19/08/2020

[Papo de livreiras] Livros ruins

Olá, livreiras e livreiros! Como estão? Hoje vim papear com vocês sobre um assunto que eu venho pensando há dias, e gostaria de falar para vocês o que eu acho. Vamos conferir?

Olhando meus livros esses dias, me deparei com alguns que, lendo as sinopses, de acordo com o que eu gosto de ler hoje e vendo que eles não fazem mais "o meu tipo", anotei mentalmente que eles eram "ruins", mas será que existem mesmo livros "ruins"?

Juntando o meu eu pessoa, meu eu leitora e meu eu estudante de Letras, hoje considero que absolutamente todos os livros são bons, cada qual da sua maneira. Sim, eu acredito que todos os livros têm algo a nos acrescentar. Sério, se alguém dedicou seu tempo para escrever aquele livro, mesmo que ele seja um conto de dez páginas ou um livro infantil com dez frases, é porque de alguma forma é uma leitura que vale a pena.

Aí vocês me perguntam: "mas Larissa, tu nunca leu um livro e disse que ele era ruim?" ao que eu respondo: já sim - vários, aliás -, e já fui bem mais mesquinha com isso antigamente, mas hoje em dia eu tenho a crença de que todos os livros nos trazem algo de útil - e, parando para analisar agora, até aquele livro que eu considero o pior da vida (não citarei nomes, obviamente) me trouxe algo de bom - no caso desse em específico, algumas reflexões.

Eu já tive fases em que nada da minha estante me chamava a atenção, mas já tive fases também - como a que estou no momento - em que eu quero ler absolutamente tudo o que vejo pela frente, pois acredito que todos os livros são bons, cada qual da sua forma e do seu jeito, e que todos irão me acrescentar de alguma maneira.

Enfim, basicamente o que eu quero dizer é que: todos, absolutamente todos - sem nenhuma exceção - os livros do mundo trazem algo de bom, todos os livros têm algo a oferecer ao leitor. E se enquanto você lia essa postagem pensou em algum livro e teve vontade de comentar "ah, mas o livro tal é péssimo em todos os sentidos, não me acrescentou em nada", pense: será mesmo que não? Será que você não leu ele no momento errado? Será que lendo ele novamente hoje, ou daqui a dez anos, ele não vai ser uma leitura útil de alguma forma? Fica a reflexão.

POSTAGEM POR: LARISSA

7 comentários:

  1. Concordo com você Larissa, todos os livros tem algo bom para acrescentar na vida de alguém. Eu acredito que a função dos livros é serem lidos, o leitor gostando ou não da história ele terá cumprido sua função. As vezes a história do livro funcionou para mim mas, acabou não funcionando para você e isso, não quer dizer que o livro é ruim e precisamos continuar divulgando a história, apenas para o livro cumprir sua função.

    ResponderExcluir
  2. Se existe livro ruim eu não sei, eu sei que a leitura é muito pessoal, depende do seu estado de espirito, sua carga de vida, de N fatores e por isso que as vezes os livros que todo mundo gosta a gente odeia, como foi meu caso com As Vantangens de Ser Invisivel e Garota Exemplar.
    Adorei sua reflexão, muito interessante!!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiee Larissa

    Eu acredito que existem livros que são mal revisados, nenhuma estória ou idéiaé ruim, mas ela precisa ser trabalhada, desenvolvida, então tem livros que a gente nota que o autor foi e jogou a idéia lá mas faltou aquela boa revisada, talvez uma segunda opinião. Isso quer dizer que o livro é ruim?Nem sempre, pois as idéias podem ser boas, apenas mal executadas né. Eu sou dessa opinião atualmente, mas tb concordo que de cada livro a gente tira um pouquinho e pode refletir tb.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ivy! Isso aconteceu no livro "Vox da Christina Dalcher" o plot da história é incrível, cheio de ação mas, quando concluí o livro percebi que faltou muito desenvolvimento e fiquei decepcionada. Acredito que faltou uma revisão geral de várias coisas nele e principalmente, do pensamento que a autora queria passar para os leitores.

      Excluir
  4. Oi!!

    Eu concordo, toda leitura é válida, se tudo fosse voltado só pra o que eu acho que é bom, o que seria de você, né? Acho muito mesquinho e até mesmo injusto classificar como leituras boas e ruins... acho que existem coisas que não funcionam com algumas pessoas. Sempre que leio uma obra na qual eu não me identifico e não funciona para mim, falo justamente isso, pois para outra pessoa pode funcionar.

    Gostei do post e do debate;

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Por isso atualmente tenho o pensamento de nunca julgar um livro antes de conhecer. Sem dúvidas já passei por essa fase de pensar que era algo ruim sem conhecer propriamente, mas com o tempo a gente percebe que nosso gosto é um e das outras pessoas podem ser outro. Toda leitura tem sua relevância e importância para alguém, por isso nunca devemos menosprezar. Adorei o debate e reflexão sobre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acho que livros ruins é algo bem pessoal, sabe? Também acredito que independente se a leitura foi razoável ou não, de alguma forma ela traz algum ensinamento. Acho que o mais importante é a forma como a gente aborda isso em nosso conteúdo. Gostei do seu post!

    ResponderExcluir