20/07/2018

[Resenha] Carta a D. | André Gorz

Carta a D.

Autor(a): André Gorz
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 104
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Um dos principais filósofos do pós-guerra francês, André Gorz escreveu inúmeros livros influentes, mas nenhuma de suas obras será tão amplamente lida e lembrada quanto esta carta simples e bela a Dorine, mulher ao lado de quem passou a vida e que havia anos sofria de uma doença degenerativa incurável.

Na carta, Gorz rememora a história de amor e militância do casal, assim como a trajetória intelectual que percorreram juntos e que se confunde com a própria história da Europa após a Segunda Guerra Mundial, passando pelo Maio de 68 em Paris até chegar ao início do século XXI.

Em 2007, um ano após a publicação de Carta a D., um bilhete encontrado na casa onde moravam fez as vezes de pós-escrito à narrativa: André e Dorine tiraram a própria vida juntos, numa comovente renúncia a viver sozinhos. Uma das declarações de amor mais conhecidas de nosso tempo, este livro é também uma afirmação emocionante de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas.

Resenha: André Gorz foi o pseudônimo de um filósofo francês pós-guerra, que teve como nome verdadeiro Gerhart Hirsch. O autor foi jornalista e escritor ao longo de sua vida (andei dando uma pesquisada, e aqui estão alguns livros dele: Le Traître, Le Socialisme Difficile, L'Immatériel).

Nesse livro, o mais emocionante e belo do escritor, iremos conhecer, centralmente, a linda história que o autor viveu com Dorine, sua paixão.

A obra é um relato tanto da história de amor do autor com sua esposa, quanto da sua própria história. Aqui iremos saber coisas íntimas da vida do autor, como por exemplo: a dificuldade que André teve para casar-se com Dorine, já que naquela época tudo girava em torno de questões financeiras; as dificuldades que teve para conseguir emprego e os tantos lugares pelos quais passou até conseguir estabilidade, entre outras.

Dorine não teve uma infância fácil; ainda pequena presenciou a falta de amor na união de seus pais, por isso passou a ser desacreditada em questões de amor e casamento.

"Eu posso imaginar a sua perturbação, a sua solidão. Você pensava que, se o amor fosse aquilo, se um casal fosse aquilo, seria preferível viver sozinha e nunca se apaixonar. E como as disputas dos seus pais eram principalmente sobre questões de dinheiro, você pensava que para ser verdadeiro o amor deveria desprezar o dinheiro."

Uma parte que achei muito interessante é a que o autor fala sobre os livros que escreveu. Quando ele criava uma personagem inspirada em sua mulher, sempre a desprezava em suas descrições. André explica na carta o porque de ter humilhado e desfigurado Dorine em seus livros. Sempre foi uma questão puramente de venda, já que ele a amava muito e verdadeiramente.

"Estar completamente apaixonado pela primeira vez, ser amado de volta, era aparentemente banal demais, e privado demais, comum demais: não era uma matéria apropriada para me fazer atingir o universal. Um amor naufragado, impossível, isso sim, ao contrário, rende a nobre literatura."

Infelizmente, em meio à toda essa linda história de amor, Dorine foi descoberta com uma doença sem cura na época, o que fez com que o casal se suicidasse junto (não é spoiler, pois a informação encontra-se na orelha do livro).

"Você acabou de fazer oitenta e dois anos. Continua bela, graciosa e desejável. Faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e amo você mais do que nunca. Recentemente, eu me apaixonei por você mais uma vez, e sinto em mim, de novo, um vazio devorador, que só o seu corpo estreitado contra o meu pode preencher."

É nítido o amor que ambos sentiam um pelo outro. Dorine e André foram duas pessoas que o destino uniu a fim de torná-las melhores, a fim de mostrar à eles um caminho pelo qual viver. Eu gostei muito de ter tido a oportunidade de ler esse livro, ou melhor, essa carta, pois ela nos mostra que pode sim existir um amor verdadeiro, mesmo em meio à tantos problemas. Indico demais a leitura!

7 comentários:

  1. Gosto muito de livros que falam sobre amor,sou uma grande fanática por romance. Rs
    Não conhecia o livro nem o autor,mas parece ser uma ótima leitura..
    Adorei os quotes,beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Larissa, como vai?
    Minha linda! Estou super interessada em realizar a leitura desse livro principalmente, depois de assistir algumas resenhas no youtube.
    Olha, sua resenha ficou incrível e apesar de estar ansiosa para lê-lo, histórias como essa mechem muito com as minhas emoções, por saber que amor assim, é difícil de encontrar nos dias atuais.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Já li uma resenha desse livro, mas a sua ficou sensacional, muito mais informativa! Deixo aqui o meu obrigada :) Eu não conhecia o autor e fiquei interessada por falar do amor à esposa, mas, ao mesmo tempo, não sei se é uma leitura que quero fazer agora. Que triste que ela se descobriu doente <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que triste esse fim do casal. Não conhecia livro mas vou deixar anotado para quando quiser ler uma história real.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa, sua linda, tudo bem?
    É muito difícil eu ler livros com histórias reais, prefiro os de ficção. Mas fiquei chocada com o conteúdo do bilhete que encontraram. Já ouvi histórias de pessoas que perderam seus amores e logo depois morreram de coração partido. Isso não é uma expressão é de verdade, não é triste e lindo ao mesmo tempo???
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiii meninas

    Que triste essa história, um Romeu e Juliera modernos com certeza. Deve ser um livro duro, por ja saber o que irá acontecer. Não conehcia, achei a dica bem interessante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários ele parece trazer um enredo bem bacana com boas reflexões *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir