14/01/2019

[Resenha] Passageiros da eternidade | Carlos Torres

Passageiros da eternidade

Autor(a): Carlos Torres
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 352
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Quando Andrew e Linda se conheceram em Vigo, uma paradisíaca cidade da Espanha, vizinha da mágica Santiago de Compostela, o mundo estava envolto na atmosfera de paz e liberdade preconizada pelo movimento hippie da década de 1970.

Vivendo a euforia do primeiro amor, os jovens acabam se envolvendo em um perigoso jogo de intrigas, que coloca à prova o sentimento que os une.

Neste romance, você descobrirá que o amor é capaz de transcender a realidade e que a vida vai muito além do que os olhos podem enxergar.

Resenha: Nosso protagonista, Andrew, tem em torno de dezesseis anos, mas para entender um pouco do seu temperamento orgulhoso e desconfiado falaremos primeiro de seu avô, um homem rude que só pensava em trabalho e tinha vários filhos que tratava como trabalhadores - a partir dos cinco anos as crianças já começavam a ajudar no trabalho e sustento da família. Assim cresceu Rico, pai de Andrew, um dos vários filhos que seu avô tivera. Rico também tornou-se um pai frio e ausente, mas Andrew não queria aquela vida para ele e decidiu lutar sozinho por seus sonhos.

Quando criança e adolescente, Andrew adorava pintar telas, mas lá pelos quinze/dezesseis anos, a família mudou-se da Irlanda para a Espanha e Andrew decidiu traçar seu próprio destino; arranjou um emprego como garçom em um restaurante na beira da praia e logo fez amizade com Juan, um músico que apresentava-se lá todas as sextas à noite. A banda tinha uma cantora, Linda, de apenas dezesseis anos, que fez com que o rapaz se apaixonasse, mas como ela é uma moça independente e até um pouco atirada, Andrew entrega-se ao amor, mas sempre com um pé atrás.

"Todas as pessoas diziam que Andrew e Linda formavam um casal imaturo, cheio de ilusões, no entanto, a opinião dos outros não importava para o casal."

O ano em que a história se passa é a década de 70, a comunidade hippie está no auge e Juan é um deles; pregam o amor livre e o uso da maconha como forma de liberdade e diversão. Andrew não concorda, mas anda com o grupo para ficar próximo de Linda.

Tem ainda uma mulher, que todos chamam de Madame T., que é uma espécie de médium ou vidente, que fala coisas estranha para Andrew que não fazem muito sentido; o rapaz não a destrata, mas tenta manter distância por achar a mulher louca e aproveitadora.

Como todo romance que parece ir bem, tem alguém invejoso que arma para o casal e, como Andrew não confia plenamente em sua namorada, cai como um patinho na cilada e o destino dos dois acaba percorrendo caminhos muito diferentes.

As coisas parecem dar certo para Linda, que sonha em ser uma artista famosa, mas para Andrew o destino parece não ter nada de bom reservado.

Após saber que sua amada formou uma família, Andrew viaja e isola-se em um ilha habitada. Lá ele conhece o senhor Morgan, que será muito importante para as futuras decisões do rapaz. O tempo vai passando e, quando as coisas parecem dar certo, de repente tudo desanda.

"É muito triste perder um grande amor. Porém, triste mesmo é perder a esperança de um dia encontrá-lo outra vez."

Tem também o mistério de um livro que Juan empresta para Andrew ler e, ao tocá-lo, o rapaz tem uma espécie de déjà vu - no final da história esse livro fará todo sentido.

Eu gosto muito da escrita do Carlos Torres, ele sempre traz uma mensagem linda, principalmente de luta pelos sonhos e perseverança, mas esse personagem me deu um pouco de raiva em algumas situações, pois mesmo tendo tudo o que queria ele acreditava em mentiras e, por mais de uma vez, pôs tudo a perder; claro que no final tudo se encaixou e fez sentido, mas tive vontade de dar uns puxões de orelha no Andrew várias vezes.

12 comentários:

  1. Adorei taaanto o blog de vocês!
    Especialmente por ser feito por mãe e filha!
    Bem bacana!
    Visitem o meu quando puderem e sigam, caso gostem!
    Seguirei igual!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Haha acho que é um livro que aproxima muito os personagens do público, parece ser muito envolvente essa história, ainda não li nada parecido.

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Nossa, a história parece ser linda, mas só pela sua resenha eu já sei que iria ter vontade de dar umas sacudidas no Andrew, para ver se ele acordava para a vida.

    Fiquei muito interessada pelo livro, ainda mais por se passar na década de 70 e trazer temas muito relevantes como a luta pelos sonhos e a perseverança.

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia a obra, mas parece ser uma história maravilhosa. Amo capas com pessoas e essa está incrível, sem comentar sobre o título que achei lindo.
    Esse último quote é bastante profundo, fiquei refletindo bastante.
    Adorei conhecer esse livro através da sua resenha, e vou anotar a dica e assim que tiver a oportunidade ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro. Achei o enredo inteligente, e sinceramente, eu sempre gosto quando alguém se impoe contra o casal. Acho que dá mais ação ao livro, sei lá, eu gosto.
    Dica anotada!


    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?!

    Adorei sua resenha, realmente muito bem feita, mas eu não curto muito esse tipo de leitura, romance nunca fez muito o meu estilo. Mas já dei a dica pras minhas amigas que curtem. <3

    ResponderExcluir
  7. Quem nunca quis dar uns puxoes de orelha nos personagens, ne? Te entendo demais ahaha pra ser sincera o livro nao me chamou muito a atenção, mas foi muito bacana conhecer um pouco mais sobre o enredo.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia o livro, mas gostei da premissa dele, assim como curioso. Gosto do mistério que permeia a trama e quero muito ler só para saber qual o desfecho e principalmente, qual mensagem que a história de Andrew nos trará.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá

    A maioria dos personagens são como nós: precisam aprender com seus próprios erros e por isso algumas vezes devemos deixá-los serem levados por sua ingenuidade, porque assim entendem que tudo deve ser analisado e questionado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas achei interessante a temática, principalmente por se tratar da época dos anos 70 e o movimento hippie. Que pena que o personagem te fez passar momentos de raiva, mas é assim haha Que bom que no final tudo se acertou. Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas tenho uma quedinha por livros de romance. Adorei a resenha, vou dar uma olhada nesse livro - quem sabe ele não entra na minha lista de leitura!

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    Eu adoro romances espíritas mas confesso que faz um tempo que não leio nenhum, porém estou com vários encalhados.
    Gostei muito da premissa desse.
    beijos

    ResponderExcluir