25/02/2019

[Resenha] Cuida bem de mim! | Patrícia Brito

Cuida bem de mim!

Autor(a): Patrícia Brito
Editora: Perse
Páginas: 146
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela autora para resenha


Sinopse: Cuida bem de mim! narra os altos e baixos vivenciados pelo jornalista Pedro Mota, morador de Salvador, pai da pequena Marina e que acaba de perder a mulher de sua vida, Gabriele, a Gabi. Dominado por uma crise profunda de luto, o protagonista sofrerá bastante e percorrerá um longo caminho para, no final, superar a perda e voltar a ser feliz. Portanto, esta é uma história de sofrimento mas também de alívio, de dor mas também de superação. Logo, uma leitura bastante aconselhável. E inadiável.

Resenha: Pedro é jornalista, marido de Gabriele e pai da pequena Marina; leva uma vida tranquila em Salvador, capital da Bahia, até que sua esposa é acometida por uma grave doença, então ele larga o trabalho tradicional e passa a fazer suas reportagens em casa e a trabalhar de freelancer para poder cuidar de Gabi. São dois longos anos e, então, Gabi acaba partindo para a espiritualidade, deixando uma filhinha de seis anos e um marido devastado emocionalmente.

Quatro anos passam-se e Pedro ainda vive em profundo luto, nunca mais voltou para o trabalho e seu comportamento já vem prejudicando até o rendimento escolar de Marina. O rapaz até namorou, passou os últimos dois anos ao lado de Liza, professora de Marina, mas até na primeira vez que ele saiu com Liza passou no cemitério para "conversar" com Gabi; chegou um dia em que Liza cansou-se e rompeu com Pedro. Esse momento, juntamente com a visita da mãe do rapaz, que passou uma temporada com o filho e a neta e colocou um pouco de juízo na cabeça dele, foi decisivo para que Pedro decidisse mudar

"Se você se entregar, você estará abandonando quem mais precisa do seu amor. Se você não reagir é como responder a sua filha 'eu não te amo'."

A mãe de Pedro convenceu-o a procurar ajuda, fazendo parte de um grupo anônimo de apoio e a sair de casa para espairecer. Pedro também decidiu que procuraria emprego e o primeiro lugar a procurar foi em seu antigo trabalho; o ex chefe não tinha nada no momento, mas prometeu ajudar. Pedro também procurou a turma do futebol e em pouco tempo já era visível sua melhora. A ex sogra, dona Lygia, também foi muito importante nesse processo de retomada à vida, cuidava de Marina sempre que fosse preciso, deu apoio incondicional e até uns "puxões de orelha" em Pedro.

"... dona Lygia reforça que perdeu uma filha, eu lembro que perdi meu amor, mas Marina perdeu a mãe. Uma criança crescer sem a mãe é cruel."

A estória de Pedro é igual a de tantas pessoas que se anulam após o luto e, quando se dão conta, já estão sem trabalho, sem amigos, sem vida, mas o mais difícil numa situação assim é perceber que quem está perto sofre tanto ou mais que ela. Marina era uma garota madura para idade e sofria com a dor do pai, Pedro demorou a dar-se conta de que ele perdeu a esposa, o amor de sua vida, mas Marina perdeu a mãe, e enquanto ele estava refém de sua própria dor, esquecia que Marina estava sofrendo em dobro.

A estória foi linda, emocionante, cativante e cheia de lindas citações - com as quais eu gastei um bloquinho de post-its destacando. Patrícia mais uma vez arrancou-me lágrimas, sorrisos e suspiros e mostrou sua sensibilidade ao dar vida a personagens que nos parecem tão reais que temos vontade de tirar do livro para abraçar e cuidar. "Cuida bem de mim!" deixou meu coração quentinho e um enorme gostinho de quero mais.

8 comentários:

  1. Esse tipo de leitura é realmente muito necessária, livros que abordem o luto e mostrem como a pessoa superou aquilo é sempre muito bom, o unico que eu tenho como referencia é aquele da Cyntia Hand sabe?
    Adorei a resenha, tô com vontade de ler agora!!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas amei o título, pois tem uma canção assim que mora no meu coração e depois tem a premissa, que sempre me comove e emociona por tratar de um assunto tão difícil para todos os que são obrigados a enfrentar esse momento. Adoro livros que deixam o coração quentinho, então é uma sugestão que anoto com prazer, quero ler!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia a história, mas fiquei bem tocada aqui. Sou uma pessoa bem sensível com relação a morte de pessoas próximas a mim, e com certeza esse livro mexeria comigo, até porque não lembro de ter lido algo parecido! Dica mais que anotada e espero sentir esse turbilhões de sentimentos, e me emocionar. Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro livros que nos despertam diversas emoções assim, ainda mas se nos fazem refletir também, como este parece nos fazer. E por ser uma história tão perto do real deve emocionar mais ainda. Já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A Patrícia é uma fofa, eu já tive o prazer de conhecê-la pessoalmente no lançamento da antologia de blogueiros. Eu não li esse livro (ainda), mas gostei bastante de ver a sua opinião. Com certeza é uma leitura que também vai me emocionar e já vou separar os post-its para quando for ler hahaha

    ResponderExcluir
  6. o luto é realmente complicado, pra quem estar dentro e sentindo ele e pra quem estar apenas vendo de fora, é um processo lento..
    fiquei curiosa com a obra, pre ver como a autora foi produzindo essa melhoria em pedro.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Adorei a resenha e sua opinião sobre a obra, acredito ter sido uma leitura emocionante e ceia de lições, e eu particularmente adoro obras assim, fiquei bem curiosa com a leitura, espero ter a oportunidade de ler em breve!, Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá...

    Meu Deus, que livro mais lindo e emocionante. Não tenho a menor dúvida do poder dessa história e da mensagem que ela nos traz pelo que disse
    Porém, estou passando por um momento muito difícil na minha vida e infelizmente não posso ler essa obra no momento.

    Beijos

    ResponderExcluir