problemáticas que assolaram sua vida e vamos crê que a Isis Figueiredo é um amor né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Difícil seria não conhecer esse livro nacional, afinal ouço falar muito da Isis, porém ainda não tive oportunidade de ler. Espero mudar isso em breve pois sua resenha me deixou com gostinho de quero mais sobre o enredo. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas achei a premissa interessante, embora realmente pareça só mais um romance clichê. Enfim, acredito que seria uma leitura que me conquistaria, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lari.
    Eu estou morrendo de curiosidade com esse livro, acho a premissa dele muito interessante e adorei poder ver um pouco mais sobre a obra através da sua resenha. Parece ser uma história que vai me agradar bastante.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu acho esse enredo lindo!
    Cheio de reflexões, toques para quem precisa de ajuda e a personagem assim como as situações que passa nos envolve e emociona bastante.
    Uma leitura que recomendo bastante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa! A minha amiga leu e super recomendou esse livro, é muito bom quando se tem uma história que retrata a realidade e que tem personagens mais reais. Afinal, todos temos nossas diferenças e infelizmente isso pode trazer algumas neuras. Gostei muito da sua resenha, quero muito ler esse livro! Bjs!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nossa Larissa, se eu olhasse apenas a sinopse juraria que se tratava apenas de mais um clichê! Mas fico feliz pela autora ter feito diferente. Eu estou com altas expectativas para este livro e espero gostar tanto quanto você

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está entre as minhas melhores leituras de 2018. Me identifiquei tanto com a Cecilia que assim como você, vou levar para sempre no coração e recomendo muito essa leitura, vale a pena.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Amei conferir sua opinião sobre esse livro, eu também já li ele e foi uma leitura que eu gostei muito, por todas as temáticas que a autora abordou e pelos personagens.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, pois já li dois livros da Iris Figueiredo e eles me surpreenderam muito. Adorei sua resenha e, pelo que percebi, esse livro é ainda melhor. Parece que a autora conseguiu ir além dos clichês e trazer um YA encantador e que aborda questões muito importantes.
    Adorei a resenha e pretendo ler esse livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Hey. Eu acompanho a autora no insta e acho a capa desse livro linda, porém, ainda não li. Infelizmente não sei se daria uma chance para ele porque parece mesmo um romance clichê, e eu estou fugindo um pouco disso. Mas fico muito feliz por ter tantas pessoas gostando dessa história, a autora é uma fofa e merece todo carinho dos leitores.

    ResponderExcluir
  15. Olá que capa linda, já vi muitas resenhas positivas sobre o livro, mais não tive a oportunidade de ler, espero conseguir em breve, beijos!

    ResponderExcluir