10/08/2020

[Resenha] A cinco passos de você | Rachael Lippincott

A cinco passos de você

Autor(a): Rachael Lippincott
Editora: Globo Alt
Páginas: 288
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante - e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância - ou seis passos - de outros pacientes com a doença. O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava.

O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a cinco passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?

Resenha: Stella Grant tem fibrose cística, uma doença que afeta seus pulmões, não deixando eles funcionarem normalmente. De tempo em tempo, ela volta ao hospital para fazer tratamentos e ficar boa, mas dessa vez é diferente, pois ela sente uma grande necessidade de ficar saudável pelos seus pais, já que eles se divorciaram e não têm mais um ao outro.

Will Newman está prestes a completar dezoito anos e está no hospital St. Grace para um tratamento experimental. Além de ter fibrose cística, ele contraiu há pouco tempo burkholderia cepacia. Will já passou por muitos hospitais, pois sua mãe está enlouquecida atrás da cura para ele, mas acontece que ele é do tipo rebelde, e não quer uma cura, e sim viver enquanto ainda tem tempo.

"Chega de hospitais. Não vou mais ficar preso dentro dessas paredes brancas e insossas, iguais no mundo inteiro, enquanto médicos tentam remédio após remédio, tratamento após tratamento, e nenhum deles funciona.
Se eu vou morrer, gostaria de pelo menos viver primeiro.
E daí posso morrer."

Nossa protagonista é obcecada por estar no controle e ver tudo em ordem, então imaginem o desespero dela ao saber que Will não está nem aí para remédios, tratamentos e cura. Mas, após algumas conversas e um acordo, ele passa a seguir o tratamento; aliás, os dois passam a seguir o tratamento juntos, por chamada de vídeo, todos os dias, já que pacientes com fibrose cística não podem chegar menos que seis passos perto um do outro.

"Para quem tem fibrose cística, a infecção cruzada causada por certos tipos de bactérias acarreta um risco enorme. Um simples toque entre dois pacientes pode literalmente matar ambos."

Aos poucos, vai ficando cada vez mais difícil para Stella e Will controlarem o que sentem um pelo outro, principalmente porque não podem nem chegar perto. Imaginem a situação de dois jovens apaixonados que não podem nem pegar na mão um do outro... sim, sem dúvidas é uma das coisas mais tristes já escritas.

Preciso de um parágrafo especial para falar dos personagens secundários. Meu favorito, de longe, é Poe, o melhor amigo de Stella desde que ela começou a ir para o St. Grace; ele tem a mesma doença que Stella e os dois praticamente cresceram juntos no hospital. Abby, a irmã mais velha de Stella, também é outra personagem pela qual tenho um carinho muito especial. Camila e Mya, amigas e Stella, e Jason e Hope, amigos de Will, também são personagens maravilhosos, apesar de não terem aparecido muito.

Gente, eu passei o livro inteiro esperando um final triste - vocês já devem imaginar qual -, estava certa de que isso iria acontecer, tanto que as últimas páginas li prendendo a respiração; mas, acreditem, o final conseguiu ser ainda mais triste do que a gente espera. Enfim, leiam esse livro e venham me fazer companhia nesse mar de sofrimento!

4 comentários:

  1. Nossa esse livro conquistou muita gente né, o filme também dizem que é muito bonito!
    Eu confesso que não gosto muito dessas histórias de pessoas doentes, parece meio apelativo pra mim, mas eu quero assistir o filme, parece bem sessão da tarde né.
    Adorei sua resenha, muito boa!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Até o momento eu só assisti o filme e gostei bastante, mas tinha despertado em mim a vontade de ler, mas sua resenha me fez perceber algumas diferenças que eu quero me aprofundar, ter um quadro melhor da vida dos protagonistas coisa que no filme pareceu estar um pouco raso. Adorei sua dica e com certeza eu vou logo, logo.

    Beijos
    https://leitura-terapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Nossa de verdade parece ser bem triste a história. Toda a coisa de não ter uma solução é bem agoniante. Eu confesso que fujo um pouco de livros que se passam em hospitais, ainda mais por conta da situação do tempo em que estamos. Porém ainda assim gosto de ler dramas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Vou te confessar que eu tentei ler esse livro, mas não consegui ler nem 100 páginas e abandonei. Achei a escrita da autora bem monótona e e não me apeguei aos personagens. Mas que bom que gostou tanto. Já ouvi muitos comentários sobre o final ser muito triste mesmo e todo mundo que eu vejo comentando fala que chorou demais. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir