10/04/2020

[Resenha] Todo dia | David Levithan

Todo dia

Autor(a): David Levithan
Editora: Galera
Páginas: 280
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Toda manhã, A acorda em um corpo diferente, em uma vida diferente. Não há qualquer aviso sobre quem será ou onde estará em seguida. De menina a menino, rebelde a certinho, tímido a popular, saudável a doente; A precisa se adaptar.

Já se acostumou com isso e até criou algumas regras para si. Primeira: nunca se apegar; segunda: jamais interferir. E tudo corre bem... até que A desperta no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon.

A partir desse momento, as regras pelas quais tem vivido não fazem mais sentido. Porque, finalmente, A encontrou alguém com quem quer ficar; dia após dia, todo dia. Mas como esperar que uma pessoa que sempre viveu uma vida normal possa entender a realidade de A? Ou até mesmo acreditar nela?

Enquanto lutam para se reencontrar a cada 24 horas, ambos precisam encarar seus próprios demônios, superar suas limitações e redefinir suas prioridades. Rhiannon conseguirá ficar com alguém que muda a cada dia? E até onde A acha justo (ou ético) interferir nas vidas de quem habita? Mas, principalmente, o amor pode mesmo vencer qualquer barreira?

Resenha: A é alguém que todos os dias acorda em um corpo diferente; ele consegue acessar as memórias de seu hospedeiro e tenta interferir o mínimo possível na vida daquela pessoa.

"Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou eu, mas também sou outra pessoa. Sempre foi assim."

Acontece que um dia ele acorda no corpo de Justin, que namora a encantadora Rhiannon. A percebe que Justin não é num bom namorado, e como se encanta por Rhiannon, decide fazer o dia da garota perfeito. Só que ele não tem certeza de como será o dia seguinte, do quanto Justin se lembrará.

A partir do dia em que A conhece Rhiannon, ele faz de tudo para ir até ela, desde que a distância permita. Até que ele não vê alternativa a não ser contar para a garota sobre essa sua peculiaridade.

"Quero contar a Rhianon tudo sobre isso. Porque, quando algo acontece, é ela a pessoa a quem quero contar. O indicador mais básico do amor." 

É claro que inicialmente Rhiannon não acredita e acha tudo uma loucura, mas A consegue convencê-la de que fala a verdade, e então os dois passam a se encontrar sempre que possível.

Porém o plano de A de não interferir na vida do corpo que ele habita naquele dia sai um pouco do controle quando ele não consegue voltar até a meia noite e acaba deixando um garoto dormir dentro do carro na beira da estrada. Quando o garoto acorda, não sabe como foi parar lá e acredita ter sido possuído pelo demônio.

Eu não sei se A é menino ou menina, só sabemos que foi sempre assim, cada dia acordando em um corpo diferente e da mesma idade que a dele. A já se apaixonou por garotos e por garotas, e Rhiannon sentia-se um pouco incomodada quando ele estava em um corpo feminino ou quando a aparência não era exatamente o que ela esperava.

Acredito que a mensagem da leitura seja amar o interior, a alma, independentemente da aparência ou do gênero. O final foi um pouco triste, mas acredito que tenha sido o certo. O segundo volume é "Outro dia" e, pelo o que entendi, será a mesma história, mas contada pelo ponto de vista da Rhiannon.

10 comentários:

  1. Opa, tudo bem por aí?

    Há algum tempo, eu quis muito ler esse livro. Não sei o porquê de eu tê-lo esquecido, praticamente. Agora que li sua resenha, a vontade de lê-lo voltou de vez haha. Obrigado por me fazer lembrar dele. Preciso ler pra ontem!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já li esse livro em outra edição e não sei se era uma época ruim para eu ler mas, não curti tanto quanto gostaria.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É o livro favorito do meu melhor amigo. Ele já está falando pra eu ler fazem uns 4 anos. Parece super legal, mas peguei uma ressaca literária que ta durando horrores. Já está na minha lista de leitura!

    Fique com Deus.

    http://heythay.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu gostei muito da sua resenha e de saber a sua opinião sobre o livro, mas infelizmente ele nunca me chamou tanta a atenção, não ao ponto de querer lê-lo. Mesmo assim, acredito que deve ser uma ótima leitura, ainda mais se traz esses ensinamentos que você citou.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu acho esse livro super interessante, mas até hoje não o li! Foi ótimo ler sua resenha e poder me lembrar dele!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Lendo sua resenha, deu para perceber que a história é um pouco complexa, parece que não vai ter um bom final, garoto(a) mudando de corpo a cada dia. Sim deve ter um significado mesmo, não vejo outra explicação para isso. Quem sabe leio quando sair o próximo livro, assim vou ter uma visão de outro personagem. Parabéns pela resenha fiquei curiosa sobre o personagem e obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa.

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre fico adiando a leitura e nem sei porque. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica vou tentar adquiri -lo o mais rápido possível e lê-lo, mesmo sabendo que o final é um pouco triste.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Li esse livro logo que ele foi lançado e lembro que a história realmente me emocionou e me fez repensar em alguns pontos. Curti muito relembrar um pouco desta história através de sua resenha. Até me deu vontade de ler a continuação ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi <3
    Eu AMO esse livro e saber que vc também gostou me deixa super feliz.
    lembro que fiz tantas marcações na história, na época que eu li rsrs. Estou com vontade de reler.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li esse livro, mas morro de vontade de fazê-lo visto os inúmeros comentarios posivitos sobre ele. Adorei a resenha, ficou maravilhosa.

    ResponderExcluir