07/08/2020

[Resenha] Medicina dos horrores | Lindsey Fitzharris

Medicina dos horrores

Autor(a): Lindsey Fitzharris
Editora: Intrínseca
Páginas: 264
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Em Medicina dos horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris narra como era o chocante mundo da cirurgia do século XIX, que estava às vésperas de uma profunda transformação. A autora evoca os primeiros anfiteatros de operações - lugares abafados onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas - e cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força bruta, uma vez que não havia anestesia. Não à toa, os mais célebres cirurgiões da época eram capazes de amputar uma perna em menos de trinta segundos. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, esses profissionais, alheios à existência de micro-organismos, ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias, o que mantinha as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas.

É nesse cenário, em que se considerava mais provável um homem sobreviver à guerra do que ao hospital, que emerge a figura de Joseph Lister, um jovem médico que desvendaria esse enigma mortal e mudaria o curso da história. Concentrando-se no tumultuado período entre 1850 e 1875, a autora nos apresenta Lister e seus contemporâneos e nos conduz por imundas escolas de medicina, os sórdidos hospitais onde eles aprimoravam sua arte, as "casas da morte" onde estudavam anatomia e os cemitérios, que eles volta e meia invadiam para roubar cadáveres.

Chocante e revelador, Medicina dos horrores celebra o triunfo de um visionário, cuja busca para atribuir um caráter científico à medicina terminou por salvar milhões de vidas.

Resenha: Eu fiquei completamente fascinada por este livro quando soube de seu lançamento, tanto pela edição, que está lindíssima, quanto pela promessa de histórias bizarras das cirurgias dos anos de mil e oitocentos.

Antigamente as cirurgias, principalmente amputações, eram um espetáculo, realizadas em um anfiteatro, com centenas de espectadores. Tudo acontecia sem anestesia, no menor tempo possível, a higiene era zero, e era quase certo que os óbitos aconteceriam após o procedimento.

"Muitos cirurgiões das primeiras décadas do seculo XIX não cursavam a universidade. Alguns eram analfabetos."

Foi em uma destas apresentações que o jovem estudante de medicina, Joseph Lister, que estava presente, ficou fascinado com o que viu. Mais tarde, atuando como médico e cirurgião, estava inconformado com o alto índice de óbitos após os procedimentos. Naquela época não se ouvia falar em assepsia e muitas vezes os instrumentos nem sequer eram lavados entre uma cirurgia e outra. Lister começa aí sua busca pelo motivo das infecções e de algo para impedir que elas aconteçam.

Lister chegou a cogitar que o problema fosse a assepsia das salas de cirurgia, opinião que foi alvo de deboche por seus colegas da época. Ele tinha tanta certeza que o problema estava na limpeza que quando sua irmã teve câncer de mama e precisou de cirurgia, ele realizou na mesa da cozinha de sua própria casa, por considerar um ambiente mais higiênico.

Enquanto o jovem médico busca algo para evitar as mortes, vamos conhecendo seu passado e suas aspirações.

Eu confesso que, pela divulgação que foi feita do livro, eu eu esperava encontrar mais cenas bizarras dos procedimentos cirúrgicos da época, mas é só no começo que elas são contadas, depois é mais focado na biografia do doutor; mas ainda assim temos muitas curiosidades super interessantes ao longo da narrativa.

Para os leigos em medicina, é uma história bem interessante; para os profissionais da área, acho de extrema importância a leitura deste livro.

6 comentários:

  1. Oi! Tudo bem?

    Nossa! Eu PRE CI SO desse livro pra ontem! Chocada com a sinopse. Eu sou totalmente leiga em termos de medicina e não fazia nem ideia de que esses procedimentos eram feitos em anfiteatros pra todo mundo ver! :O Que bizarro!

    Já vou correndo colocar na minha wishlist. Obrigada pela indicação!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Me lembro quando li essa obra fiquei impactada com a leitura com a descrição e cenários que a envolve, achei sua resenha muito bacana, adorei esse livro!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de histórias macabras e Medicina dos Horrores e pelo o que fiquei sabendo é recheado de casos assim, mesmo não sendo o foco da história. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas quero muito (e Medicina Macabra da Darkside também).

    Sou da área de alimentos e estudo microbiologia, então sei o quanto Lister deve ter sido desacreditado por seus colegas. Até poucos anos atrás muitos microrganismos eram desconhecidos. Fiquei curiosa por sabero que Lister pensava a respeito disso.

    ResponderExcluir
  4. Pois é quando vemos séries e filmes dos séculos passados vemos essas coisas bizarras, que precisaram existir para que a evolução chegasse. Deve ser uma leitura bem interessante e impactante. Obrigada pela dica e parabéns pela leitura.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar sobre esse livro, mas não é muito do meu gênero. Pelo o que você contou, eu também esperaria mais cenas bizarras dos procedimentos cirúrgicos, mas jamais imaginei que seria algo mais autobiográfico. Mas fico feliz que, de alguma forma, o livro tenha te agrado.

    ResponderExcluir
  6. acho que eu ficaria um pouco desanimada com a leitura porque também estava esperando por mais descrições de cenas bizarras de acordo com a sinopse, ainda assim é uma leitura bastante válida.

    ResponderExcluir