17/06/2019

[Resenha] Km 63 | Mara Rúbia

Km 63

Autor(a): Mara Rúbia
Editora: Autografia
Páginas: 92
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Editora / Travessa

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Um diálogo corajoso e solitário, entre autor e leitor. Seis personagens que transitam em dois tempos históricos diferentes e desabafam seus mais íntimos sentimentos, expondo questões que envolvem temas polêmicos, como aborto, política, educação. Um livro escrito por alguém que sente a vida. Que é de dor, mas que também faz sorrir, pois é também a mais pura poesia. Transita muito bem pelas trilhas do tempo, entre dramas e medos humanos, e ao final dá a autora e ao leitor uma espécie de acalanto, um suspiro, uma redenção.

Resenha: Esse é um livro que fala sobre diversos temas sociais, principalmente política, em outras épocas que não a nossa.

Narrado em seis pontos de vistas diferentes, sendo um deles de um homem, em dois momentos diferentes da história, "Km 63" vai mostrar-nos como o ambiente e a época nos quais vivemos interferem em nossas opiniões e pensamentos.

"O Brasil é um país marcado por muitos golpes políticos, um país no qual foi sempre muito difícil levar à prática as teorias tão aparentemente bem articuladas por pensadores e cientistas cheios de boas intenções."

No primeiro capítulo, "Eu", vamos conhecer a voz de uma universitária, que está narrando seu ponto de vista durante o declínio do sistema socialista após a queda Muro de Berlim e as eleições que envolveram Lula e Freire, sendo que neste nossa protagonista iria votar. Essa voz nos fala, ainda, sobre questões que eram tabus na época, como aborto e racismo.

"Outra voz" é narrado pela moça do aborto do capítulo anterior. Aqui ela conta como, já com uma filha, acabou engravidando novamente, dessa vez sem planejamento, e tentou abortar, porém diversas complicações aconteceram e o que era para ser algo fácil, acabou tornando-se complexo pela falta de informações.

A "Terceira voz" é de uma moça que, diferentemente das anteriores, tem uma mente bem mais aberta para conversar sobre tudo e fazer o que quiser. Essa narradora é independente, corre atrás do que quer e tem a liberdade de ser quem ela quer. Além disso, ela orgulha-se bastante do seu passado e presente, da sua avó que passou por várias dificuldades, da sua mãe que é faxineira, mãe solteira e nordestina, e principalmente por conseguir cursar uma faculdade mesmo com todas essas coisas que para muitos são "empecilhos".

"Vou aonde quero, visto o que quero, respeito o ser humano acima de qualquer coisa e viro bicho para defender a minha mãe, que, a contragosto, respeita o meu jeito de ser, a contragosto por causa dos outros porque, por ela mesma, sei que me admira, admira a minha coragem de brigar pela vida, de andar de cabeça erguida, de estar na faculdade."

"Eu falo" é narrado por uma professora de história da faculdade, e aqui ela fala sobre a Guerra da Bósnia, o sensacionalismo da mídia e a maldade do homem.

Já o capítulo intitulado "Preciso de outra voz" é narrado por um homem, e aqui ele vai falar sobre as eleições da época também, mas principalmente sobre as dificuldades que enfrenta por ser homem, por carregar o peso de ter que ser e mostrar que é homem.

"O tempo passa e não sei se alguma mulher acredita quando a gente diz que o maior medo de um homem é de não ser homem. Isso não é preconceito com os amigos veados, não, é medo mesmo. Fora os outros medos que vão fazendo aumentar o medo de ser veado, o medo de não conseguir realmente um bom trabalho, de não realizar o sonho da faculdade..."

Assim, ao longo do livro vamos acompanhando diferentes opiniões sobre diversos temas, ao mesmo tempo em que somos inseridos no contexto histórico da época. É um livro que fala bastante sobre história, política, temas tabus, etc. A leitura é rápida e fácil, ótima para quem quer passar o tempo e, ainda assim, aprender um pouco mais sobre o passado.

9 comentários:

  1. Olá,

    Curti bastante a proposta do livro, são temas super validos, ainda mais no tempo que estamos vivendo, show.

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conferir sua opinião sobre essa obra da qual eu não conhecia. Mas confesso que não foi um livro que chamou minha atenção para a leitura então deixarei passar. Mas obrigada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura muito incrível. Nunca tinha ouvido falar desse livro e agora já quero colocar nos desejados. Adorei sua resenha, me deixou muito curiosa para conferir a obra.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Parece ser uma leitura interessante, com tantos narradores diferentes. Não conhecia o livro, at{e gostei, embora não seja uma leitura que me anima no momento, quem sabe futuramente.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, bem explicadinha, e que se for um tema sobre o que a pessoa gosta, certamente atrai a leitura.
    Maasss, pra mim não rola. Não gosto do tema, embora seja casada com um cientista político. hhahhahaa
    Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  6. OLá!! :)

    EU confesso que nao conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura. Fiquei curioso com a mensagem...

    A verdade e que realmente o contexto, particularmente o social e o temporal, afetam grandemente todas as nossas açoes e pensamentos.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Que título mais diferente. Achei bem interessante os temas e as reflexões que o autor traz. Gosto muito dessa transição entre passado e presente em alguns livros. Achei bem legal sua opinião sobre o livro. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?

    Gostei do título do livro e como o autor decidiu abordar a história, acredito que se bem feito a transição do passado-presente é um ótimo caminho.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de ler livros que retratam outras épocas e achei a proposta desse interessante, eu já tinha visto o livro por aí, mas não sabia do que se tratava, gostei de ver a sua resenha e fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir