27/05/2019

[Resenha] O verdadeiro grande prêmio | Fernando A. Murat Menezes

O verdadeiro grande prêmio

Autor(a): Fernando A. Murat Menezes
Editora: Chiado
Páginas: 216
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Editora

*Livro cedido pelo autor para resenha


Sinopse: Do mesmo autor do livro "Tormim, Brilho Fugaz", "O Verdadeiro Grande Prêmio" foi escrito com o propósito único de homenagear o grande ídolo deste, o tricampeão Ayrton Senna da Silva, a quem o mesmo teve o privilégio de conhecer pessoalmente em 1986. O presente se mostra um trabalho diferenciado, apresentando um capítulo inicial que mescla fatos à ficção romanceada, e, em outro, um de seus mais importantes, intitulado "A inquirição que não silencia: Senna ou Schumacher?", o autor demonstra, por meio de múltiplas comparações estatísticas categorizadas, que os sete Títulos do piloto alemão não o tornam superior a Senna, como muitos equivocadamente concluem. Este é o único livro sobre o tricampeão que apresenta tal extenso trabalho comparativo.

Resenha: Há vinte e cinco anos o Brasil perdia o seu maior ídolo do automobilismo, Ayrton Senna. Acredito que não exista alguém que não saiba quem foi esse piloto, até as gerações mais jovens reconhecem e admiram esse ícone das pistas de Fórmula 1.

"O verdadeiro grande prêmio" é uma biografia muito bem escrita e com uma rica pesquisa da vida de Ayrton como piloto.

O livro já começa narrando em detalhes a corrida do fatídico dia primeiro de maio de 1994 em Ímola, na Itália, no autódromo Enzo e Dino Ferrari. Tem detalhes, como acidentes que aconteceram nos treinos da véspera, inclusive um que resultou em morte, o clima, que estava alternando entre chuva e sol, e até o receio que Ayrton deixou claro através de sua insegurança quanto às condições da pista e opções de escape em caso de acidente.

"Entretanto, elucubrações a parte, desafiar as perigosas e traiçoeiras armadilhas daquele circuito se fazia mais do que um mero exercício de coragem. Tratava-se antes de tudo, de um chamamento de seu dever profissional, ao qual Senna jamais se furtaria."

Depois da narração do dia do acidente, que não tem um teor trágico, mas sim até meio lúdico, o autor brinda-nos com uma relação detalhada de todos os grandes prêmios dos quais Senna participou, dando detalhes como data, local, clima, colocação do piloto na largada, ultrapassagens, colocação final e alguns detalhes pertinentes, como velocidade média da prova.

No capítulo seguinte vamos ver em números e rendimentos todas as corridas e vitórias de Ayrton. Ele foi campeão mundial em 88, 90 e 91 e era o favorito para 94.

Também vamos ver opiniões de pilotos famosos a respeito do ídolo; tem frases de Alain Prost, Nigel Mansell, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Michael Schumacher, Damon Hill, entre outros.

E é claro que não poderia faltar um comparativo de Senna com um dos maiores pilotos da história, Michael Schumacher; mas teve comparativo com todos os outros pilotos também, bem como o histórico individual de cada um.

Com certeza essa obra é um deleite para os fãs aficionados de F1. É, sem dúvidas, uma edição que todos os fãs do esporte, ou mais especificamente de Ayrton Senna, devem ter em sua estante. Acredito que mesmo aqueles que não são leitores assíduos irão gostar, sem falar que é uma ótima dica de presente.

7 comentários:

  1. Admito não ter me atraído tanto pela proposta do livro. Mas gostei de ler a respeito. Tive a honra de conhecer o Senna em 92 (eu tinha quatro aninhos) na época que eu fazia tratamento do câncer e sua instituição doava =) Ele era uma pessoa incrível e realmente faz falta.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Eu não nego as conquistas de Ayrton Senna, mas não curto a figura e não o vejo como ídolo. Lembro-me do dia do acidente que tirou a vida dele e da tristeza e comoção que tomou o país, mas para mim ele é só alguém que ganhou título e que curtia assistencialismo, coisa que a irmã dele continua.

    ResponderExcluir
  3. Eita, que legal!

    Por mais que eu saiba um pouco sobre o Ayrton, não sei tanto o quanto tem numa biografia. A capa é linda, mas esse gênero literário não me atrai muito :(

    Mas ótima resenha, gostei mesmo!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Eu gosto tanto do Senna, dá uma saudade ver há quanto tempo ele partiu, me lembro quando era pequena, eu ficava brincando de boneca enquanto meu pai assistia (e vibrava) com as corridas de Fórmula 1 que passava na Globo, de certa forma o Senna acabou se tornando parte da minha infância. A capa é lindissima e achei interessante a maneira mais lúdica como o acidente fatal do Senna foi narrado. Um livro bem interessante com certeza.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não tenho lembranças de ver o Senna correndo, porque era muito pequena quando ele morreu. Porém, o meu pai fala tanto sobre as corridas dele que é quase como se eu tivesse acompanhado a época hahaha. Confesso que esse não é um livro que eu leria, primeiro porque eu não tenho ele como um ídolo (não por não reconhecer seu valor, mas por não ter vivido a época). Além disso, não sou muito de ler livros de não ficção.
    Porém, adorei a sua resenha e vou anotar a dica para presentear o meu pai. Como ele é fã do cena, acho que vai amar a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já fui grande fã de F1, hoj em dia não mais, embora ainda goste bastante, mas não assisto às corridas com a frequência de antes. Eu não conhecia o livro e parece ser uma ótima leitura, recentemente vi uma série na Netflix sobre a vida do Senna e gostei muito e fiquei bastante emocionada. O livro me lembrou um pouco da série e fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi Livreiras! Tudo bem?
    Eu tinha seis anos quando o Senna morreu e lembro da comoção que foi nessa ocasião embora não com muita precisão porque esse dia é meio nevoento na minha cabeça.
    Esse livro com certeza eu quero muito ler e também fiquei interessada na série que a Beatriz mencionou.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir