01/06/2020

[Resenha] O enigma | Darlon Carlos

O enigma

Autor(a): Darlon Carlos
Editora: Bindi
Páginas: 325
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon

*E-book cedido em parceria feita no Instagram


Sinopse: Um vídeo está percorrendo toda a deep web. Fazendo tanto sucesso que extrapolou esses limites, sendo enviado para celulares, grupos de bate-papo e na "nuvem".

O vídeo sempre se apresentava de forma diferente dependendo de quem o assistia, mas seu final permanecia o mesmo: um ser abissal devorava seu parceiro e lançava uma charada em uma placa escrita à mão.

A partir daí, a sorte está lançada, um ser mitológico passa a perseguir o telespectador em busca do seu ENIGMA. Um Enigma cuja resposta é: O Homem!

Você é capaz de desvendar esse quebra-cabeças? Descubra e viva um pouco mais para saber a conclusão dessa aventura.

Resenha: Nos dois primeiros capítulos vamos conhecer dois personagens, Raul e Camila, respectivamente. Eles não têm nada a ver um com o outro, exceto pelo fato de que assistiram a um vídeo que estava circulando e tiveram uma morte macabra. Os vídeos são sempre diferentes para cada pessoa, mas com algumas coisas em comum: são eróticos, tendo como protagonistas uma mulher ou um homem grandes, com pele avermelhada, olhos de felino e dentes em forma de presas; e no final aparece um enigma.

"No final, apareceram algumas inscrições bobas como 'sabe qual é o enigma? Tente resolvê-lo, ou então vai ser devorado!'. Uma porção de blábláblá. No final, quando tudo terminou, somente uma palavra ficava na tela escura: O Homem."

No capítulo que vem a seguir somos apresentados a Dom Crucífero, um homem misterioso que tem algumas conversas enigmáticas ao longo do livro, as quais a princípio não entendemos muito e temos que apenas aguardar fazerem sentido dentro da estória.

Lemos então sobre mais algumas pessoas que assistiram ao vídeo, foram perseguidas por um ser mitológico e, não sabendo a resposta do enigma, foram mortas. A seguir, após sermos apresentados ao caos que está acontecendo por causa dos vídeos, às perseguições e mortes que estão sendo causadas, conhecemos Virgínia.

Virgínia é uma moça que trabalha na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, onde faz pesquisas pessoais também, pois gosta de descobrir mais sobre símbolos antigos e ocultistas. Um dia, Dom Crucífero vai até ela para pedir-lhe que faça uma pesquisa para ele, e ela aceita. Por causa de seus conhecimentos, ao dar de cara com o ser mitológico, Virgínia consegue desvendar o tal enigma, e é então que vai parar no Limbo, junto a outras cinco pessoas, que também descobriram qual era o enigma, o que dá início à segunda parte do mesmo.

"Em um momento estamos em nossas vidas simples e sem muito sentido, depois estamos dentro deste lugar que ninguém sabe de onde veio e quem fez."

Foi uma leitura muito diferente do que estou acostumada, que me tirou totalmente da minha zona de conforto, pois não costumo ler nada muito fantasioso, e "O enigma" tem seres mitológicos, acontecimentos totalmente fora da realidade, sociedades secretas etc. Por ter sido um livro assim, totalmente inesperado e diferente para mim, eu considero ter gostado da leitura, na medida do possível; fiquei com algumas dúvidas no final, que não sei se eu não entendi ou se não foram esclarecidas mesmo, mas é um bom livro para quem curte esses elementos que citei anteriormente.

"Sua mente era um redemoinho de pensamentos e indagações, tudo aquilo que estava acontecendo não podia ser verdade, não era real. Não podia ser de forma alguma!"

7 comentários:

  1. Oi Larissa.

    Eu não conhecia este livro e através da sua opinião eu fiquei com vontade de lê-lo e descobrir mais sobre a história. Fiquei bastante curiosa pelo vídeo. Já estou adicionando na lista de desejados. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. A proposta da leitura é bem diferente, não conhecia o livro acredito ter sido uma boa experiência, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa pela premissa não esperava nada que envolvesse fantasia, o que acabou me surpreendendo quando falou que tem coisas mitológicas. Com certeza seria um livro que leria haha uma pena que apesar de ter gostado, ficou algumas dúvidas ainda no final. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa!

    Não conhecia esse livro e nem o autor, mas, adorei a premissa dele, adoro livros de fantasia, esse tem um tom leve de thriller, acho que seria uma boa leitura para mim!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  5. por não ser uma leitura que não lhe agrada, ficou claro que você não gostou nem do "diferente" nem da leitura, porém me deixou com vontade de ler esse e-book e entender sua impressão.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser daqueles livros que nós surpreende em muitos aspectos, né? Já fiquei curiosa e vou salvar a dica!

    ResponderExcluir
  7. Uma premissa diferente e muito interessante, fiquei com vontade de ler. Embora eu não costume ler livros com essa temática, eu gosto bastante de tramas assim. Achei a capa maravilhosa!

    ResponderExcluir