06/01/2020

[Resenha] Arrependa-se | Vários autores

Arrependa-se

Autor(a): Vários autores
Editora: Constelação
Páginas: 192
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Autora




Sinopse: O mal não está centrado em um único ser, ele está em todos nós desde o nascimento e são nossas ações que definirão se ele irá florescer ou esvair-se. Talvez as bruxas de Salem não fossem más, talvez Lúcifer não tenha traído Deus... ou talvez seja nós que nos deixamos ser dominados por aquilo que é proibido. Ira, orgulho, gula, inveja, avareza, luxúria e preguiça são chamados de "os sete pecados capitais" e eles estão intrinsecamente ligados a nossa vida, podendo nos controlar... ou não.

Se formos dominados pelo pecado, o que restará de nós?

Ou melhor, do que seremos capazes?

"Arrependa-se!" trás uma seleção de contos de terror que vai te conduzir aos recônditos mais obscuros de seu ser, e quando menos esperar, já terá sido consumido pelo pecado.

Resenha: "Arrependa-se" é mais uma antologia na qual minha mãe, Viviane, está presente com um conto. Nela vamos encontrar diversas estórias sobre os sete pecados capitais. Abaixo vou falar um pouquinho de cada conto.

Ira
(E)feitos da ira - Laura Florencio: uma garota que foi possuída por um demônio após brincar com o tabuleiro Ouija junto com seus amigos mostra o que aconteceu após a invocação.

Eu cuspo em seu túmulo - Joyce Santalme: uma mulher, cansada de ser humilhada e maltratada pelo seu chefe, juntamente com um colega de trabalho, resolve dar um fim à toda essa humilhação pela qual passa diariamente.

Olhos de sangue - Júlio Oliveira: um homem, após perder toda a sua família de forma cruel, passou a matar demônios que cometem crimes, para assim salvar a humanidade do mal.

Avareza
Baralho do diabo - Rafael Neves: um homem, viciado em jogo de cartas e desejoso de ganhar muito dinheiro com isso, sai desolado do local do jogo após não ter ganhado nada. Em um cemitério, ele encontra um "homem", que promete que ele irá ganhar muitos jogos se entregar a alma do seu gato. Israel aceita na hora, porém não fazia ideia de onde estava metendo-se...

Ouro de tolo - Marcelo Felix: um homem, que passou a vida inteira querendo mais e mais dinheiro, agora está à beira da morte, e tudo o que ele deseja é mais tempo de vida.

R$ 1,50 - Arthur Cavalcante: um pai e um filho presos em um semáforo assistem a um jovem rapaz fazendo malabarismo. Quando o garoto vai até os motoristas pedir dinheiro, o pai do garoto nega-se a dar duas moedas, mas o menino, seu filho, quer dá-las ao garoto, então os dois iniciam uma discussão, que no final acaba saindo muito mais cara.

Não atenda ao telefone - Letícia Godoy: após deixar sua avó morrer, poupando o dinheiro da aposentadoria para não gastar com a velha senhora, uma mulher - que até então achava ser filha única - herda tudo o que a avó tinha. E, como uma pessoa avarenta faz de tudo para ter sempre mais e mais, a mulher não medirá esforços para manter seu dinheiro somente para si.

Luxúria
A perdição - Elza Helena: atraído por uma casa velha e abandonada, por causa de sua curiosidade em saber o que poderia ter ali, Rafael acaba vendo e descobrindo bem mais do que gostaria...

Um relato fúnebre - Alex Oliveira: o protagonista era um adolescente um tanto retraído; não entendia como os garotos da escola conseguiam olhares das meninas bonitas, nem como elas conseguiam tanta atenção. Porém um dia ele conhece uma garota, que parece um anjo celestial, e então tudo muda.

Ninfas de lama - João Marcos: esse conto é bem fantasioso, então confesso que foi bem complicado para eu entender. Derek está organizando uma festa que acontece anualmente na vila onde mora, mas dessa vez coisas estranhas acontecem.

Um sorriso e um corpo - Guilherme Macêdo: Saylo é um novo missionário, e, ao chegar a um mosteiro, ele encontra coisas bem diferentes das que esperava encontrar.

Vamos pecar? - Géssica Marques: uma mulher, que mata homens por prazer, pega mais uma vítima, e aqui nos é narrado tudo - sim, tudo mesmo. Confesso que fiquei sem entender o final, mas a ideia do conto foi boa.

Imunda - Michelle Pereira: uma mulher, acolhida na casa de sua irmã gêmea, sente um desejo incumbido pelo seu cunhado. Ela tenta de tudo para conter-se, mas por quanto tempo irá conseguir?

Inveja
A rainha negra - Letícia P.S: um navio de luxo, onde festas de gala acontecem, é atacado inesperadamente por monstros selvagens, e no conto vamos acompanhar a "fuga" de um grupo.

Nada melhor - Arthur Cavalcante: um professor novo entra na instituição onde Samael trabalha, e ele, morrendo de inveja, não deixará barato para o novato; ele irá chamar o seu Senhor.

