10/01/2020

[Resenha] Entre quatro paredes | B. A. Paris

Entre quatro paredes

Autor(a): B. A. Paris
Editora: Record
Páginas: 266
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Grace é a esposa perfeita. Ela abriu mão do emprego para se dedicar ao marido e à casa. Agora prepara jantares maravilhosos, cuida do jardim, costura e pinta quadros fantásticos. Grace mal tem tempo de sentir falta de sua antiga vida.

Ela é casada com Jack, o marido perfeito. Ele é um advogado especializado em casos de mulheres vítimas de violência e nunca perdeu uma ação no tribunal. Rico, charmoso e bonito, todos se perguntavam por que havia demorado tanto a se casar.

Os dois formam um casal perfeito. Eles estão sempre juntos. Grace não comparece a um almoço sem que Jack a acompanhe. Também não tem celular, que ela diz ser uma perda de tempo. E seu e-mail é compartilhado com Jack, afinal, os dois não guardam segredos um do outro. Parece ser o casamento perfeito.

Mas por que Grace não abre a porta quando a campainha toca e não atende o telefone de casa?

E por que há grades na janela do seu quarto?

Às vezes o casamento perfeito é a mentira perfeita.

Resenha: Grace é uma mulher de trinta e poucos anos. Ela ainda não havia se casado porque era a responsável pela irmã de dezessete anos que tem Síndrome de Down; a menina, chamada Millie, mora em um internato e ao completar dezoito anos irá morar com a irmã, então quem quiser um relacionamento com Grace terá que levar Millie de brinde.

Eis que um dia surge Jack na vida das meninas, um homem por volta dos quarenta anos, advogado famoso por defender causas de mulheres agredidas por seus companheiros; ele mostra-se muito amável, cavalheiro e galanteador, conquistando logo a simpatia das duas irmãs.

"Não foi difícil me apaixonar. Havia algo de conservador no jeito de Jack que eu achava revigorante: ele abria as portas para mim, me ajudava a vestir o casaco e mandava flores. Ele fazia com que eu me sentisse especial, amada, e, o melhor de tudo, adorava Millie."

Em três meses de namoro Jack pede Grace em casamento e em seis meses estão casados. No dia do casamento Millie, que seria a dama de honra e está subindo as escadas do cartório de braços com com Jack, sofre um acidente muito suspeito, cai das escadas e precisa ser levada ao hospital. Grace casa-se mesmo assim, sem a presença da irmã que ela tanto ama.

Na primeira noite depois de casados Jack e Grace vão para um hotel e Jack some, passa a noite fora, e no dia seguinte, em que embarcariam para a Tailândia, o casal tem uma briga feia, pelo sumiço do noivo e por não passarem no hospital antes da viagem, mas Jack promete que quando chegarem ao destino contará tudo a Grace.

Logo que chegam no hotel na Tailândia, Jack se revela um louco, lunático e psicopata, revela coisas horríveis sobre seu passado e diz ter uma obsessão por torturar pessoas psicologicamente, vê-las sentir medo, e que seu objetivo não é Grace, mas sim Millie. Grace fica desesperada e tenta ir embora, mas Jack está com seus documentos, dinheiro e passaporte. A moça desce na recepção e pede ajuda, mas Jack faz com ela pareça louca, descontrolada e com problemas psicológicos. As duas semanas que passam lá parecem o inferno; eles saem durante o dia apenas para tirar fotos felizes e, ao voltar, Grace é trancada para fora, na sacada, para pegar um bronzeado e aparentar estar bem quando voltar. Grace trama mil maneiras de fugir, mas todas frustradas e acompanhadas de castigos, como não visitar Millie no internato.

"Antes de compreender minha situação desesperadora, fiz vários planos para tentar fugir de Jack. Mas, no fim, não valia a pena. O preço que eu pagava ficava cada vez mais alto."

Grace conforma-se em só tentar fugir quando voltarem da viagem, mas as coisas só pioram; ela passa os dias presa, é alimentada só quando convém a Jack e ainda tem que fazer a pose de esposa perfeita perante os amigos que Jack leva para jantares em sua casa. Jack parece o marido perfeito, ajuda em tudo em casa e não sai nunca do lado de Grace, nem para ela almoçar com as amigas, ele está sempre junto. Todas suas amigas a invejam, invejam o marido maravilhoso e atencioso que ela tem. Mas, em meio a esta perfeição toda, Millie é quem percebe que tem algo de errado, mas o dia em que a garota mudar-se-á para a casa do casal aproxima-se e Grace precisa dar logo um jeito em Jack, para que a irmã não sofra mais do que ela tem sofrido nesse um ano e meio de casados.

A estória é narrada por Grace, alternando passado e presente, para conseguirmos entender como tudo se desenrolou.

Eu li esse livro em um dia, levei em torno de umas cinco horas, pois não consegui largá-lo até descobrir o final, e que final! A leitura foi tensa, angustiante, eu esquecia de respirar, e quando foi chegando no final eu levava o livro até para o banheiro. Não tenho dúvidas em afirmar que foi uma de minhas leituras favoritas do ano.

16 comentários:

  1. Eu só li comentários positivos sobre esse livro. No momento não ando muito na vibe dele, mas já anotei a dica
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  2. Muitos comentários bons sobre esse livro, acredito que é um livro que deveríamos ler para repensar relacionamentos, namoro, etc. Quero ler, e já na minha lista de desejados desse ano

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Que história eletrizante, quando descobrir a verdade sobre os desejos obscuros e a trama que envolve a personagem Grace em um relacionamento abusivo nesse thriller. Anotando a obra para minhas próximas leituras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ultimamente ando lendo excelentes comentários sobre esse livro e a cada resenha lida minha vontade de ler chega a triplicar! Adorei conhecer suas impressões a respeito da leitura e com certeza me animou a ler ainda mais!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oiê.
    Eu gosto de histórias que mexem com o nosso psicológico, e confesso que senti repugnância de Jack só de ler sua resenha. Infelizmente hoje nos temos mulheres que passam por isso diariamente. Espero que o final do enredo tenha tido responsabilidade emocional para aqueles que forem ler o livro e já passaram ou passam por isso.

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu já li esse livro e comigo aconteceu igual: não dava vontade de parar de ler, tamanha era a vontade de descobrir como a história ia terminar.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro já faz algum tempo, porém sempre fico com receio de dar uma chance. Mais foi bom saber que para você se tornou uma leitura favorita e que a história te fisgou do começo ao fim, com um final arrebatador. Com certeza você fez com que eu tivesse novamente vontade de dar uma chance a esta obra.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Esse livro é maravilhoso! Todos que eu conheço e leram a obra, leram em um tempo bem curto pois realmente não da para parar até chegar ao final, e que final!!!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa... Li esse livro para um clube do livro e só de ler a sua resenha, já lembrei do tanto de raiva que senti nessa leitura! Assim como você, li o livro em apenas algumas horas porque eu precisava saber como toda essa loucura terminaria!!
    Que livro incrível!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Oi Viviane,
    Não sou muito fã de thriller por ficar muito angustiado durante a leitura. Entretanto, fiquei muito curioso em saber como essa história vai terminar. Dica devidamente anotada!
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas a história parece emocionante e que prende, adoro isso, esse suspense psicológico sobre o que vai acontecer e esse desespero para tentar arranjar uma solução, vou anotar a dica pois quero ler. Parabéns pela resenha me deixou curiosa em saber mais da trama e como termina, bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Sempre que eu leio algo ou alguém comenta sobre essa história me da uma aflição sem tamanho ao mesmo tempo que me deixa bem curiosa devido as opiniões positivas como a sua. Protelo por motivos de não ser meu estilo de leitura, mas fiquei bem impressionada com sua resenha, então quem sabe em 2020.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, conheço esse livro e é muito legal, bem escrito e prende o leitor até o fim. Fico imaginando a sua angústia com o enredo. Boa dica de leitura.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? É sempre maravilhoso quando uma história nos prende do início ao fim né? Não lembro de ter lido um livro tão rápido assim, porém entende sua ansiedade em descobrir o final. Adorei a resenha, e penso sim em dar uma chance. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Essa é realmente uma leitura tensa, que prende do início ao fim. Quando li, senti o mesmo que você. Não conseguia me desgrudar do livro, ficava lendo freneticamente para descobrir o final (e que final, né? rs).
    Adorei relembrar um pouco desta leitura através da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro nunca me chamaria atenção pelo título, mas vendo sua resenha, é perceptível o quanto ele te conquistou e te deixou presa no enredo. Fiquei muito curiosa para conhecer! Parece excelente.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir