24/06/2019

[Resenha] Nasce uma esperança | Caetano Carlos Consolo

Nasce uma esperança

Autor(a): Caetano Carlos Consolo
Editora: Scortecci
Páginas: 120
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: AmazonEditora

*Livro cedido pelo autor para resenha


Sinopse: Todos os dias ao sair de casa você carrega consigo uma mochila, ela poderá pesar mais do que o peso que você consegue carregar. Porém a escolha é sua. Você pode carregá-la de sonhos ou de pesadelos.

As placas poderão indicar: obstáculo adiante / ultrapasse com cuidado / diminua a velocidade / ou siga em frente... para a realização dos seus sonhos faltam 8 anos. Ou: via alternativa... seja mais esperto e siga pelos atalhos ganhando tempo e dinheiro; economize combustível e em vez de 8 caminhe apenas 4 anos.

A escolha é sua, não permita que o medo roube suas esperanças. Não esqueça nunca de pegar carona com a solidariedade, com o caráter, com o amor ao próximo, com o respeito, com a cooperação e com a humildade, e eles com certeza te conduzirão por caminhos seguros.

Nasce uma esperança é muito mais do que uma simples história da trajetória de vida de um adolescente. É um exemplo de amparo das mãos do Criador quando tudo falha.

Resenha: "Nasce uma esperança" é uma obra que trata de uma história real, a história do próprio autor.

Caetano narra sua vida desde sua infância, que não foi nada fácil. Nascido em uma família humilde, o garoto conheceu desde cedo a crueldade e o gosto amargo da vida.

"Sonhar é preciso, é bom, alimenta e renova as esperanças. Tiraram de mim um pedaço do meu coração, mas não conseguiram arruinar a minha mente; e essa, por sua vez, renovou cada veia que transportava as minhas emoções."

A família do rapaz vivia na pobreza extrema - e não estou brincando ao dizer isso. Eles comiam chuchu (plantado no pátio deles mesmo) com sal quase todos os dias; às vezes Caetano e os amigos saiam na rua pedindo pão para os vizinhos, sem que os pais deles soubessem.

Caetano conta-nos durante o livro diversas histórias da sua infância e adolescência, que muitas vezes fazem-nos questionar: "O quê a família dele fez para merecer tanto sofrimento?". Algumas partes são bem duras de serem lidas.

Tendo perdido seus pais quando era ainda um adolescente, somado às dificuldades que sempre estiveram presentes em sua vida, Caetano tinha motivos suficientes para perder desistir de tudo, porém sua fé e esperança mantiveram-se sempre inabaláveis.

"Quantas decepções nós seres humanos somos capazes de aguentar ao longo de nossas vidas sem perder a esperança?"

Nosso protagonista não conseguiu completar os estudos na adolescência, por conta das dificuldades pelas quais passou, mas vocês acham que isso foi empecilho para ele e que ele ficou o resto da vida lamentando-se por isso? Não mesmo! Já adulto, Caetano foi atrás do tempo perdido e completou o ensino fundamental e pouco depois o médio.

Essa leitura trouxe-me diversas lições, mostrou-me que devemos ter sempre fé e esperança, pois mesmo quando tudo parece estar perdido e não ter solução, lá no fim do túnel pode existir uma luz e tudo pode vir a melhorar. Indico demais a leitura, principalmente para quem precisa de um incentivo para continuar.

"Deus sabe das coisas e, por mais que possa parecer que você está à deriva, Ele está no comando."

9 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Gosto de livros sobre superações, então leria facilmente, apesar de o meu momento não pedir esse tipo de história. Vou procurar, com certeza, gosto de realidades diferentes da minha, até porque isso me ajuda a compor a minha própria vida. Adorei a dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Triste é que por mais que a gente saiba que se trata de uma ficção, a mesma retrata a realidade de muitos. Eu não conhecia esse livro e já fiquei com vontade de conhecer o Caetano. Só confesso que não gosto quando a pobreza é relatada como superação e não desigualdade e sobrevivência. Mas pela sua resenha, pude perceber a delicadeza ao abordar o assunto. Dica anotada

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    Uau deve ser uma história profunda e intensa, ainda mais baseando-se na prórpia vida do autor, nossa, imgino que traz uma reflexão enorme e faz a gente se questionar bastante. Não conhecia esse livro, achei a dica bem legal, essa perseverança do protagonista em seguir acreditando é inspirador.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Acho esse tipo de leitura bastante interessante porque realmente coloca a gente pra refletir até mesmo sobre a nossa jornada, né? Não conhecia o autor mas fiquei bastante interessada e quero ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  5. Oi, que história forte, ainda mais por ser real. Quantos como Caetano passaram por dificuldades semelhantes, né? Gostei de saber um pouco sobre o livro.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essas histórias que mexem com o emocional da gente assim super me desestruturam. Eu tendo a evitá-las. Mas, a gente sempre aprende demais com esses livros, né?
    Hoje eu comi chuchu com sal hahahaha Que coincidência. Mas, foi por opção.

    Beijão
    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. eu sinceramente não sei se leria, por achar que essa obra tem seu momento, mas adorei a forma como você contou e narrou seus sentimentos e reflexões com a obra e o fato dela abordar uma história tão real e tocante.

    ResponderExcluir
  8. Ola!! :)

    Eu nao conhecia este çlivro ainda, mas ainda bem que gostaste! E que partilhaste opiniao!

    Enfim, eu nao sei se lerei para ja, mas acho otimas essas liçoes de resiliencia!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Se quiserem conhecer o autor, estou aqui a disposição para sanar suas dúvidas e bater um papo.
    Instagram @caetanoconsolo
    Grannnnde Abraço!

    ResponderExcluir