13/05/2020

[Textualizando] Mãe

Olá, livreiras e livreiros! Em homenagem ao mês das mães, trouxemos para vocês um texto lindo que fala sobre essas mulheres maravilhosas que temos o prazer de chamar de "mãe", que está presente no livro "Poesia que transforma" e foi escrito pelo grande poeta Bráulio Bessa. Vamos conferir?

Mãe

Quantas vezes eu penso aqui sozinho
se eu mereço um amor tão puro e forte,
se foi Deus, o destino ou se foi sorte,
afinal, é tão duro esse caminho.
Aí chega você com seu jeitinho
me dizendo por onde caminhar,
cada pedra que eu devo desviar,
não descuida de mim por um segundo.
Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
não seria o bastante pra te amar!

Te amar pelas noites maldormidas,
por pensar mais em mim do que em você,
pelas vezes que ouvi você dizer
que a vida era cheia de feridas,
e que é justo nas dores mais doídas
que a gente aprende a suportar,
que é caindo que se aprende a levantar,
até mesmo do poço mais profundo.
Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
não seria o bastante pra te amar!

Te amar por ser brisa e furacão,
pelas vezes que tirei o seu juízo,
pelas vezes que estive indeciso
e você me ensinou a direção.
Te amar, mãe, por pura gratidão.
Te amar simplesmente por te amar.
Não existem palavras pra explicar,
só se pode sentir, bem lá no fundo.
Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
não seria o bastante pra te amar!

Te amar por estar perto de mim,
não por ter o seu sangue ou sua cor.
Te amar só por ter o seu amor.
Te amar mais pelos nãos que pelos sins.
Te amar por plantar no meu jardim
o amor maior que se pode amar
e mostrar a forma certa de regar
esse sentimento puro e tão fecundo.
Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
não seria o bastante pra te amar!

Por ser inteira em pedaços,
por ser lar e por ser lida,
por ser mil em uma só,
por ser sempre repartida,
por ser um pedaço de Deus
me dando um pedaço de vida.

Bráulio Bessa

POSTAGEM POR: LARISSA E VIVIANE

12 comentários:

  1. Que lindo!!! Sou mãe e espero que meu filho pense um pouquinho como o autor do poema pensa!!!
    Lindo demais
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vão as coisas?

    Que texto lindo... O Bráulio escreve coisas que tocam a alma. Mainha é tudo para mim, então, é impossível não se sentir tocado com o texto. Mães são vida <3

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Que coisa mais LINDA. Nada melhor que homenagear essas pessoas guerreiras, fortes e que dão sua vida para outras pessoas. Amei demais, e a homenagem foi perfeita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que poema lindo, adorei por ser mãe e pensei muito na minha mãe também, muitas coisas nos tocam, mas lindas palavras guardamos para sempre. Obrigado por essa homenagem, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ai, meninas!
    Chorei!! Chorei mesmo!!!
    Saudades que me deu de abraçar minha mãe, de sentir o cheirinho de café que ela sempre tem!!!
    Beijos e obrigada por essa emoção!
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas!
    Awn, adorei o poema! Que coisa linda de se ler! Uma boa escolha a de vocês! Feliz dia das Mães!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Me emocionei. Lindo texto. Estou longe da minha mãe que enfrentou uma barra nesse período mas saiu vitoriosa e com meus filhos aqui pertinho, é muito amor.
    É um sentimento lindo.
    Obrigada.
    Beijos para vocês.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que poema mais lindo e tocante! Bela homenagem às mães. Esse poema aquece ao coração e desperta emoções gostosas e saudosas. Lindo!

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    que texto maravilhoso, é uma excelente homenagem para todas as mães ele aquece o coração <3

    att,

    ResponderExcluir
  10. Lindo demais mãe é um ser que deveria ter vida eterna. Uma homenagem mais que merecida.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Que texto mais lindo! O Braulio sempre encanta com seus poemas né? Até eu que não sou muito de ler poesia, amo o autor.
    Apesar de não ser mãe, me emocionei com as palavras do autor. O amor de mãe é realmente único e traz um conforto que não tem igual. Uma linda e muito merecida homenagem para as mães.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. olá

    Brausio sempre acerta com as palavras e seus versos conseguem traduzir bem situações, pessoas, datas especiais e tudo mais.

    Beijos

    ResponderExcluir