08/03/2019

[Resenha] Uma coisa absolutamente fantástica | Hank Green

Uma coisa absolutamente fantástica

Autor(a): Hank Green
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Enquanto volta para casa depois de trabalhar até de madrugada, a jovem April May esbarra numa escultura gigante. Impressionada com sua aparência - uma espécie de robô de três metros de altura -, April chama seu amigo Andy para gravar um vídeo sobre a aparição e postar no YouTube.

No dia seguinte, a garota acorda e descobre que há esculturas idênticas em dezenas de cidades pelo mundo, sem que ninguém saiba como foram parar lá. Por ter sido o primeiro registro, o vídeo de April viraliza e ela se vê sob os holofotes da mídia mundial.

Agora, ela terá de lidar com os impactos da fama em seus relacionamentos, em sua segurança, e em sua própria identidade. Tudo isso enquanto tenta descobrir o que são esses robôs - e o que querem de nós.

Divertido e envolvente, o livro de estreia de Hank Green trata de temas muito relevantes nos dias atuais: como lidamos com o medo do desconhecido e, principalmente, como as redes sociais estão mudando conceitos como fama, retórica e radicalização.

Resenha: O que você faria se ficasse famoso(a) da noite para o dia - literalmente? Pois foi isso o que aconteceu com April May, a protagonista de "Uma coisa absolutamente fantástica".

April divide um apartamento com sua - não completamente assumida - namorada, Maya, e tem um emprego bem meia boca, que mal paga suas contas. Em uma noite, quando está voltando para casa após o trabalho, April dá de cara com uma "escultura" gigante, parecida com um robô, de quase três metros de altura. A primeira coisa que ela faz é chamar seu amigo, Andy, e pedir para que ele traga sua câmera.

"Estava ali, cheio de energia e poder. Parecia capaz de virar a qualquer momento e direcionar seu olhar vazio e majestoso para mim. Mas, em vez disso, se manteve imóvel e em silêncio, quase desdenhoso, como se o mundo não fosse digno de sua atenção. À luz da rua, o metal era uma colcha de retalhos de preto como a noite fosco e prata reluzente como espelho. Claramente era metal... e não papelão pintado com spray. Era incrivelmente bem-feito."

Quando Andy chega no local, também fica impressionado com aquele robô gigante - e não é para menos! -, então prepara sua câmera e grava April com o desconhecido.

Ao acordar pela manhã, April vê sua vida mudar completamente... Em diversos países apareceram outros Carls - nome que ela e Andy deram ao robô e que pegou - e em nenhum lugar sabe-se o que é e o que significa tudo isso. Como o vídeo de April e Andy foi o primeiro a ser gravado, ele viralizou, e a dupla não ganha dinheiro somente com as visualizações do vídeo na internet, pois emissoras de televisão utilizaram o vídeo deles sem permissão, o que permite que eles ganhem uma boa grana com isso também.

April e Andy logo começam a ser chamados para irem em noticiários e programas da televisão, algo que April não curte muito logo de primeira - ela nem assiste televisão -, mas resolve dar uma chance.

"Havia dez mil momentos em um único dia em que eu queria jogar tudo pro alto e me esconder."

Além de todo o mistério do surgimento dos robôs ao redor do mundo, April descobre algo curioso na Wikipédia; bem no fundo das gravações dos lugares onde os Carls surgiram toca uma música bastante conhecida, que April pesquisa na Wikipédia para tentar saber mais, porém acaba descobrindo algo inusitado: no texto informativo sobre a música tem um erro de digitação e, ao tentar corrigir esse erro, outros surgem e, no final, ficam faltando as letras I, A, M e U. Como qualquer pessoa faria, April tenta desvendar esse mistério, ao mesmo tempo em que o mundo inteiro tenta descobrir de onde vieram e o que são os Carls. Depois disso surgem ainda mais mistérios, o que prende a gente na leitura, pois queremos saber do que se trata.

O livro lida com muitas coisas em uma estória só, como política, redes sociais e mídia, mas fala principalmente sobre o comportamento das pessoas e como ele é alterado com a fama e o uso da internet, além de ter bastante humor incluído também.

"Pessoas do mundo todo que eu nem conhecia e nunca conheceria me odiavam. Odiavam. O que elas achavam de mim estava completamente fora do meu controle."

Eu particularmente não gostei muito do final do livro, pois fiquei com várias perguntas, mas acredito que isso vá da interpretação de cada um. No mais, é uma estória bem diferente de tudo que já vi por aí e que faz várias criticas, então quem tiver interesse dê uma chance.

6 comentários:

  1. Pelo visto tem um enredo bem interessante, ainda mais por ser tratar de coisas do nosso cotidiano e tão integrados a nossa vida.
    Bj, Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Eu deixei a leitura pela metade porque achei tudo muito confuso e sem nexo em algumas colocações. Pretendo finalizar, porém não agora.

    O autor tem talento, mas precisa aprender a selecionar o que melhor se encaixa no contexto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, que bom poder relembrar um pouquinho da história do livro pela sua resenha, li ele no final do ano passado e gostei muito dos temas abordados e da história. Como você bem disse, o final varia muito da interpretação de cada um, eu estava com medo de não curtir mas achei razoável.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não vejo muitos comentários sobre esse livro, mas confesso que essa capa me deixa curiosa. Li poucas resenhas sobre ele, e gostei de conhecer sua opinião.
    Algumas livros me deixam também com várias perguntas sobre o final, as vezes gosto disso e outras nem tanto. Te entendo. Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lari. Uma pena que você tenha se sentido assim no final, eu gostei muito da leitura e o final também me deixou com muitas dúvidas, mas acredito que tenha um segundo volume e que essas dúvidas ganhem uma resposta. Assim espero, porque se não tiver segundo volume vou ficar muito chateada.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Esse livro parece ser uma viagem e ao mesmo tempo em que ele é extremamente atual, ele é muito fantasioso aparentemente. Gostaria muito de ler esse obra apesar da suas considerações, que alias, amei a sua sinceridade

    Beijos

    ResponderExcluir