Conselhos de dinda
Mesmo sabendo que todos nós temos que viver por nossa conta e risco e que só aprendemos através das nossas próprias experiências; mesmo assim, se eu pudesse dar um conselho aos mais jovens, eu lhes diria: cuidem da saúde, tenham fé, sejam bons, busquem sempre a justiça, leiam, leiam muito.
A saúde é o nosso maior e mais valioso tesouro, muito embora a gente só se convença disso quando ela nos falta. Tente cumprir a agenda de compromissos quando a coluna ataca, a enxaqueca te leva a loucura ou qualquer outra doença de maior ou menor gravidade bate à porta. Cuidem da saúde física e mental porque é em nosso corpo que nós moramos, é em nosso corpo que nossa alma habita.
Tenham fé. Fé em si mesmos e em suas potencialidades. Fé em alguma religião, doutrina ou seita. Não que ateus não possam ser pessoas felizes, generosas, justas e solidárias. Mas a fé nos move e nos conforta nos momentos difíceis do caminho. Buscar uma conexão com o mundo espiritual nos consola diante à consciência da finitude da vida.
Sejam bons. Se não conseguirem ser bons por pura bondade, sejam por uma questão de inteligência. O que semeamos é o que encontramos ao longo do caminho. A lei do retorno é infalível, seja para o bem ou para o mal. A caridade, como a solidariedade, faz bem a quem recebe e a quem as pratica.
Sejam justos. Busquem chegar o mais próximo possível das decisões que sejam justas. Nem tudo o que é legal, no sentido da aplicação da legislação, é o mais justo em todas as situações e ocasiões que se apresentam; mesmo que isso não seja de fácil compreensão em um primeiro momento.
O fato é que nem tudo deixa de ser amoral ou injusto simplesmente por estar encoberto com o manto da legalidade. Legalidade e moralidade deveriam caminhar sempre lado a lado, eternamente atreladas, em qualquer situação, tempo ou lugar.
Na dúvida entre o certo e o errado, o justo e o injusto, basta relembrar o bom conselho das mães e perguntar-se: "e se fosse comigo?"
Leiam. Leiam muito. Leiam sempre. Os clássicos e os contemporâneos, as obras de ficção e os livros de ciências, a prosa e o verso. Quando não houver nada mais à disposição, leiam bula de remédios, rótulos de produtos, mas leiam. O importante é ler sempre. O conhecimento abre portas e mentes, o saber não ocupa espaço.
A vida nos ensina algo novo a cada dia e somente com o passar dos anos adquirimos um pouco de sabedoria. Infelizmente, não temos o poder de retroagir o calendário e recomeçar com toda a experiência adquirida através dos nossos erros e acertos.
Na impossibilidade de um novo começo, façamos algo de útil com todo o nosso conhecimento acumulado compartilhando com as novas gerações um pouco do que aprendemos. Existem duas maneiras de aprendermos as lições que a vida nos apresenta - pelo amor ou pela dor.
Espero que todo o amor que eu recebi e distribui ao longo da minha caminhada, bem como as dores que suportei e que me fortaleceram, não tenham sido em vão.
E se eu puder dar um único conselho, eu direi: sejam bons uns com os outros.
Valéria Leão
POSTAGEM POR: LARISSA
Oi Larissa, tudo bem?
ResponderExcluirLindo o texto da Valéria. Conselhos valiosos, que é sempre bom a gente relembrar.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirQue texto lindo! Traz mensagens bem importantes, conselhos para levarmos para a vida, absorvendo palavra por palavra.
Abraço,
Parágrafo Cult
Ter fé em nós mesmo, nos nossos objetivos é muito importante, acredito que isso nos ajuda demais.
ResponderExcluirRespeitar as demais pessoas também é o minimo.
E ler, ler é essencial né.
Que lindo seu post, concordo com você em vários pontos. Principalmente que legalidade e moralidade têm que andarem juntas. Parabéns por suas palavras! :*
ResponderExcluirOlá...
ResponderExcluirAdorei demais o post, sem dúvida, muito inspirador... Gostei de todos os conselhos e fiquei com muita vontade de ler o livro!
Bjo
Adorei!!
ResponderExcluirQue texto mais lindo!!
Não tem como não ficar vontade de ler o livro todo!
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Oi, tudo bem? Gosto muito de livros assim ainda mais quando têm tanto a nos ensinar. Com certeza fé é algo que deve nos acompanhar diariamente. Como iremos realizar tudo o que precisamos ser tê-la em nós mesmos e em nossos projetos? Concorda? Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirObrigada a todas pelos comentários. Fico infinitamente grata por essas palavras gentis e de incentivo.
ResponderExcluirQue eu siga Compartilhando Sentimentos e tocando as almas sensíveis. 🎀