07/06/2019

[Resenha] Como você sabe disso? | Sérgio Henrique Fraga

Como você sabe disso?

Autor(a): Sérgio Henrique Fraga
Editora: Autografia
Páginas: 240
Resenha por: Viviane
Avaliação: 3/5
Compre: Amazon / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Anton tem como inspiração os ensinamentos do seu tio Franz, que o criou. Durante uma viagem para Edimburgo conhece Francesca, uma violoncelista que conquista seu coração, mas logo seus caminhos se separam. Continuando sua trajetória, Anton faz amizades com um pintor, um físico e um enxadrista, que mudarão sua história. Em batalha com sua consciência, Anton ainda descobre uma parte desconhecida da família e um grande tesouro. Seu desafio será harmonizar tudo isso com seus ambiciosos objetivos.

Resenha: Anton é um rapaz de Viena - eu não soube precisar a idade dele e nem a época em que a estória é contada, mas creio que seja antiga, pois a locomoção era através de navios e trens - que sonhava em ser escritor, mas ainda não sabia exatamente o que queria escrever. Fora criado por um tio, um homem muito culto e sabedor de história, inclusive as dos antepassados de Anton.

Já adulto e formado, Anton, ainda sem decidir o que faria da vida, conhece John, um artista da pintura em tela, mas que está ganhado a vida pintando fachadas comerciais; então eles unem-se, Anton escreve as frases para impactar e alavancar as vendas e John as pinta. Logo Anton tem a ideia de descrever de forma poética as obras de John e ajudá-lo a vendê-las.

"Quando você estiver pronto, pessoas e livros surgirão na sua vida e você será a evolução deles e para eles."

Porém Anton ainda não se descobriu, e segue sua jornada; perde o navio ao ajudar uma pessoa e precisa pegar outro, desviando-se de seu planejamento inicial. Nesse novo navio, no qual a viagem durará um mês, Anton conhece Frida, uma musicista, e apaixona-se por ela; os dois vivem dias de muito amor, mas seus destinos separam-se no porto, com a promessa de um dia reencontrarem-se.

"Havia uma conexão diferente, não só dois corpos se flertando, mas duas almas que pareciam que há muito se conheciam e permitiam chegar mais perto um do outro."

Em uma outra cidade nosso protagonista conhece Adler, um estudante de Física que sonha em escrever um livro sobre Física Quântica, mas não consegue concatenar as ideias e as pôr no papel; Anton ajuda o rapaz e conhece mais gente. Encontra ainda um artefato antigo com o brasão de sua família e tem a ideia de contar a história dela, então suas próximas viagens passam a ser com este objetivo: pesquisar a história e conhecer parentes.

Anton ainda conhecerá outras pessoas que acredita ser o destino a colocá-las em sua vida e seguirá por caminhos que jamais imaginou trilhar.

O livro tem uma escrita bem formal, os personagens são todos muito cultos e inteligentes, a narrativa prende a atenção na forma como as coisas vão acontecendo e deixa-nos curiosos para saber se Anton reencontrará seu grande amor. Em diversos trechos o autor devaneia sobre alguns assuntos, o que só tornou o livro um pouco mais longo. Os acontecimentos do final do livro decepcionaram-me um pouco, achei tudo muito surreal e fantasioso para uma estória que vinha sendo tão bem elaborada até ali.

Os erros de escrita foram muitos, acredito que o livro não tenha passado por uma revisão, uma pena, porque o autor escreve muito bem, os diálogos são inteligentes e as frases que Anton anotava em seus caderninhos são daquele tipo que a gente destaca e leva para a vida toda. Anton gostava de presentear seus amigos com poemas, então no decorrer do livro encontramos textos belíssimos e de muita profundidade e sentimento.

Apesar da nota que dei, eu gostei muito do livro, só achei que o final podia ter sido mais elaborado, no mesmo nível da estória até ali, e os erros foram muitos.

7 comentários:

  1. Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos.
    Abraços Alagoas da sorte

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Um charme de histórias que se passam em épocas "antigas", pra mim, é como a escrita culta se encaixa com perfeição se a pessoa souber utilizá-la, né? Eu tive a impressao de que foi assim nesse livro e que mesmo com esses pontos negativos, deu pra notar que gostou da leitura, o que é ótimo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Erros ortográficos me incomodam bastante também. Não que isso estrague a história, mas faz com que a gente fique focado em achar mais erros e não na trama rs. Gostei da sinopse e da sua resenha, mesmo com as ressalvas acredito que daria uma chance pra leitura sim.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Uma pena o livro ter muitos erros, na medida do possível sempre tento relevar, mas se tive um número muito elevado acho que me incomodaria. Gosto de histórias que envolve artistas, costumam ser interessantes.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas o enredo não despertou muito minha curiosidade. Não é muito meu estilo de leitura. Mas gostei de conhecer sua opinião sobre a obra. Uma pena que tenha tantos erros de português e que o final tenha te decepcionado, pois parece que a história estava sendo desenvolvida de uma maneira interessante.
    De qualquer forma, adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Uma narrativa diferente, apesar não ser um tipo de livro que eu me interesse para ler, fiquei curiosa.Gosto de história inteligentes. Uma pena que o trabalho de preparação não tenha sido tão bom.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é fantástico, comprei essa semana e estou amando ler!

    Que artigo excelente, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Paraíba de Prêmios

    ResponderExcluir