17/12/2018

[Resenha] Versos de ontem | Marlon Moraes

Versos de ontem

Autor(a): Marlon Moraes
Editora: Templo
Páginas: 140
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Autor

*Livro cedido pela revisora para resenha


Sinopse: Marlon Moraes... O que já leu sobre o autor? Conheceu a literatura ou apenas os méritos de um corpo ardente e vívido, ao vento?

Nada, nada além dos versos apaixonados se perpetuou aqui. Então, leia! Leia... E se confesse (aos olhos), como se a poesia lhe permitisse e acariciasse as mãos. Sinta, ouça a voz que ecoa! E esteja com os lábios entreabertos: pois o poeta muitas vezes lhe beija.

Sim, do beijo, nasceu o destino... Imaginando um amor maior, desenhou talvez o autor uma saudade dos tempos não vividos! E se antepôs também, entre as cousas findas.

Assim, se espera um livro de perdão, rasgue as páginas! Doe... Venda! Ou simplesmente esqueça às ruas. Se espera uma oração americana, queime sumariamente! Não há uma razão sequer para que passe à próxima página, se espera a carne e o sangue apenas. Não, não... Aqui se adverte a alma!

Então, o que sabe sobre a República? Assistiu a última novela com a família? O que me diz da moeda atual?

O autor não lhe espera com flores e vinho... O poeta não optou pela burguesia tacanha. O autor viveu aqui! E o poeta conheceu o amor... E aqui escreveu os Versos de Ontem.

Pense em um livro que não quer o seu abraço, mas sim o beijo úmido! Imagine os poemas, como quem se despe; pois foram consumados na paixão. Acredite no que não lhe espera...

Já dormiu com o autor? Ou beijou uma vez o poeta?

Para que sejam a minha voz (a sua voz), não leia apenas: mastigue, devore os versos! Sinta, na língua, o beijo. E, quando as mãos intimamente lhe falharem, saiba: eu li Marlon Moraes!

Resenha: "Versos de ontem" é um livro de poesias do autor Marlon Moraes, que já tem outros livros, também de poemas, publicados.

Nessa obra o autor brinda-nos com diversos poemas bastante apaixonados, dedicados à sua esposa.

"Os ventos te mentiram... / Mas aqui confesso: / Amei-te sim! / E ainda amo. / (Sem outro destino)"

Eu nunca tinha lido nada do autor e confesso que achei as poesias bem diferentes do que estou acostumada a ler, bem mais densas e de difícil entendimento. Por muitas vezes tive que apenas apreciar a junção das palavras de Marlon, sem procurar saber mais a fundo o que significavam.

"Anagraturama", "Veneno lúdico", "Sextante", "Pankaru", "Amor de índio", "Poema de vinte anos", "Ao destino do acaso" e Corpo de incenso" foram meus poemas favoritos da obra.

Eu leio bastante livros de poemas, então posso dizer com certeza que os poemas do Marlon tem um toque diferenciado, só dele, e isso deixou o livro muito mais especial e exclusivo.

"Penso que o acaso / Ora me agigantou / Para a vida... / Ora te fingiu / Um destino: / Talvez, / O meu pecado / Tenha sido a poesia!"

Indico "Versos de ontem" para quem, assim como eu, curte ler poemas, e também para quem está apaixonado, pois tenho certeza de que irão se identificar com as palavras do autor.

"Como as sete letras do teu nome, / Eu era assim: / Absolutamente teu..."

15 comentários:

  1. Em meio a tantos textos de um mesmo gênero é muito importante que os autores imprimam suas características em suas obras e que bom saber que o autor conseguiu. Estou numa vibe bem de poemas, mas infelizmente esse livro não me despertou tanto interesse. Fico feliz que tenha sido uma leitura que você apreciou. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Eu adoro poesia, mas a sua resenha não me convenceu a ler, acho que faltou falar mais sobre como os poemas são construídos, o que mais te tocou neles, não sei. Não daria uma chance agora, porque estou preferindo dar lugar às mulheres na minha estante, e confesso que poesia escrita por homens dificilmente me agrada. Quem sabe uma próxima vez :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa. Tudo bem?
    Eu adoro poesias, não conhecia o livro ainda e mesmo com a sua impressão tão positiva sobre a obra eu não consegui me atrair pela leitura. Não descarto a possibilidade, talvez algum dia eu possa ler e se isso acontecer eu espero gostar também.

    ResponderExcluir
  4. Olá, poesia não é a minha praia por não entender o que o autor quer dizer mesmo, mais esse livro não me chamou atenção eu passo essa dica

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não costumo ler poesias, ainda mais quando são densas e de difícil entendimento. Mesmo assim, adorei a resenha e tenho certeza que este diferencial é o que faz esta obra ser tão especial e espero dar uma chance um dia.

    ResponderExcluir
  6. Admito que comecei a ler poesia atualmente, por isso tenho lido essas de facil compreensão e com um conteúdo atual. Por isso logo que me deparei com a sinopse do livro já imaginei que se tratava de poesias com uma escrita mais densa e complexa, fazendo com que certos leitores tenham maior dificuldade de compreensão, e é exatamente isso que você mencionou na resenha. Porém ainda sim fiquei com vontade e interesse de dar uma chance a leitura, até porque sua escrita me pareceu tocar o leitor, e faz com que queremos devorar a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá, achei bem bonitos os trechinhos que você destacou, apesar de eu não curtir muito poemas que não conseguimos entender sobre o que são.

    ResponderExcluir
  8. Ola...
    Achei bem interessante a sua resenha. Não conhecia esse livro e para falar a verdade, não tenho muito gosto em ler poesias, por isso, esse livro nao me agradou muito, acredito que não seja do meu estilo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas gostando de poemas como gosto esse é um livro que adoraria ter na cabeceira. Nunca beijei um poeta, então essa seria uma ótima oportunidade, ainda que tenha encontrado um certa dificuldade para para compreender o que se lia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tenho certeza que para o público alvo este deve ser um livro muito amado e esperado. Infelizmente, não me encaixo nesse grupo, pois realmente não consigo gostar de poemas para isso. Mas fico feliz que conseguiu aproveitar a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá Larissa, eu não costumo ler livros de poemas, mas gostei de saber que o autor colocou traços únicos que deixa seus poemas diferentes dos demais *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Diferente de você, não curto ler poemas, então, não senti muita vontade de ler o livro, mas acho bacana que você tenha curtido e que o indique.
    Tenho uma amiga que vai amar esse livro, vou indicar para ela.
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Com seu blog venho anotando várias dicas de livros de poesias. Fora da minha zona de conforto, esse também entrará para a listinha <3 Adorei saber que elas são um pouco diferenciadas das que você já leu. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi livreiras, como estão?
    Eu não tenho lido muitos poemas ultimamente embora eu adore porque ando dando prioridade a outras leituras, já que tenho um armário lotado de livros que ainda não li, o que inclui publicações de tempos atrás.
    Mas adorei essa dica e com certeza quero dar uma chance!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Lari!
    Gratidão pela parceria!
    A poesia ou melhor, os versos do escritor Marlon Moraes é peculiar. Ele tem uma escrita erudita, dele.
    Não segue padrões literárias, não segue ritmos engessados da Literatura.
    Quando um autor tem essa coragem e ousadia precisamos aprecia-los e apaludir, é quase uma quebra de paradigama.

    Amei seu olhar curioso com o livro, amei sua análise como leitora.

    Gratidão infinita com sua parceria

    Bjocas na alma

    Patrícia Brito www.patriciabritto.com

    ResponderExcluir