21/10/2019

[Resenha] Livra-me, poesia | Bruno Ramalho

Livra-me, poesia

Autor(a): Bruno Ramalho
Editora: Scortecci
Páginas: 60
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: livra-me, poesia. sim, com letras minúsculas, pois, na concepção da obra, a poesia deve ser pequena em sua grandiosidade, delicada em sua pungência, minimamente especial em sua máxima expressão. nela, bruno ramalho brinca com as palavras ao remeter o leitor à poesia que o liberta e, ao mesmo tempo, o aprisiona a um livro.

Resenha: Esse é um livro de poesias, todas escritas inteiramente com letras minúsculas, pois "a poesia deve ser pequena em sua grandiosidade, delicada em sua pungência, minimamente especial em sua máxima expressão", como diz na contracapa da obra.

Os poemas falam sobre os mais variados temas, como o amor, a escrita, a poesia em si, a morte, a memória, entre outros.

No poema "feito adélia prado", como já diz no título, o autor faz uma referência à escritora Adélia Prado, o que eu achei muito bacana.

Em "por que ter medo da morte?" o autor ratifica Gilberto Gil, parafraseando sobre a morte, explicando que não devemos ter medo dela, pois ela chegará para todos um dia.

"pense que a vida é uma peça
e a morte, o ato final.
a emenda do seu soneto,
melhor que o soneto em si.
mas não viva ignorando a morte, viu?
pois ela o guarda para si."

Os poemas "atraso" e "pressa" relacionam-se um ao outro, são meio que opostos. Eu achei isso muito bacana e diferente.

Como uma amante da língua portuguesa, fiquei encantada com o poema "reticência", no qual o autor escreveu seu poema fazendo uso de termos da gramática da língua, como "sujeito", "aposto", "vírgula", "reticência", entre outros.

Outra poesia que achei muito interessante foi "receita de poesia" que, como já diz no título, dá uma receita de como fazer uma poesia, mas de forma muito criativa e bacana.

"misture muitos amores,
do presente e do passado.
amasse bem todas as dores
e o que houver de engasgado."

Meus poemas favoritos do livro foram "por que ter medo da morte?, "receita de poesia", "ontem" e "que importa o quando?".

Foi uma leitura bem diferente, pois, apesar de eu estar acostumada a ler livros de poemas, cada autor tem seu estilo, e isso torna cada livro de poemas único.

"em conversa com a solidão,
por acidente de um fim de tarde,
descobri que meu corpo arde
de poesia sem explicação."

8 comentários:

  1. Oii!!

    TUdo bom?

    Estou lendo um livro de poesia, confesso que quando é assim vou bem mais lenta. Mais gostei dos apontamentos de vocês, das partes que destacaram e de todos os pormenores.

    Obrigada pela dica.

    https://pensaliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Faz tempo que não me entrego a poemas. Acho inclusive que é mais complicado resenhar um poema, não sei porque, acho que pelos sentimentos que os poemas podem transmitir.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas confesso que não curto poesia. Mas adorei ver o quanto você gostou da leitura e explicou os aspectos que mais chamaram sua atenção.
    Adorei a resenha e acredito que para quem gosta de poesia deve ser uma ótima leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Por que deu 3 estrelas? Fiquei bem curiosa pela nota.
    Iria ficar bem louca da vida porque não suporto letras minúsculas quando é obrigatório letras maiúsculas e como sou professora estou sempre corrigindo erros haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, faz tempo que não leio poesias, fiquei interessada em ler esse livro pois pelos poemas destacados, me parece que o autor trouxe poesias bem interessantes e num estilo que curto.

    ResponderExcluir
  6. Faz tanto tempo que não leio poesia. Mas quero voltar ler ano que vem, pois quero voltar a escrever e poesia é um dos gêneros que mais contribui cont a inspiração.
    Não conhecia o livro, mas já fiquei encantada.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Gente que proposta mais diferente. Sei que algumas pessoas gostam de escrever tudo em minúsculo mas nunca imaginei que um autor publicaria um livro dessa maneira. Gosto muito de poesias ainda mais aquelas que nos fazem refletir. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Olá! Meu agradecimento por todos os comentários! Aos interessados, ficarei feliz e grato com sua leitura. Recebam meus abraços!

    ResponderExcluir