13/05/2019

[Resenha] Ao meu redor | Elysanna Louzada

Ao meu redor

Autor(a): Elysanna Louzada
Editora: Astral Cultural
Páginas: 224
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: São Paulo, 1923.

Depois de passar anos escondida na Europa, Maria Antônia regressa ao Brasil para atender ao pedido desesperado de sua melhor amiga, Sophia. Ao chegar a São Paulo, os fantasma do passado a fazem reviver os anos em que ela e Sophia foram mantidas em cativeiro.

As marcas e as cicatrizes do passado que ela esconde por trás dos vestidos e saias longas estão mais vivas do que nunca. Dessa vez, porém, ela terá que encarar um contexto totalmente diferente: uma paixão inesperada e, ao mesmo tempo, o reencontro com o seu carrasco.

Resenha: Em "Ao meu redor" vamos conhecer Maria Antônia, hoje com vinte e sete anos, mas que aos quinze teve sua vida quase destruída por um homem que a enganou.

Maria Antônia morava em uma fazenda e ajudava a tia que era empregada, isso no ano de 1911. Um dia, Álvaro, um negociante, foi até a fazenda fazer negócios com o proprietário e conheceu a moça, ficou encantado e a seduziu com a promessa de uma vida boa na cidade grande. Maria Antônia foi com ele e já nos primeiros dias ele mostrou suas garras; além de violentá-la, ele a colocou para trabalhar em um bordel, mas não era para deitar-se com outros homens, pois era exclusividade dele, era para servir de armadilha, pois sendo de menor, quando os homens eram flagrados com ela, eram chantageados por Álvaro para que trabalhassem para ele em trabalhos ilícitos.

Após dois anos de tortura - psicológica e física, principalmente -, Maria Antônia e sua colega, Sophia, conseguem fugir, mas ocorre um incidente que deixa vítimas, incluindo o próprio carrasco. Maria Antônia retoma sua vida em Paris e Sophia fica por São Paulo mesmo.

Após dez anos da fuga, a jovem mulher recebe uma carta de sua amiga dizendo que está morrendo e que precisa que a amiga assuma a guarda de sua filha de dez anos quando ela morrer. Maria Antônia não vê outra alternativa a não ser voltar ao lugar em que sofreu tanto.

Na viagem de navio, indo para o Brasil, Maria Antônia conhece Miguel, que faz reacender a chama do amor que ela acreditava já estar apagada de vez em seu peito.

"Miguel parecia ter encontrado uma chave e com ela aberto minha alma para o amor."

Porém os desafios que esperam Maria Antônia nesse retorno ao Brasil não estavam nos planos da moça, assim como iniciar um relacionamento que ela tem certeza de que na base da mentira não dará certo e, se ela contar a verdade, poderá ser o fim de sua última esperança de ser feliz, mas o pior de tudo será quando seus fantasmas do passados começarem a ressurgir em seu caminho. Muitos segredos do passado e do presente virão à tona e o amor do casal terá que ser muito forte para superar essas revelações.

"Ao meu redor" foi minha segunda experiência com romance de época e devo dizer que gostei bastante. Aqui eu encontrei uma personagem forte, corajosa, decidida, que lutou pelo que acreditava, enfrentou seus medos e traumas e em nenhum momento ficou fazendo-se de vítima da situação, mesmo com tudo o que ela passou. Também encontrei Miguel que, pela época, deveria ser machista e autoritário, mas se mostrou compreensivo e amável, bem à frente de seu tempo - faço essa observação porque normalmente nas resenhas dos livros desse gênero leio a frase "A mocinha tinha um comportamento bem à frente de seu tempo", e normalmente os homens são sempre os mesmos, com o mesmo temperamento, mas nesse livro Miguel conquistou-me, bem como Maria Antônia, a qual lembrarei sempre com carinho da estória de vida e superação.

9 comentários:

  1. Olá! Em primeiro lugar gostaria de dizer que fiquei encantada com a equipe do blog, que é literalmente uma família!
    Não havia ouvido falar nesse livro até então, mas fiquei muito interessada pela história. Estou tentando ler mais romances de época, e esse parece ser o livro perfeito para eu começar. Amei a resenha!

    Estante Bibliográfica > blog novo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Depois de ler essa resenha, não sei porque a Maria Antonia voltou pro Brasil rs. Gostei da resenha e da premissa da história, fiquei com vontade de saber como essa história termina.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Gostei bastante da resenha do livro, não o conhecia, inclusive tem um tempo que queria comentar aqui, as obras que o blog indica são sempre novidade para mim, muito bem vindas por sinal! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu vi a capa desse livro em algum lugar, mas me lembro de ficar encantada com o olhar da moça da capa.
    Adorei a resenha, fiquei curiosa pra descobrir os pormenores da trama, parece instigante!
    Adorei esse post também!

    ResponderExcluir
  5. Oiiii

    Eu acho a capa desse livro super bonita e assim como vc tb li pouco romance de época na vida, pretendo ler mais do gênero porque ja vi que tem muita coisa boa pra descobrir como esse livro por exemplo. Vou anotar pra ler quando puder.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que tenso tudo isso pelo que a protagonista passou! Gosto de romances de época e achei muito interessante esse ter personagens brasileiros. Já quero ler esse livro!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Suspeita para falar de romances de época, lógico que seria diva anotada. Acho que não cheguei a ler muitos com cargas dramáticas tão altas, mas será uma experiência diferença. Adorei a sua resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Não conhecia o enredo e achei ele muito diferente do comum desse gênero, principalmente pela protagonista ter passado por tantas coisas assim. Essa com certeza é uma obra que farei questão de ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Que bom que está apreciando o gênero e até o momento não se decepcionou, li poucos livro de época, mas alguns curti bastante.

    ResponderExcluir