23/03/2020

[Resenha] Nem todo amor tem um final feliz. E tá tudo bem. | Felipe Rocha

Nem todo amor tem um final feliz. E tá tudo bem.

Autor(a): Felipe Rocha
Editora: Astral Cultural
Páginas: 192
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Livraria da Travessa

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Relacionamentos podem ter um final feliz, assim como nos filmes. Mas também podem, simplesmente, terminar. E tá tudo bem.

Aprender com os problemas da convivência, com o término e até mesmo com o período de cicatrização das feridas do coração nos ajuda a amadurecer. Términos nos proporcionam novos recomeços e as fases de um relacionamento podem ser difíceis, mas é possível dançar na chuva para lavar a alma e descobrir que a luz no final do túnel depois da tempestade é libertadora.

Resenha: No final de 2018, eu li o livro "Todas as flores que não te enviei", do mesmo autor, e amei demais, então quando vi o lançamento desse novo livro dele, também pela Editora Astral Cultural, não pude deixar de solicitar. E posso afirmar de coração que ambos os livros são maravilhosos.

"Nem todo amor tem um final feliz. E tá tudo bem." é um livro que fala, em forma de textos curtinhos e com uma linguagem super acessível, sobre as mais diversas fases de um relacionamento - desde a paixão até o que sobra depois do término. O livro é dividido em sete capítulos, sendo que cada um deles representa uma fase de um relacionamento, e abaixo vou falar um pouquinho sobre cada um deles.

"Início da paixão" começa trazendo-nos a intensidade de um novo amor, a paixão do encontro, o prazer de ser recíproco, a beleza de se apaixonar. "Reciprocidade" é um texto muito bacana que fala dessa coisa que dá título ao texto e que é tão rara hoje em dia, mas que quando acontece nos faz tão bem. "Eu te amo" traz a confissão de se estar apaixonado, a vontade de estar sempre junto, a felicidade de amar.

"Anestesiado. Me rendi. Você venceu. Eu te amo."

O segundo capítulo fala sobre o que aprendemos em uma relação, como a amizade, a importância das pequenas coisas, a conexão, a saudade quando se está longe etc. "Pequenos detalhes" fala sobre como as menores coisas são extraordinárias e importantes quando temos alguém que amamos ao nosso lado, para compartilhar momentos. O texto "Atração" fala sobre a importância da conexão de almas, e não apenas da atração física, pois sozinha ela não vale de nada.

"Quando alguém chega e consegue se conectar com a sua alma, já era. Game over! Está tudo perdido. Aliás, está tudo ganho. É um maravilhoso caminho sem volta."

No capítulo "Os prazeres da convivência" vamos ler sobre cuidado, proteção, cumplicidade, diferenças, maturidade, paciência, saber reconhecer seus próprios erros, saber desculpar-se, entre outras coisas que aprendemos na convivência de casal. Um texto muito bonito deste capítulo é "Cafuné", que fala basicamente sobre o que é o amor, mas tudo isso de uma forma tão simples e fofa, que é impossível não ficarmos com o coração quentinho.

"Problemas e término" é o próximo capítulo, e nele vamos acompanhar os problemas pelos quais um relacionamento passa quando está próximo do fim. O texto "Sexta-feira sem você" fala sobre a dor que é não ter mais o parceiro ao seu lado e a saudade que fica quando a pessoa se vai, a dor de ser forçado a parar de amar. O capítulo aborda ainda temas como ciúme, despedida, desinteresse, humilhação, indiferença, desamor etc.

A seguir vem um capítulo que fala sobre a solteirice e os aprendizados que vem com ela - saber aproveitar sua liberdade ampliada, saber perdoar-se por ter aceitado menos do que merecia, aprender a cultivar o amor próprio, saber conviver com a própria companhia, deixar para trás o que é passado, saber aproveitar o presente, aceitar seus erros, não perder a esperança nas pessoas e a saber sempre recomeçar.

"A vida de solteiro nos ensina a pegar segurança em nós mesmos, a querer coisas novas e a amadurecer ao quebrar a cara."

O próximo capítulo chama-se "Recomeço da vida" e nele são trabalhados diversos temas do nosso cotidiano em geral. O primeiro texto é "Diga 'não'" e já começa com tudo, dando-nos uma grande lição sobre aprendermos a dizer "não" quando necessário, pensando na gente primeiro, e não nos outros. Ah, e preciso deixar registrado aqui que amei o texto "Gratidão", que vocês devem imaginar pelo título sobre o que fala.

Por fim, o último capítulo, "Libertação, superação e [ex]quecimento" fala sobre renascimento, liberdade para fazer o que quiser e ser quem quiser, cuidados com si mesmo, mudanças e todas as dicas que podem ser úteis para quem está na fase de superar e esquecer alguém.

Vocês devem ter percebido pela resenha o quanto eu amei esse livro, mas vou reforçar: gente, esse livro é maravilhoso, então simplesmente leiam ele! Ah, e além de ser uma ótima leitura, que traz para a gente muitas reflexões e aprendizados, pode ser um ótimo presente também, então fica a dica.

6 comentários:

  1. quando a gente fala de relacionamentos é sempre dificil né?!
    eu já tive relações que pareciam um furação, uns terminos que eu não posso ver a pessoa na rua que eu tenho vontade de agredir, outras que eu ainda não superei. Atualmente meu relacionamento é uma calmaria sem tamanho e acho que era isso que me faltava.
    Adorei a dica, vou anotar aqui pra ler!

    ResponderExcluir
  2. Eu já gostei do livro pelo título que é bem legal, dá a sensação de gente bem resolvida, lendo a resenha, achei realmente extraordinário, certamente, é um livro que quero ler, ter em casa e indicar a amigos e alunos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da premissa do livro. Fala sobre amor, relacionamentos e sobre as sensações. Os capítulos tem títulos bem chamativos, criando um necessidade de ler para entender, simplesmente adorei. Já adicionei no meu Skoob. (@yelloobow/@lunetaliteraria)

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu sigo o autor nas redes sociais e gosto das postagens com o que ele aprendeu em seus relacionamentos ou reflexões oriundas das observações sob relacionamentos de outras pessoas.

    Beijos e o livro me interessou por demais.

    ResponderExcluir
  5. Oiieee

    Dá sim pra perceber o quanto vc amou esse livro. Achei a proposta bem interessante e por estar escrito em forma d epequenos textos dá a impressão de ser uma leitura bem rápida. Fiquei curiosa por esse livro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de livros com crônicas, por esse ser o tipo de texto que mais consumo nas redes sociais! E ele está na minha lista, espero poder ler em breve

    ResponderExcluir