28/10/2019

[Resenha] O senhor das terras | Wilson Frungilo Jr.

O senhor das terras

Autor(a): Wilson Frungilo Jr.
Editora: IDE
Páginas: 272
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Neste novo romance, o conhecido autor relata, de maneira bastante real e num estilo quase cinematográfico, a vida de Alfredo, bem sucedido homem de negócios, que descobre possuir uma doença fatal, restando-lhe, apenas, mais alguns meses de vida, segundo apurado prognóstico médico. Parte, então, em busca de algum "milagre" que possa curá-lo, terminando por encontrar, através do médium Cláudio, as verdades da vida na Doutrina dos Espíritos.

Em capítulos curtos, duas épocas (atual e baixa Idade Média) se alternam, num estilo inovador, onde os mesmos personagens desfilam em ambas as encarnações, demonstrando, com propriedade, as implicações da lei de causa e efeito.

Na época atual, a busca da cura e da verdade.

Na Idade Média, a perseguição de um Senhor das Terras contra o curandeiro local, de formação sacerdotal druida, pela posse de um Colar Sagrado e pelo segredo da Muscária, um cogumelo, cujo chá, acreditava-se, traria estranhos poderes a quem dele bebesse.

Ritmo, ação e ensinamentos da Doutrina Espírita, em linguagem bastante clara e acessível, são a tônica constante deste palpitante romance.

Resenha: Esse é um livro espírita, no qual vamos conhecer duas encarnações dos personagens, e assim entender o porquê de, na vida atual deles, os caminhos da vida terem sido designados dessa forma.

Primeiro somos apresentados à época atual, onde conhecemos Alfredo, um senhor que está com câncer e tem poucos meses de vida. Ele é um empresário e, após descobrir sobre seu grave estado, começa a organizar seus documentos e a explicar tudo para sua esposa, Iolanda, tudo isso sem que ela saiba que o marido está doente.

"Afinal de contas, ninguém conhece o que o futuro lhe reserva. Nós não nos preparamos para tudo na vida? Deveríamos nos preparar, também, para a derradeira despedida."

Alfredo tem dois filhos: Camila, a alegria da casa, que tem dezenove anos e está tentando entrar na faculdade para cursar Medicina; e Carlinhos, de vinte e um anos, que trabalha com o pai e cursa Administração.

Já na época da baixa Idade Média, vamos conhecer Alfius, um proprietário e senhor de vastas terras, que mora com sua família e seu conselheiro, Oter, em um enorme castelo.

Clauter é um curandeiro que mora nas terras de Alfius. O senhor está bravo e querendo fazer algo contra ele, pois ele desobedeceu suas ordens, porém Oter o aconselha a não fazer nada, já que o povo viraria-se contra ele. O que Alfius deseja é o Colar Sagrado dos Druidas e o segredo da Muscária, sobre os quais apenas Clauter tem conhecimento e domínio e recusa-se a entregar e a ensinar para o senhor.

Para Alfredo, está ficando cada vez mais difícil aceitar sua morte programada e, além disso, ter que fazer de tudo para que sua família não note seu grave estado. Então ele conversa com seu melhor amigo e parceiro na empresa, Otávio, que tenta acalmá-lo, porém fica desesperado com a situação do parceiro de anos. Depois vai até um antigo amigo da época do colégio, Padre Walter, que o indica um médium espírita.

"Seis meses de vida... O que são seis meses? Para viver, nada. Para sofrer, esperando a morte, uma eternidade."

Foi uma leitura maravilhosa. Adorei poder acompanhar as duas encarnações dos personagens, isso me deu uma visão mais ampla e maior entendimento quanto a tudo que estava acontecendo na história. Quem gosta de ler livros espíritas, com certeza irá gostar bastante desse, e quem não costuma ler livros do gênero, dê uma chance!

"O Espiritismo nos mostra que reencarnamos muitas e muitas vezes neste planeta, a fim de evoluirmos e que, por pior que sejamos, sempre teremos uma nova oportunidade de resgatar os nossos débitos contraídos em uma encarnação mal aproveitada, nem que para isso sejam necessárias muitíssimas encarnações."

6 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, na verdade nunca ouvi falar, mas legal conferir sua opinião sobre ele, mas não é uma leitura que me chame a atenção, mesmo assim obrigada pela sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. interessante essa perspectiva de duas vidas, duas reencarnações, acho instigante isso e a vezes leio sobre, gostei da sua resenha consegui ter uma boa percepção da obra.

    ResponderExcluir
  3. Que resenha interessante! Eu não tenho o costume de ler livros do gênero e esse tem uma premissa que me deixou curiosa, acho que eu poderia gostar da leitura se tivesse a oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei conhecer esse livro pelo seu post, achei muito interessante podermos acompanhar duas encarnações em épocas diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    O tema interessante, a parte das duas vidas e se passar em épocas distintas deve ser algo legal de se acompanhar. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Nao conhecia a obra e nem autor, embora goste dos livros espiritas. Não tive ansia de ler o mesmo agora, mas achei toda o desenvolvimento muito impulsionador. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir