24/05/2019

[Resenha] Pedras no caminho | Crica Marques

Pedras no caminho

Autor(a): Crica Marques
Editora: Autografia
Páginas: 240
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: AmazonEditora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Pedras no caminho é uma obra de ficção que narra as vidas entrelaçadas de Maureen e Melissa, duas jovens irmãs que são, ao mesmo tempo, vítimas e algozes de si mesmas. Apesar de não ser baseada em fatos reais, é uma crônica do cotidiano, uma história que poderia ser a de muitas pessoas. Usando narrativas alternadas entre personagens e correlacionando eventos que aparentemente nada têm em comum, este é um romance que fala sobre o poder destruidor da dor e a força libertadora do perdão.

Resenha: Em "Pedras no caminho" vamos conhecer duas irmãs gêmeas muito diferentes, não só na aparência como também na personalidade. Melissa é doce e sonhadora, a filha perfeita, enquanto Maureen é aventureira e imatura. As irmãs nunca se deram muito bem, não tinham aquela cumplicidade que se espera de gêmeos e faziam de tudo para se parecerem o menos possível.

No final do ensino médio, Melissa foi aprovada e no ano seguinte ingressou em uma faculdade, já Maureen repetiu de ano e no ano seguinte conseguiu um intercâmbio no Canadá, e o que eram para ser poucos meses, a garota conseguiu prolongar o máximo que pôde. Maureen juntou um dinheiro e entrou para a faculdade ao retornar ao Brasil, sentia-se superior aos colegas por ser viajada e não tinha amigos. Um dia sofreu um grande trauma, foi abusada e quase estuprada por alguns calouros do seu curso; sentiu muita vergonha, mas não denunciou, preferiu trocar de turma e concluir o curso.

Na mesma época, Melissa começa a namorar um colega de faculdade e logo fica grávida. Os pais da moça não aceitam o namoro, mas precisam se conformar com o neto que está chegando. Maureen, que ainda não conhece o cunhado, vai passar uns dias no Canadá, rever amigos e buscar uns pertences e, na volta, Melissa e o noivo, Pedro, vão buscá-la no aeroporto, e a surpresa de Maureen é enorme ao ver que o cunhado não é tão desconhecido como ela pensava...

O clima entre Maureen e Pedro ficou péssimo e arrastou-se por meses após o nascimento do bebê. Um dia Maureen decidiu que precisava conversar com Pedro e esclarecer tudo, mas nesse dia Melissa pede que Maureen fique com seu filho por algumas horas e uma grande tragédia acontece.

"Mas acredito que o destino, ou seja lá o nome que tem essa força maior que comanda os acontecimentos e as coincidências que acontecem em nossas vidas, atua independente de nossa vontade ou de nossas vãs tentativas de comandar nossa própria existência."

Eu tentei resumir o livro de modo que fique claro para quem ler, mas a ordem da narrativa alterna entre o passado  e o presente e entre os narradores. No começo do livro Melissa é uma mulher triste, deprimida, que não se enturma com os colegas de trabalho e parece carregar uma grande tristeza no coração. Ela recebe um telefonema que diz que sua irmã sofreu um acidente, vai até o hospital, mas por dias não consegue entrar no quarto para ver Maureen, parece ter uma grande mágoa da garota. Daí em diante, começa a narração para entendermos o que aconteceu e como as irmãs se distanciaram, o que de tão grave aconteceu no passado delas. Eu demorei um pouco a entender, mas tudo fez sentido quando as coisas começaram a ficar claras.

Eu achei a história do livro maravilhosa, bem como eu gosto, com um mistério que nos faz não querer largar a obra até entender o que aconteceu. O único "pecado" é que muitas vezes a linha do tempo não fazia sentido, como a época em que Maureen cursou a faculdade e teve o episódio do abuso e a idade que Melissa estava quando o bebê nasceu, mas de resto, a trama em si, foi perfeita.

Esse livro vai mostra-nos ainda a triste realidade da cracolândia, eu não quis citar isso na resenha em si para não acabar falando demais, mas foram cenas muito tristes de uma realidade que muita gente nem faz ideia que exista.

"Pedras no caminho" é uma estória de perdas, muita dor e superação; as duas irmãs foram ao fundo do poço e descobriram na força do amor o poder do perdão, não só à outra, mas principalmente a si mesmas.

4 comentários:

  1. Oiiii,

    Fiquei mega curiosa para saber o que aconteceu no passado das irmãs para criar uma antipatia tão grande, e também fiquei curiosa sobre outro ponto: o noivo da irmã é um dos caras que atacou ela? Porque foi a única coisa que me ocorreu q sinto você disse que eles não eram estranhos.de toda forma é uma dica valiosa e espero poder ler em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Ah que pena a linha do tempo não fazer sentido, eu acho que isso me incomodaria bastante na leitura. Por outro lado eu gosto de histórias sobre superação.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ah, livros com altas cargas dramáticas me ganham muito rápido. Acho que só pela sinopse eu não leria, mas depois da sua resenha eu já estou aqui abrindo o skoob pra poder colocar nos meus desejados. Adorei a resenha, amei a trama do livro e espero conseguir ler em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi. amei sua resenha e como não conhecia o livro, fiquei bastante empolgada para me deleitar nesta leitura.

    ResponderExcluir