08/06/2020

[Resenha] Irreais versos reais | Caroline Pestana

Irreais versos reais

Autor(a): Caroline Pestana
Editora: Amazon
Páginas: 106
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon

*E-book cedido em parceria feita no Instagram


Sinopse: Irreais Versos Reais é uma coletânea de crônicas e poesias redigidas ao longo de dez anos, muitas das quais são baseadas em momentos reais vividos pela autora. Ainda, atuando como porta-voz, Caroline Pestana apresenta os textos do Jardineiro Pestana.

Resenha: Esse é um livro formado por crônicas e poemas; as crônicas nos trazem reflexões maravilhosas, enquanto os poemas nos permitem sentir as mais diversas sensações.

A primeira crônica é "Observador silencioso", e fala de um homem que, com seu ego super inflado, sempre se achou o melhor, o mais inteligente, o perfeito. Ele trabalhava no ramo financeiro de uma empresa grande, e estava sempre procurando pequenos erros e dando broncas nos que tinham cargos inferiores ao seu. Um dia, porém, seu chefe o coloca em um cargo um tanto quanto inusitado: o de observador.

"O que acontece é que, sempre muito crítico, cheio de lógica e cheio de mim, passei minha vida toda observando os erros dos outros e usando-os a meu favor."

Uma crônica que me emocionou bastante foi "O gatilho", que fala sobre uma garota que, aos seus doze anos, quando estava tendo uma aula na qual a professora falou sobre abuso, teve certas lembranças, que haviam sido até então bloqueadas da sua memória.

"Aos doze anos, aos trinta e talvez nem mesmo aos cinquenta, você não saiba a importância de falar sobre um trauma. Falar ajuda a 'fazer as pazes' com o que você sente e lidar melhor com seus problemas. Falar ajuda outras pessoas a também se abrirem ao descobrir que nós não estamos sozinhas. E falar ajuda a conscientizar as pessoas sobre algo que sempre aconteceu, mas nem sempre foi exposto."

Temos ainda diversas outras crônicas - são nove no total -, como "O juiz", que fala de um homem que vive praticamente para o trabalho e para o dinheiro que ele proporciona; "O mentiroso", que fala sobre a mentira, sobre como ela é usada por todo mundo, nos livrando e poupando de muitas coisas; e "1970", que é uma estória bem triste sobre uma família humilde de oito irmãos.

Na segunda parte do livro encontramos poemas simplesmente sensacionais, que falam de temas como a própria poesia, amor, estereótipos, fins, o mar, dores, sentimentos em geral, entre outros. Eu fiquei simplesmente apaixonada e encantada com a forma de escrever da Caroline, não consigo nem explicar.

"Se todas as semanas
De um ano inteiro
Fossem ao seu lado
Eu ainda iria querer mais //
Concede-me então
Uma vida inteira
Com o máximo de dias
Pra ser feliz"

A seguir, ainda na linha dos poemas, temos uma parte separada, intitulada "Surreais versos inversos", em que vamos ler poemas do Jardineiro, um outro escritor, que insiste em manter sua identidade no anonimato, sendo assim a Caroline só conseguiu publicar seus poemas através do seu livro - e ainda bem que ela o fez, pois essa pessoa, seja quem for, tem muitas palavras maravilhosas para espalhar pelo mundo. Os poemas do Jardineiro também são simplesmente sensacionais, apaixonantes, fazem a gente refletir a cada palavra escrita; os poemas "O oráculo de Delfos" e "Debaixo desse céu" são lindos demais, sério!

Eu gostei demais desse livro, principalmente dos poemas - quem me conhece sabe que sou louca por poesias -, que me tocaram de uma forma inexplicável. Gostaria de agradecer à Caroline e ao Jardineiro por serem exímios naquilo que fazem: escrever, e fazer as pessoas sentirem e refletirem através de suas palavras.

7 comentários:

  1. Oi Larissa!!

    Devo dizer que eu não leria esse livro, porque crônicas e poesias não faz exatamente o meu gênero literário preferido, mas, sem dúvidas essa deve ser uma boa leitura para quem gosta do gênero.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oiii Larissa

    Houve uma época da minha adolescência em que eu i vários livros de crônicas, poesias ou poemas, mas depois saturei e nunca mais me interessei. De momento, não seria um livro que eu leria, mas se um dia voltar a nostalgia de ler um livro de crônicas, vou me lembrar de pssar por aqui e anotar a dica deste.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Faz um tempo que eu não leio um livro de poemas e cronicas então ler sua resenha me deixou animada para conhecer a obra. Espero gostar tanto quanto você

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que a leitura tenha sido agradável e tenha acrescentado algo de positivo na sua vida. Leituras assim são sempre bem vindas. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Acho que já comentei que adoro poemas, mas faz muito tempo que não leio. Só pelo título me deu uma ideia de como o livro é, me parece ser reflexivo e maravilhoso de ler. Obrigado pela dica já anotei aqui, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa.

    Eu gosto de ler crônicas, mas poemas já tem algum tempo que não leio. Achei bem interessante sua dica literária. Vou adicionar na lista de desejados. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oiê!!!
    Eu não conhecia o livro, mas ele me chamou a atenção por ter crônicas e poemas, duas coisas que curto muito ler!! :)
    Já anotei a dica para leitura!

    ResponderExcluir