12/07/2019

[Resenha] O fantasma do padre | Erivelto de Sousa

O fantasma do padre

Autor(a): Erivelto de Sousa
Editora: Autografia
Páginas: 334
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Uma saga histórica, imaginativa, soturna, uma trama com fortes elementos de realismo fantástico com toques de suspense e até mesmo terror, passado sob o forte sol do sertão cearense. Um enredo que perpassa três gerações, todas atormentadas pela icônica Serra do Medo, mesmo que a ambientação se desloque para Pernambuco ou mesmo para o Rio de Janeiro. O fantasma do padre, do homme de lettres cearense Erivelto de Sousa, é um mergulho na construção social-política dos últimos séculos do Brasil, sem esquecer o misticismo que nos compõe. Uma delícia de se ler.

Resenha: Serra do Medo é uma localidade rural no interior do Ceará, rodeada de muitas lendas e mistérios, como gritos que eram ouvidos no interior da floresta. Aos poucos vamos conhecendo seus moradores e como cada família chegou até lá fugindo da seca e da miséria.

"Meu filho, esta é uma terra maldita. Aqui só ficam as pessoas que foram condenadas pelo destino e não tem um outro caminho. Nada aqui prosperou, a não ser a miséria e o medo. Este povoado começou a exploração de uma mina clandestina, que gerou muitas esperanças, mas acabou levando muita gente à morte e deixando como herança uma pobre vila de casas, doenças e o medo."

A estória toda gira em torno de João do Próssio, um fazendeiro, e sua história de amor e sofrimento com Ritinha, a filha da empregada da fazenda.

Na juventude, João e Ritinha viveram um intenso amor, até que a moça engravidou e foi obrigada a dar o filho para a adoção; nessa época João ficou diferente e autoritário, acabando com o romance que ambos viveram. Ritinha casou-se com outro, mas reencontrou João e traiu seu marido, o que resultou em uma nova gravidez e a levou a separação.

O tempo passou e Rocilda, a filha de Ritinha, tornou-se uma bela jovem. Porém João e Ritinha nunca mais se falaram.

Na metade do livro aparece um homem misterioso que está internado em um hospital e sem memória, e devo dizer que é a partir daí que a estória fica mais interessante. Quando esse homem misterioso, o qual todos chamam de Padre, recupera a memória, muito segredos são revelados e várias peças encaixam-se.

Não foi uma leitura fácil, eram muitas famílias e personagens, e os capítulos iniciais não eram em ordem cronológica, então por volta da página oitenta precisei voltar e ler desde o início para me ambientar e reconhecer os personagens que definitivamente protagonizaram a estória; isso tirou-me um pouco da zona de conforto e atrasou bastante minhas leituras do mês, mas o final compensou os contratempos e a narração, que começou bem parada, melhorou bastante ao aproximar-se do final.

7 comentários:

  1. Caraca, realmente esse livro parece ótimo! Eu adoro as publicações dessa editora, eles têm uns títulos bem legais. Vou procurar esse pra ler, achei ele super a minha cara! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas confesso que não fiquei muito curiosa para ler. Acredito que o fato do início não ser em ordem cronológica me incomodaria muito e o enredo em si não despertou meu interesse. Mas que bom que, apesar da dificuldade inicial, a leitura melhorou e o final acabou compensando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa realmente ler um pouco mais de 100 páginas e ter que voltar tudo do início nos tirar da zona de conforto. Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa com o enredo pelo que você falou. Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não conhecia a obra, nem o autor mas fiquei curiosa.
    Não é bem o tipo de leitura que realizo, mas sempre é bom conhecer novos gêneros..
    Parece ser uma leitura bastante diferente.. leituras com bastante personagens é bem complicada mesmo, demora um pouco para se acostumar.
    Adorei conhecer sua opinião, beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu acho que não seria uma leitura fácil para mim também, ainda mais sendo assim tão confuso ao ponto de você ter que voltar para reler, isso me incomoda demais em um livro. Mas que bom que o final fez tudo valer a pena!

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos o desfecho fez com que tudo valesse a pena, né? Pois deve ter sido frustrante se sentir perdida com o excesso de informações e personagens

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Oi livreiras, como estão?
    Não conhecia esse livro, ainda. O post de vocês foi o primeiro a me fazer ter contato com ele, que me lembrou muito as publicações da editora Rádio Londres pelo tipo de livro, considerando a tua descrição sobre o andamento dele. Com certeza é algo que eu leria, já que os dois que li dessa editora, "Viva a Música!" e "Estação Atocha", também eram bem complexos e cheios de informação.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir