29/07/2019

[Resenha] Das quadras para o mundo | Preto Zezé

Das quadras para o mundo

Autor(a): Preto Zezé
Editora: CeNE
Páginas: 192
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Mesmo diante de tantas adversidades, Preto nos traz as paixões pela vida coletiva, os medos e receios da lida diária, relembra as amizades e os parceiros e nos oferece seus aprendizados do cotidiano, onde sentimos pulsar muita energia para embalar os dias desafiadores em que vivemos.

Na forma única de escrever e nas histórias inspiradoras, Preto Zezé revela sua capacidade empreendedora, sua habilidade mediadora e sensata de dialogar e, a partir de uma maneira singular e amorosa, sua visão inovadora e ousada da favela como ambiente de potência e poder.

Resenha: Nesse livro vamos conhecer a história do Preto Zezé, filho da dona Fátima e do seu Chico Macumbeiro, e irmão do Carlinhos (Beto), do Jorge, do Hélio e da Bia, a caçula da família.

Primeiramente, Preto Zezé irá nos explicar como tudo começou, contando-nos como sua mãe saiu de uma vida difícil no interior do Ceará e foi parar em Fortaleza, onde conheceu seu Chico, que viria a tornar-se seu pai.

A história passa-se nas Quadras, a favela onde Zezé cresceu, liderada comunitariamente por João Roberto de Carvalho, que ajudou a urbanizar a favela, para que viesse a tornar-se o que é hoje.

"A Quadra com seus guerreiros e guerreiras é como uma constelação de estrelas que torna esse céu mais bonito, cada uma com seu brilho e sua beleza. Acho difícil vocês conhecerem um lugar com tanto potencial e com tanta gente fantástica como as Quadras."

Zezé vai contar-nos como eram as ruas naquela época, como os grupos eram divididos e o preconceito que havia com os bailes funks. Na época, ele fazia parte de dois grupos, pois ainda não tinha descoberto seu lugar, sua identidade.

"Infelizmente, as ruas são as ruas, com vida própria, você não tem alternativa; as regras não são suas, você não as inventa, você tem que se adaptar e sobreviver. Ninguém regula as ruas."

Uma parte muito emocionante da história é quando Zezé conta-nos de como o deputado Alexandre Figueiredo o tirou das ruas, oferecendo a ele um emprego sério e honesto, e dando para ele a oportunidade de uma vida muito melhor, pois com isso ele conheceu outras coisas, outras pessoas, outros ofícios, outras oportunidades.

Preto Zezé passou por incontáveis desafios e provações durante a sua vida, tantas que, ao lermos seus relatos, ficamos pensando no quanto o ser humano é capaz de aguentar firme. Um dos desafios que ele teve que enfrentar foi a entrada do seu irmão Hélio no mundo do crack; somente após algum tempo e com muita fé foi que o rapaz conseguiu recuperar-se. Depois, Zezé perdeu dois filhos - um jovem, que morreu por conta do mundo criminoso onde estava inserido, e outra ainda na barriga da mãe -, o que sem dúvidas foram dores imensas.

Senti um orgulho e felicidade imensos ao poder ler a história de Preto Zezé. Mesmo com tantos desafios inevitáveis pelo caminho, Zezé conseguiu não cair no destino da maioria, conseguiu encontrar o seu caminho, a sua direção, e com isso fez muito pelo sua comunidade, desde trazer shows de cantores famosos para alegrar as pessoas até elaborar projetos para ajudar jovens a não irem para o lado errado da vida.

"A vida tentava o tempo inteiro legitimar uma situação injusta para mim como obra do destino traçado. Eu me negava a aceitar e me recusava a acreditar que a vida era só isso mesmo!"

Como todos os livros da CeNE, esse tem uma edição lindíssima, com fonte e tamanho de letra bem acessíveis, que conta ainda com fotos durante a leitura, para que assim tenhamos um acesso mais visual sobre o que Zezé está contando.

Foi uma leitura muito bacana, é o segundo livro que leio sobre a história de alguém que saiu da favela e reergueu-se na vida, superando diversos problemas e desafios, e gosto bastante de acompanhar histórias assim, porque sem dúvidas sempre me inspiram.

12 comentários:

  1. Essas hist´rias são inspiradoras, não para romantizar a origem humilde, mas acho que para destacar a força de vontade do ser humano. Fiquei bem curiosa sobre a descrição dos lugares no passado e já quero ler imediatamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Eu adoro essas histórias. Acho que nos dão uma lição sem igual. Trabalho em uma comunidade extremamente carente, meus alunos sempre dizem que o futuro deles é o tráfico. Tenho que levar esse livro para trabalhar com eles em sala de aula, mostrar que eles podem sim ter um futuro promissor.

    Adorei a indicação!

    Beijos,
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Achei super interessante essa retratação de uma pessoa que saiu da favela e venceu na vida. Serve como lição para muitos outros jovens pensarem em suas escolhas e ações.
    Tenho certeza que se a literatura fosse algo corriqueiro na favela, muitos jovens mudariam seu destino por histórias simples que podem conhecer. Adorei saber mais a respeito do livro!

    ResponderExcluir
  4. Oi, com certeza essa deve ser uma leitura bem marcante, ao contar a história de alguém que enfrentou tantos desafios, tantas situações difíceis na vida. Amei conhecer a obra pelo seu post.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da premissa desse livro, de mostrar a vida que o protagonista levou, todas as dificuldades que teve que superar, as perdas insuportáveis, a vontade que teve de ir além, de não aceitar que a vida se resumia aquilo, que nasceu naquelas condições por destino e que tinha que permanecer assim. Gostei muito de ele não ter aceitado nada disso, de ter buscado mudar a sua história. Isso é inspirador.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Que proposta mais interessante. Apesar da capa ser um tanto diferente nunca imaginaria essa história. É muito inspirador ver alguém que saiu dessas condições e conseguiu vencer na vida. Mais orgulho ainda é o ser humano ter esse visão de crescimento. Gostei muito da indicação. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e o autor, mas confesso que achei interessante a premissa, bem como o fato da proposta ser demonstrar todas as dificuldades enfrentadas pelo protagonista e como fez para superar as perdas que surgiram em sua vida.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Larissa.
    Histórias assim são sempre muito inspiradoras, não são?
    Gosto muito de saber sobre pessoas que superaram obstáculos com muito trabalho duro. Mesmo em condições adversas, é bacana saber que Preto Zezé optou por uma vida honesta e que conseguiu enfrentar as dificuldades!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa obra mas a edição realmente parece linda demais, fiquei com vontade de ter na estante hahaha. Acho bacana esse tipo de narrativa porque nos faz acreditar em que podemos sim vencer.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa obra, mas fiquei bem interessado, pois seu tema parece ser trazer um pouco de polêmica, o que me atrai para realizar a leitura. Irei anotar seu nome para ler mais pra frente.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Que lindo mesmo e emocionante! Preto Zezé foi mesmo muito guerreiro e superou muita coisa, e conseguiu vencer. Muitos hoje em dia não são como ele, e isso acontece com a maioria esmagadora. É um livro que poderia ser bem conhecido. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    não conhecia esse livro, que história emocionante, são histórias assim, que nos inspira, todos nós temos potencial para vencer, mesmo com as dificuldades. um ótimo livro para se trabalhar.
    beijos!

    ResponderExcluir