29/11/2019

[Resenha] Quando o dia amanhece | Ana Rebello

Quando o dia amanhece

Autor(a): Ana Rebello
Editora: Autografia
Páginas: 222
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Editora / Livraria Cultura

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Um homem acorda de um coma de quase vinte anos e se vê dividido entre permanecer ao lado de sua mulher ou viver uma paixão tórrida interrompida bruscamente no passado. Em meio a uma trama dinâmica de acontecimentos surpreendentes e inusitados, esse romance traz à tona discussões filosóficas sobre amizade, lealdade, gratidão, medo, culpa e emoção.

Resenha: Após passar quase vinte anos em coma depois de ter sofrido um acidente, Carlos acorda, mas não tem muitas lembranças de sua vida antes do ocorrido. O homem mal lembra de sua esposa, Maité, além de não nutrir sentimento algum por ela. E, voltando no tempo, iremos descobrir o porquê disso...

"Eu posso te dizer que o mais doloroso de saber que uma pessoa está em coma não é ausência em si. O mais doloroso é a incerteza, o medo da pessoa nunca mais voltar, misturado à esperança de que ela pode voltar a qualquer momento."

Nosso protagonista tinha uma vida que pode ser considerada "perfeita": um bom emprego, uma ótima situação financeira, uma esposa maravilhosa e uma vida social agradável. Tudo desanda, porém, quando seu melhor amigo, Henrique, aparece em sua casa para um encontro social na companhia de uma nova namorada, Fernanda.

Carlos sente uma atração por Fernanda logo que a vê pela primeira vez. A moça é bonita, atraente, e Carlos sente curiosidade e vontade de saber tudo sobre ela, sua vida e seus gostos.

O rapaz sabe que não devia estar sentindo tudo isso, afinal, ele tem uma esposa perfeita e a ama. Mas não consegue evitar o que sente por Fernanda. Então, um dia, resolve dar para ela um bilhete, marcando um encontro. Após alguns acontecimentos, os dois passam a manter uma relação de amantes e começam a encontrar-se frequentemente.

Depois de descobrirmos tudo o que se passou com Carlos antes do acidente que o deixou em coma por quase vinte anos, vamos acompanhar o que aconteceu depois que ele acordou. O que será que aconteceu com Fernanda? Será que ele ainda ama a sua mulher como antes? O que será que ele fará, estando dividido entre dois amores? Essas são perguntas que vocês terão que ler a obra para descobrir as respostas.

"Ele não sabia como seria sua vida a partir daquele momento, só o tempo poderia dizer, mas estava certo de que não nutria por Maité o amor que ela esperava. Mesmo assim, talvez estivesse condenado a compensá-la por toda dedicação empreendida até aquele momento. Pensou que, em algum momento, Maité teve a liberdade de decidir entre viver ou não viver a sua própria vida em função da dele, mas, em contrapartida, a ele não cabia escolha, mais uma vez. Maité havia escolhido pelos dois."

Foi uma leitura que me surpreendeu muito no final, preciso admitir. Sabem quando vocês estão esperando um final "previsível" e o livro dá uma guinada nas últimas páginas que muda tudo? Então, foi isso que aconteceu comigo em "Quando o dia amanhece". Não fiquei satisfeita com o final, mas a autora conseguiu surpreender-me, e isso sem dúvidas conquistou-me. Recomendo demais o livro para quem gosta de romances!

11 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu amo uma boa história que nos surpreende ao final, acho que essas são as melhores! Fiquei muito curiosa em relação a obra e já irei procurar saber mais sobre a mesma!
    ótima resenha, um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu fico contente que você gostou da leitura, pois é muito ruim quando pegamos um livro e ficamos decepcionados. Gostei da sua resenha e de acompanhar a sua impressão.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olha só, que gracinha de capa e titulo e ainda bem que o final não foi previsível para você, eu adoro quando o final surpreende.

    ResponderExcluir
  4. Nada como um plot twist no final para fazer a leitura ficar melhor ainda. Fiquei curiosa agora sobre essa mudança de final previsível.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque, mas desde o início não senti qualquer empatia pelo protagonista. Mas se tiver oportunidade, lerei o livro, talvez eu consiga gostar mais durante a leitura.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oi, capa bonita a desse livro, uma pena que o final não tenha sido como você gostaria mas eu fiquei bem curiosa para ver como o livro terminou, super complicada a situação vivida pelo personagem.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas não sei se é uma leitura que me agradaria muito. O fato de ser um homem dividido entre dois amores, me desanima pelo fato de que eu não tenho paciência com triângulos amorosos. Porém, gostei de conhecer sua opinião e até fiquei curiosa para saber qual foi a reviravolta no final. Uma pena que não tenha ficado satisfeita com o final, mas que bom que a surpresa compensou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito deste tipo de enredo e ter um final surpreendente me chamou ainda mais a atenção. Já quero ler o livro agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e fiquei bastante surpresa com a premissa dele, porque eu não vejo muitos livros com uma história desse tipo, ainda mais se o final supreende. Já ganhou muitos pontos comigo e tornou-se um dos meus desejados para esse ano.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Eu não minto que fiquei não gostando muito do livro por conta dessa dele manter um caso com outra mulher mesmo tendo uma esposa e assim ele bem que podia ter se separado da mesma.
    Eu só queria saber como a história realmente procede após ele acordar do coma e o que vai ser desses questionamentos feitos.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! não conhecia esse livro e me parece ser uma história envolvente, mas que eu iria ficar bem incomodada com as atitudes desse cara, esses caras me irritam muito nos livros, e acabo abandonando! então não leria por agora!

    beijos!

    ResponderExcluir