05/12/2016

Resenha: Dançando sobre cacos de vidro - Ka Hancock

Dançando sobre cacos de vidro

Autor(a): Ka Hancock
Editora: Arqueiro
Páginas: 329
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5





Sinopse: Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles.

Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam - por escrito - um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente.

Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins - alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética.

Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor.

Resenha: Este livro já estava há muito tempo na minha estante (na verdade, na da Larissa), então este ano coloquei ele na minha meta de leitura do Skoob. Daí, entre uma parceria e outra, peguei ele para ler.

Então... É de longe o livro mais triste que já li, digno de Nicholas Sparks, inclusive estou desconfiando que foi ele quem escreveu o livro, usando um pseudônimo. Mas vamos à resenha...

Lucy era a mais nova de três irmãs. Muito cedo, aos cinco anos, conheceu a morte, quando ela veio buscar seu pai. Mais tarde, aos dezessete anos, perdeu a mãe, vítima de câncer de mama. Mesmo com todo este sofrimento, se tornou uma mulher forte e decidida, mas o gene maldito do câncer sempre "rondou" as irmãs.

Na festa de seu aniversário de vinte e um anos, organizada por sua irmã do meio, Lily, Lucy conhece Mickey, um homem um pouco mais velho, mas fascinante. Foi amor à primeira vista, de ambos os lados, mas mesmo a moça lhe deixando seu telefone, Mickey não ligara.

Meses depois da festa, a irmã mais velha, Priss, precisa passar por cirurgia, pois descobriu um nódulo suspeito no seio. Então, Lucy, ao ficar de acompanhante da irmã no hospital, reencontra Mickey, na condição de paciente, na ala psiquiátrica, pois o rapaz tem um grave transtorno bipolar, geneticamente herdado de sua mãe. Mas Lucy decide lutar por ele e enfrentar os desafios da doença do rapaz. Após um tempo eles se casam, contra vontade das irmãs de Lucy.

Após alguns anos de casados e algumas internações de Mickey, Lucy descobre um câncer de mama. Após lutar bravamente e vencer, eles prometem um ao outro que nunca terão filhos, pois não querem passar para uma criança inocente o câncer da mãe ou a doença mental do pai. Mas no aniversário de onze anos de casados, durante um exame de rotina, Lucy descobre estar grávida.

"Este é o meu demônio. A incógnita que me aguarda toda manhã ao despertar. Estou saudável hoje? Será que aconteceu alguma rebelião celular enquanto eu dormia? Alguma revolta citoplasmática da qual eu devesse estar ciente? É um inferno. E, se quer saber, meu inferno é pior que o seu, porque não só preciso me preocupar comigo e com as minhas células, como também vivo ansiosa por causa de minhas irmãs. É exaustivo se preocupar tanto assim. É um jeito muito instável, doentio e idiota de viver."

Mas a alegria do casal dura pouco. Com pouco mais de dois meses de gestação, os médicos descobrem que o câncer voltou, muito mais agressivo e com metástase nos pulmões. A decisão mais certa a se tomar, seria interromper a gestação para poder começar um tratamento agressivo contra o câncer. No dia e hora marcados, Lucy se dirige à clínica que mataria sua filha (pois ela tinha certeza que seria uma menina) para salvar sua própria vida.

"Ao voltar, o câncer costuma se mostrar vingativo."

A partir desta parte do livro, as lágrimas não pararam de rolar. O tema "câncer de mama" mexe muito comigo, pois minha mãe já passou por isso (está curada), e eu também já passei por cirurgia para remoção de nódulo no seio (benigno), e, para piorar, envolve bebê, um aborto - que sou totalmente contra, em quaisquer circunstâncias. Foi uma leitura bem difícil e muito triste, mas valeu muito a pena. No gênero romance, com certeza foi o melhor que li neste ano.

"Não demorou para que eu entendesse o que ele quisera dizer. Cacos de vidro. Nesse momento, estávamos descalços e dançando sobre um mar de cacos de vidro. Por mais verdadeiro que isso fosse, porém, Mickey sabia que eu dançaria com ele para sempre se pudesse, mesmo que meus pés sangrassem."

14 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Não curti muito a premissa, achei drama demais (característica do Nicholas Sparks que não gosto). Mas que bom que você curtiu a leitura!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Gente... não posso nunca ler esse livro. Também tenho esse fantasma na minha família, minha avó e minha mãe tiveram CA de mama (graças a Deus curadas) e com certeza choraria do início ao fim.

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  3. Uau! Está faz tempo na minha estante também, mas faltava mais ânimo para ler ele, não fazia a menor ideia que se tratava de algo tão sério. Já estou curiosa com o final!
    Beijos ❤
    JP

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom? Menina eu geralmente fujo de livros tristes assim, mas esse parece ser ótimo. Eu amei sua resenha, com certeza vou ler o livro quando eu tiver um tempinho ^^

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie =)

    Esse é um livro do qual sempre leio boas resenhas, mas ainda não tive oportunidade de ler. A história me chama bastante a atenção, e depois de ler a sua resenha reavivou em mim a minha curiosidade.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi, meninas.
    Nunca tinha lido nada a respeito desse livro, mas fiquei bem curiosa depois dessa resenha. Gosto de livros que da aquele aperto no peito rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Viviane, tudo bem?

    A história parece linda demais!! E imagino o quanto deve mexer com vc. No momento está estou com muitos dramas pra ler esse livro, mas anotei a dica <3

    Linda a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu nunca havia ouvido falar do livro, mas eu fico bem receosa antes de ler esses livros, por se tratar de temas muito pesados e tristes, coisas que eu sei que não conseguiria levar numa boa. Não sei realmente se leria, mas gostei muito da tua opinião.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Achei bem interessante o enredo deste livro, parece ser emocionante. Não curto muito histórias com doenças.

    Beijinhos
    Diário de Incentivo a Leitura

    ResponderExcluir
  10. O livro é bem comentado, porém não fiquei tão tentado a ler, pelo menos não no momento.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. como já dizia uma frase que li hoje: "Os dispostos se atraem".

    Blog Diamante Turquesa
    Instagram

    ResponderExcluir
  12. Nossa, parece uma história tão triste, mas ao mesmo tempo tão profunda e linda! Eu totalmente leria, até porque pra ser digna de Nicholas Sparks deve ser lacradora né! Adorei sua resenha, muito bem escrita!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu li esse livro e confesso, me afoguei.
    Não é tão conhecido, e muita gente não daria nada por ele. Mas eu sou 10, e leria novamente. Força de vontade incrível!

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir