24/01/2020

[Resenha] Holy Cow | David Duchovny

Holy Cow

Autor(a): David Duchovny
Editora: Record
Páginas: 208
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Uma aventura irreverente e itinerante com muita personalidade, e uma heroína quadrúpede que você não vai esquecer tão cedo.

Elsie Bovary é uma vaca muito feliz em sua bovinidade. Até o dia que resolve sair sorrateiramente do pasto e se vê atraída pela casa da fazenda. Através da janela, observa a família do fazendeiro reunida em volta de um Deus Caixa luminoso - e o que o Deus Caixa revela sobre algo chamado "fazenda industrial" deixa Elsie e tudo o que ela sabia sobre seu mundo de pernas para o ar.

A única saída? Fugir para um mundo melhor e mais seguro. Assim, um grupo para lá de heterogêneo é formado: Elsie; Shalom, um porco rabugento que acaba de se converter ao judaísmo; e Tom, um peru tranquilão que não sabe voar, mas que com o bico consegue usar um iPhone como ninguém. Munidos de passaportes falsos e disfarçados de seres humanos, eles fogem da fazenda e é aí que a aventura deles alça voo - literalmente.

Elsie é uma narradora marrenta e espirituosa; Tom dá conselhos psiquiátricos com um sotaque alemão um tanto forçado; e Shalom, sem querer, acaba unindo israelenses e palestinos. As criaturas carismáticas de David Duchovny indicam o caminho para um entendimento e uma aceitação mútuos dos quais esse planeta tanto precisa.

Resenha: A nossa narradora e protagonista é um pouco diferente nessa estória, pois ela é uma vaca; Elsie é seu nome e ela vive pacatamente em uma fazenda, comendo, dormindo e sendo ordenhada - não necessariamente nessa ordem. Elsie já acostumou-se a viver assim; tem suas amigas vaquinhas, às vezes não se dá bem com os outros animais, mas basicamente vivem todos em harmonia.

Um dia Elsie e sua amiga Malory acham um jeito de cruzar a cerca e ir até os touros, mas Elsie vê-se tentada a ir um pouco além e chega até a janela do fazendeiro; lá ela vê a família em frente de uma caixa com imagens (televisão) que ela imagina ser o deus dos humanos, já que todos ficam muito quietos e concentrados diante dele; o deus caixa está mostrando como são os abates de animais na fazendas, então Elsie fica horrorizada e desorientada, já prevendo o seu triste fim.

"A noite não demora muito a chegar, e, com a noite, uma aventura; uma que mudará minha vida para sempre."

Em mais uma das explorações de Elsie até a casa para ver o deus caixa, ela descobre que na Índia as vacas são sagradas, então decide que é para lá que ela vai. Ela começa a planejar sua partida e, perto do dia, conta para Malory; não demora para a notícia a chegar aos ouvidos do porco, que diz que vai junto, para um lugar onde os humanos não comem porcos; logo em seguida chega o peru, que se torna indispensável para a aventura, já que tem um smartphone e sabe usar.

No dia combinado o trio parte para a cidade, rumo ao aeroporto, em busca da maior aventura de suas vidas e, consequentemente, da liberdade tão sonhada.

"No momento em que saía do celeiro pela última vez, eu me virei e tive uma vontade incontrolável de ficar. Por que será que na hora de deixar algo para trás é que mais damos valor àquilo?"

A estória é super divertida, principalmente no começo; do meio em diante, quando as coisas começam a ficar sérias e tem o suspense de "será que vai dar certo?" já não é tão engraçada, mas ainda assim o suspense e as cenas tensas conseguem prender nossa atenção no livro. Claro que tem várias coisas que não fazem sentido e são inverossímeis, mas, como o sub título diz, é "uma fábula animal". Apesar de ser um fábula, uma estória aparentemente comum, eu pude sentir uma crítica sobre o consumo de carne e o método como são feitos os abates, talvez tenha sido impressão minha, mas depois de ler um livro onde os personagens animais têm consciência, passamos a vê-los com outros olhos.

Ah, algo muito importante: Elsie estava narrando sua aventura em busca da liberdade porque ela virou escritora após ser convidada por uma editora para contar sua história.

5 comentários:

  1. Olá, gente.

    Eu não conhecia este livro e sempre é bom ler uma fábula, elas geralmente são divertidas. Vou anotar a dica literária para lê-la porque sua resenha despertou meu interesse por causa do suspense. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já conhecia o livro por conta do autor, já que gosto bastante das séries em que ele atua. Não tive a oportunidade de ler o livro, mas adoro quando, mesmo com uma história maluca, a obra consegue conscientizar o leitor. Nesse quesito de conscientizar sobre o consumo de carne, o único livro que li que trabalhava isso foi "O jantar secreto", do Rapahel Montes, e adorei.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?

    Adorei a mistura de suspense com conscientização, principalmente quando falamos de algo tão importante como o consumo e a indústria de carne. Infelizmente, não curto muito fábulas, então talvez esse livro não será minas primeira escolha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse enredo tem muitos pontos para reflexão, apesar de parecer bem bobo e leve. Já li muitos elogios e conferir sua opinião me deixou mais curiosa. Parabéns pela leitura e pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    gente tem um filme desse livro não têm? Porque eu juro que já vi essa história, não sei se o Nem que a vaca tussa, mas juro que já vi, e claro amei!!

    ResponderExcluir