11/02/2019

[Resenha] A última estrela (a 5ª onda #3) | Rick Yancey

A última estrela

Autor(a): Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 264
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade?

Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou no campo de batalha que é o coração humano.

Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos... ou salvar o que nos torna humanos.

Resenha: Enfim chegamos ao final dessa trilogia que foi ficando melhor a cada volume (leiam as resenhas dos livros anteriores: "A 5ª onda" e "O mar infinito").

Vamos recapitular rapidamente a estória dos livros anteriores: os alienígenas queriam a Terra, mas, para isso, pretendiam exterminar os humanos, pois os próprios estavam acabando com ela, então eles vieram para cá e infiltraram-se dentro de alguns de nós, chegando a um ponto em que já não se sabia quem era humano e quem era alienígena. Desde o primeiro livro, que consistia em Cassie, a protagonista, procurando o irmão, Sam, muitas "baixas" foram ocorrendo, então nesse terceiro livro bem poucos personagens restaram.

Cassie, Ben Parish, Especialista, Sam, Evan Walker (um dos "Outros" que deu errado, pois apaixonou-se por Cassie) e mais alguns personagens resolveram que já bastava de tantas mortes, até porque o dia do "juízo final" aproximava-se, então eles decidiram que iriam matar Vosch, o chefão dos ETs, e salvar a vida dos poucos que ainda restavam.

"Você vai destruir toda sua civilização e para quê? Por uma garota."

No segundo livro, Especialista foi em busca de um local seguro, mas foi capturada e passou por procedimentos que a deixaram extremamente resistente a dor, e isso ajudou muito na missão do grupo. Muitas vezes fiquei na dúvida de que lado ela estava, se os procedimentos tinham tirado o lado humano dela, mas isso vocês só vão saber lendo, haha.

Evan Walker entrega-se aos "Outros" na intenção de salvar Cassie e os companheiros ou, pelo menos, dar mais um tempo para eles, mas a garota surta e decide ir atrás dele; Especialista vai junto para ajudá-la.

Esse livro é muito intenso, até porque tem muita coisa para ser resolvida. Chega um momento em que já não sabemos mais quem é o mocinho ou o vilão, a tecnologia que os alienígenas têm é capaz de mudar até as lembranças das pessoas, e isso nos confunde muitas vezes.

Sam, apesar de ter apenas seis anos, amadurece muito e sabe, inclusive, fabricar bombas; Ben Parish mantém o seu lado de bom moço; Especialista é sempre uma incógnita, nunca sabemos o que realmente ela está pensando ou sentindo; Cassie continua sempre agindo por amor, primeiro por Sam, e agora por Evan.

"Porque o amor é a arma mais perigosa do mundo. É mais instável do que urânio."

O final, em parte foi o esperado por mim, em parte deixou-me triste, mas acho que ele foi perfeito. Eu tive algumas dificuldades com esta leitura porque dei um intervalo muito grande entre a leitura dos dois primeiros livros e a leitura desse terceiro e último, tinha detalhes que eu não lembrava e precisava buscar eles na memória, que já não é muito boa, mas foi uma leitura incrível e deixou um gostinho de quero mais.

16 comentários:

  1. Olá!
    Eu não li os livros e também não assisti ao filme, tanto que agora que soube sobre o que realmente é a história. Achei legal a ideia de ficar na dúvida sobre quem é humano ou não. É já fiquei curiosa com esse final mais melancólico.
    Bjim
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Após assistir ao filme que baseado nessa série, eu quis muito ler a série. Principalmente porque fiquei curiosa para saber como a história iria se suceder, e qual desfecho os personagens teriam. Pelo visto a cada livro a trama fica mais envolvente, e cheia de aventuras. Ainda bem que apesar do final ter sido previsível ainda assim, foi perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei essa trilogia.
    Está certo que senti vontade de jogar o último volume na paredes algumas vezes. Mas gostei como a história foi finalizada, depois de refletir muito a respeito. <3
    Deu até vontade de reler

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li a trilogia, apesar de já saber do que se trata, mas tenho muito interesse. Quase vi o filme essa semana, pois vi que saiu na Netflix, mas depois dessa resenha acho que vou ler os livros primeiro!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Poxa, eu não tive oportunidade de ler o livro ainda, mas eu vi que o filme tem na netflix né!? Acho que vou assistir ele assim que tiver um tempinho.. Valeu pela dica!!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa trilogia e fiquei tão triste com o final, mas no geral é uma ótima leitura e vou sentir saudades dos personagens. Esses dias eu assisti ao filme e gostei muito, é um pouco corrido, mas também é bom.

    ResponderExcluir
  7. Vi algumas coisas sobre essa trilogia e para um fechamento achei interessante ele vir com tanta intensidade, normalmente isso fica para o segundo volume. A 5° onda é o do filme que está na Netflix? Fiquei curiosa agora, pois dizem ser muito bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa, tudo bem? Eu fiquei apaixonada pela sua resenha desse livro, percebi que a história ganhou mais intensidade e desenvolvimento nesse último volume.

    Como eu assisti ao filme "A 5º Onda" e não gostei da maneira como ele foi produzido e, principalmente dos protagonistas, fiquei desinteressada em realizar a leitura dos livro mesmo, sabendo do potencial da história.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  9. Tinha muita vontade de conhecer essa trilogia, mas hoje em dia isso passou. Quem sabe um dia eu dê uma chance...
    Fico feliz que você tenha gostado do desfecho e que a trilogia melhorou ao longo dos volumes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Acho que você fez certo em dar uma pausa na leitura, ler a trilogia toda de uma vez te privaria de alguns sentimentos, com certeza haha mas dá uma peninha abandonar histórias tão boas assim, você tem razão. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Não cheguei a ler essa trilogia, há uns três anos eu até tava a fim, mas acabei não comprando. Não tenho interesse, mas gostei de saber sua opinião, aliás nem sabia que era uma trilogia! Obrigada pela dica, mas não é pra mim hehe.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acredita que ainda não consegui concluir a leitura de a 5ª Onda, comecei mas nunca conclui, apesar de ter gostado muito do pouco que li, mas são tantos livros de parceria que nem sempre sobre tempo para ler outros.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li essa trilogia, mas confesso que perdi um pouco o interesse. Não que eu descarte dar uma chance para esses livros algum dia, mas não ando no clima para esse tipo de leitura. De qualquer forma, fico feliz que você tenha considerado o desfecho perfeito e que você tenha gostado tanto da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Estou nesta situação de ter dado um intervalo grande na leitura... Li os dois primeiros livros faz bastante tempo, por isso vou reler antes de ler esse, porque com certeza eu falharia em buscar as coisas na memória... Rs... Espero curtir o desfecho, já vou me preparar pra parte da tristeza.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Ah já quero conhecer a trilogia! Sempre fiquei com vontade de lê-lo, mas acabava deixando de lado. Sua resenha foi um incentivo para que eu dê o pontapé inicial. Adorei e ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. olá.. o chato de ler séries sem pegar os livros seguidamente é que a gente acaba 'desconectando' um pouco do enredo, e pra pegar o pique novamente, é fogo...

    eu não tive interesse em começar a série, apesar de ter visto o filme do primeiro livro, e até que achei bacaninha, mas não é algo que eu pare pra fazer a leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir