17/08/2020

[Resenha] Não se humilha, não | Isabela Freitas

Não se humilha, não

Autor(a): Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
Páginas: 293
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Muito antes de decidir desapegar, Isabela passou por poucas e boas. De férias da faculdade de Direito e longe dos amigos Pedro e Amanda, às vezes ela se envolve com alguém para se distrair, mas nenhum ficante faz seu coração bater mais forte. Dessa vez, é só um garoto do curso de inglês.

A única coisa que Isabela e Fábio compartilham são os beijos, e ela sabe que a história deles não tem muito futuro. A agitação da volta às aulas traz Gustavo Ferreira, que entra em sua vida de forma arrebatadora. Lindo e de uma tradicional família de Juiz de Fora (MG), ele a convida a embarcar em sentimentos totalmente novos.

Isabela parecia ter encontrado o garoto dos sonhos... até despertar para uma realidade bem diferente. O que começa como conto de fadas logo muda de figura, e ninguém imagina que por trás das declarações de amor de Gustavo nas redes sociais há uma garota que a cada dia perde mais o brilho, que se vê obrigada a medir cada gesto e já nem se reconhece mais.

Resenha: O primeiro livro da série, "Não se apega, não", começou com o término de Isabela e seu até então namorado, Gustavo, e os outros dois livros, "Não se iluda, não" e "Não se enrola, não", narraram a vida dela depois disso. Já "Não se humilha, não" vai se passar antes do primeiro livro e, assim, contar para a gente como foi que Isabela conheceu Gustavo.

Enquanto seus melhores amigos, Amanda e Pedro, viajavam, Isabela passou as férias da faculdade na cidade mesmo, frequentando um curso de inglês. E foi nesse curso que ela conheceu Fábio. O garoto beijava muito bem, porém servia só para isso mesmo; Isabela e ele nunca conseguiram manter uma conversa, pois Fábio era quieto e nunca engrenava em nenhum assunto. Obviamente, Isabela, que sempre foi bem tagarela, estava decepcionada com a situação. Um dia, totalmente determinada a conversar de verdade com Fábio, Isabela falha novamente e decide que não dá para continuar, então termina - será que dá para chamar isso de término? - com o garoto.

"Será que se tornar adulto era isso? Não saber o que fazer, mas mesmo assim ter que tomar uma decisão?"

Alguns dias depois, ela convence Amanda a ir em uma festa da Faculdade de Medicina - nenhuma das duas são muito de ir em festas, mas dessa vez quem iria tocar era "É o Tchan" e, segundo Isabela, ela era fã demais para perder essa. Chegando lá, imaginem qual não é a surpresa das meninas ao encontrarem Gustavo, o novato lindo de morrer da faculdade... E, para melhorar ainda mais as coisas: ele vai para a mesa delas, entre todas as outras. E, bem, vocês já devem imaginar o que veio a seguir - sim, Isabela e Gustavo deram uns beijos durante a festa.

Após a tal festa, na qual Isabela e Gustavo ficaram no maior love, o rapaz começou a levar Isabela nas festas da sua família e apresentar ela a todos como sua namorada. Nossa mocinha estava se sentindo nas nuvens, afinal, ele era um príncipe, o sonho de qualquer garota - tratava ela bem, era carinhoso, apresentou ela para a família, levava ela para sair cada vez que completavam mais um mês de namoro etc.

Passados alguns meses de um namoro dos sonhos, porém, Gustavo começou a mostrar-se ciumento, possessivo e abusivo. Ele reclamava das roupas de Isabela, da altura que ela falava, dos amigos dela, enfim... de tudo que formava a personalidade da garota.

"Se dói, se machuca, se é pesado, se está difícil demais... Meus amigos, sinto muito, mas não é amor.
É abuso.
É dor."

O tema central da estória, como vocês devem ter percebido, é o relacionamento abusivo. Isabela explora bastante esse tema, mostrando como é estar em um relacionamento do tipo, como podemos identificar isso e dando dicas para darmos o fora da situação.

Gente, vocês não têm noção da ansiedade que eu estava por esse livro desde que descobri que ele seria lançado - pois, até então, eu achava que "Não se enrola, não" era o último. Eu agarrei-me no livro logo que ele chegou aqui em casa e só larguei de noite para dormir porque estava realmente com muito sono - mas acordei no outro dia e terminei, haha. Eu amei esse livro, eu amo essa série. Obrigada por mais esse livro e esses conselhos arrasadores, Isa!

"A gente tem que se encaixar na gente. Ser um quebra-cabeça completo. Daqueles de três mil peças bem complexos, mas que quando terminamos de montar, são de se admirar. Não adianta tentar cobrir nossos buracos com as peças de outra pessoa. Tem gente que não tem peça suficiente nem para formar sua própria imagem, que dirá para nos emprestar alguma peça... Não somos metades, sabe? Somos inteiros."

8 comentários:

  1. Engraçado, eu sempre achei que essa série era bem teen. Não fazia ideia que era um pouco mais adulta.
    Gostei de conhecer a obra aqui através de sua resenha.
    Muito obrigado pela dica. Vou colocar na minha listinha.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Olá, li o primeiro livro e pra ser sincera achei a ideia genial, depois foi ficando meio massante, sabe? Infelizmente abandonei os outros mas fico feliz que para voce a leitura tenha funcionado.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana saber que a leitura foi positiva por você, eu sempre tive curiosidade em relação a essas histórias, estou ainda mais inclinada pelas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Não curto a autora, mas fiquei feliz em saber o andamento que ela deu para a série, tratando sobre assuntos do cotidiano de maneira séria! é bom para alertar o publico alvo dela.
    Gostei da resenha.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não é um tipo de leitura que faria normalmente, mas a bandeira que a autora levanta é uma que gosto sempre de apostar, por isso ainda quero um dia conferir os seus livros. Adorei o que falou sobre, por isso fiquei bem curiosa. Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já li o primeiro livro da Isabela e achei ele bem legal, acho que é o tipo de livro que com certeza ajuda as pessoas que estão passando por situações similares. Não sabia que esse acontece antes dela conhecer Gustavo, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei o primeiro livro dessa série de presente e até hoje não consegui ler kkkkkk Jesus amado, está na lista pra desencalhar e uma hora chego lá. Sempre ouço falar muito bem dos livros da Isabela e tenho minha curiosidade com a escrita dela.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas pelo jeito, ela aborda sobre um assunto tão importante de uma maneira leve, né? Gostei disso. Espero conhecer essas obras da Isabela em breve.

    ResponderExcluir