"Se a vida era uma sala de aula recheada de ensinamentos, eu havia me tornado o grande professor."

Voz silenciosa - P. Cezar: Tamara deseja o seu novo vizinho, porém ele já tem mulher. De qualquer forma, ela fará de tudo para conseguir o homem que tanto deseja, inclusive um jantar especial.

Gula
A maldição do porco - Jacksom Gomes: desde criança Jonas teve uma vida regada com as melhores comidas; depois de adulto, sua gula persistiu. Porém uma doença de saúde acaba interrompendo a vida farta de Jonas, e só uma "pessoa" pode reverter isso.

Máscaras da beleza - Raquel Machado: Rebeca sonhava em ser modelo, mas seu corpo em nada ajudava; sem contar que ela adorava comer até não poder mais. Um dia, porém, sua esperança chega, em forma de uma "mulher", que promete dar a ela dez anos sendo famosa, podendo comer o que quiser e sem engordar, mas tudo tem um preço...

Preguiça
Cuidado com o que deseja - Viviane Dutra: e chegamos ao melhor conto desse livro - sei que sou suspeita para falar, mas não importa. Uma menina muito preguiçosa, com seis irmãs e tendo o privilégio de ser a caçula, sempre fugia das tarefas domésticas, indo para uma mata fechada e silenciosa, sem ninguém. Lá ela passava seus dias, só não gostava muito de dormir ao pé de uma árvore que lá existia, pois tinha pesadelos, nos quais ela tornava-se a própria árvore. Um dia, porém, cheia de raiva, desejou tanto e tão fortemente uma coisa que ela acabou por tornar-se realidade.

"Sonhava que saíam galhos e raízes por cada orifício do meu corpo. Eu gritava muito, mas ninguém me ouvia, já que não havia ninguém por perto. Gritava desesperadamente enquanto minha pele era rasgada pelos galhos e raízes, até que eu explodia e restava apenas uma árvore com galhos retorcidos e sem folhas no meu lugar. Ao acordar, meu corpo todo doía."

O Carrasco - Rodrigo Fonseca: Paulo é um rapaz muito preguiçoso, do tipo que não levanta nem para apagar a luz do quarto ou tomar um banho. Uma amiga sua morreu, e agora o Carrasco está indo atrás de todos os culpados, um por um.

Maldição viva - Rodrigo Ortiz Vinholo: Sâmia é chamada pela Diretora de onde trabalha para que fique ciente de uma magia praticada indevidamente por um de seus alunos.

Insônia - Soraya Abuchaim: uma mulher que sofre de insônia passa solitária seus dias e noites, que são todos iguais. Porém um dia ela presencia um assassinato, e é aí que tudo muda.

Vaidade/orgulho
Herança - Eduarda Yasmin: Emma não teve uma vida nada fácil; sendo fruto de um abuso, sua mãe nunca sentiu qualquer apreço por ela, o que fez com que ela se tornasse uma mulher amarga também. O orgulho da moça era tão forte que não foi capaz de perdoar sua mãe nem depois que ela morreu.

Tatuagem - Vivianne Sophie: uma modelo vê sua fama indo embora ao engravidar e engordar alguns quilos, e então ela fará de tudo para reverter a situação.

O espelho de Lara - Nordeci Gomes: Lara, uma moça muito vaidosa, acaba discutindo com seus melhores amigos depois de eles bagunçarem de brincadeira o seu cabelo, e desde então a moça não é mais a mesma.

Foi uma leitura muito gostosa, tive a oportunidade de conhecer várias novos autores e escritas diferenciadas. O bom de ler antologias é que os contos sempre têm um tema central em comum, mas também sempre são bem diferentes entre si, e em "Arrependa-se" não foi diferente. O meu favorito, sem dúvidas, foi "Cuidado com o que deseja", mas todos são muito bons.

5 comentários:

  1. Antologias não é bem meu forte, eu não conhecia esse livro mas achei bem interessante parabéns, sempre é bom quando a leitura vale a pena não é mesmo? Adorei sua resenha, mas deixarei passar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi gente?

    Adorei conhecer este livro através da sua opinião. Ainda mais sabendo que contém contos de terror abordando os sete pecados capitais. Já adicionei na lista de desejados. Espero ter a chance de lê-lo o mais rápido possível. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. confesso que pela capa não imaginaria a diversidade de contos, fiquei curiosa com o luxuria, parece algo bem a minha cara e gosto.

    ResponderExcluir
  4. Oi! TUdo bom?

    Gostei muito da proposta da antologia, mas confesso que a capa não me atraiu. Contudo, a temática é muito interessante e sinta-se orgulhosa pela sua mãe.

    Beijos"

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ler antologias é sempre muito gostoso mesmo. Adorei conhecer essa, já participei de uma com o tema parecido, adoro falar sobre os 7 pecados capitais. Dica anotadíssima!

    Abraços

    ResponderExcluir