06/12/2019

[Resenha] O dono do amanhã | Wilson Frungilo Jr.

Bastou um olhar

Autor(a): Wilson Frungilo Jr.
Editora: IDE
Páginas: 416
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: A todo instante, onde quer que estejamos, a vida nos acena com a oportunidade de sermos bons... E felizes.

O amanhã de Jorge se iniciou no dia em que, percebendo que as grandes riquezas estariam nas coisas mais simples e sinceras, e movido pela força das circunstâncias, partiu em uma viagem de lembranças, recomeços e esperanças.

Pilotando um antigo sonho e acompanhado por Thor, seu inseparável cão, seguiu em direção à sua cidade natal, para reviver antigas histórias, rever velhos amigos e, quem sabe, reencontrar um grande amor.

Um amor que jamais deixou de existir e que se fortaleceu pela capacidade de fazer o tempo voltar, e o passado fundir-se novamente com o presente.

Sublime sentimento que resistiu aos anos de afastamento e que conseguiu vencer todos os empecilhos que a cobiça humana poderia causar.

Compreensão, tolerância, paciência e caridade são a tônica desta história, na qual, Jorge, conseguindo decifrar sábia mensagem, fez dela o seu caminho.

Um caminho que o fez encontrar o futuro em seu próprio presente, transformando-o num verdadeiro dono do amanhã.

Resenha: Jorge nasceu e foi criado em uma pequena cidade do interior. Sempre foi apaixonado por Haidê, mas a timidez de ambos impediu-os de que passassem de conversas triviais, como a previsão do tempo.

Ao concluir o ensino médio, quis o destino que Jorge fosse estudar Administração em uma cidade grande; foi tudo muito rápido e, como Haidê estava viajando de férias com os pais, Jorge não pôde despedir-se.

O tempo passou, Jorge formou-se com mérito e foi trabalhar em uma das maiores empresas de sua atual cidade. Não demorou muito até que Isadora, a filha do dono, apaixonasse-se por seu jeito simples de ser, e, em uma festa, declarou-se e pediu-o em namoro. O namoro evoluiu para um casamento, e ambos foram felizes por dezessete anos.

Acontece que Isadora curtia as festas da alta sociedade, enquanto Jorge preferia ficar em casa ou trabalhando; a mulher cansou-se e pediu o divórcio, amigável. Jorge relutou um pouco, mas acabou por aceitar. Os trâmites do divórcio demoraram alguns dias; Jorge saiu com uma quantia muito significativa de dinheiro, por insistência do sogro, pois ele próprio não se julgava merecedor de tanto, mas o ex sogro e ex patrão admirava demais o trabalho do moço e garantiu que ele recebesse tudo  o que lhe era de direito.

"Possuía o que possuía, simplesmente porque possuía e nem tanto porque desejasse. Aliás, isso era o que sempre sua esposa lhe dizia e até considerava essa sua maneira como a um defeito: o de tão pouco desejar possuir."

Jorge comprou uma Kombi restaurada, pegou o labrador Thor, que era do casal, mas mais apegado a ele, e voltou para sua cidade natal, onde, atualmente, só tinha uma tia viva, já que seus pais faleceram há vários anos.

Assim que Jorge virou as costas, Isadora já mostrou-se arrependida e pensativa quanto a ter feito a coisa certa ao pedir o divórcio.

Chegando à cidade natal, Jorge hospedou-se na casa da tia e saiu para reencontrar velhos amigos, sempre na esperança de saber notícias de Haidê. Em poucos dias ele a encontrou e os sentimentos da juventude voltaram com tudo, mas, infelizmente, a timidez e a insegurança da adolescência também. Haidê estava viúva e cheia de pretendentes, um deles até disposto a fazer o que fosse preciso para afastá-la de Jorge. E Isadora também ressurge, disposta a reconquistar o ex marido. Mas Jorge não estava interessado apenas em reconquistar seu amor de juventude, tinha planos para projetos sociais, que também esbarrariam na ganância e ambição de moradores da cidadezinha.

Essa história trouxe muitos ensinamentos. Jorge não é apenas mais um jovem que sai do interior em busca dos seus sonhos; ele lutou, venceu, e nunca esqueceu-se de suas origens. Um homem muito espiritualizado e que via na ajuda ao próximo uma forma de ajudar a si mesmo. Durante a história, Jorge resolvia tudo com muita calma e da forma mais correta possível.

Para quem nunca leu um romance espírita e tem curiosidade, sugiro começar por este, que tem uma linda história de amor, encontros e desencontros e a busca pela missão na Terra, sem focar muito na doutrina; sei que muita gente tem preconceito, mas digo que estão perdendo uma leitura maravilhosa e muito emocionante.

8 comentários:

  1. Só li um romance espírita até hoje e me lembro que gostei bastante e achei deveras profundo. Amei demais a história desse e leria com certeza. Espero ter essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá gente!

    Mais uma dica literária que não conhecia e pela sua resenha,fiquei com muita curiosa. Mesmo não tento hábito de ler romance espírita, eu gosto de ler história onde o amor, encontros e desencontros enriquecem a trama. Obrigada pela dica, ela está anotada na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Acredito quando você diz que se trata de uma história muito bonita, porque não tem como não ser quando o protagonista vive em buscar de achar e cumprir sua missão na Terra ajudando o próximo. Anotada a dica.

    Beijos
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Eu já li romances espíritas, mas não é um gênero que não me atrai de fato.. Mesmo assim, pela resenha deu pra sentir que se trata de uma história bem envolvente e com várias reflexões.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Já li romances espíritas mas, apesar da história parecer interessante, eu já sei que não é um tipo de leitura que me agrada. É uma pena ter que passar a dica.

    Laura Militão, blog Mais um Capítulo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vivi!
    Gostei da premissa, parece ser um livro com muitas mensagens e momentos de reflexão. Eu nunca li um livro espírita e gostei da premissa desse, espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gosto de histórias de superação e coisas assim, parece legal de se acompanhar.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. bem diferente do que imaginei, e não me soa um romance clichê e bobo pelo contrário jorge me parece um personagem bem estruturado.

    ResponderExcluir