05/06/2017

Resenha: No. 1643 - Fochetto Junior

No. 1643

Autor(a): Fochetto Junior
Editora: Chiado
Páginas: 109
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5
*Livro cedido pelo autor para resenha




Sinopse: "Que língua é essa, que tornada escrita, registro literário, continua ecoando em nossa mente, em nosso coração? Que se descortina sem se deixar ouvir por completo? Que papo é esse? Que língua é essa? Que história é essa? Onde se passa? Em que ano?"

Resenha: Eu, uma leitora acostumada com narrativas e desacostumada com casos mais complicados, em que a estória vai alternando o passado e o presente dos personagens ou mudando o narrador, recebi o livro "No. 1643", que me tirou da minha zona de conforto. Portanto, tentarei passar a vocês o pouco que entendi dessa estória...

A estória é escrita em forma de diário; nem sempre os capítulos são coerentes com o tema central. A narrativa fica por conta de uma personagem sem nome, que volta ao prédio onde morava a "Falecida", ex namorada de W. (eu acredito que W. seja o autor, que se chama Wellington). Lá a narradora passa a ver o apartamento de modo diferente, como se tivesse mudado desde a última vez que W. esteve lá, como se fosse um labirinto, onde surgiam cômodos antes não vistos, a narradora chega até a citar uma realidade paralela quando começa a ver uma mulher de preto com quem tenta contato, mas parece ser ignorada ou nem ser vista/ouvida pela tal mulher que, nas vezes em que aparece, simplesmente some.

"Aqui é outro mundo. O mundo não conhece esse mundo - ninguém o conhece, meu Pai Amado. Ninguém."

Por diversas vezes o autor citou o filósofo Dostoievski, chegando até a inclui-lo na narrativa, como se fosse o próprio autor; então talvez seja com inspiração nesse tipo de escrita que partes do diário foram profundas para o escritor, mas um tanto vagas para mim.

"Cansei de pessoas mortas - dessas que vivem por aí."

O livro é muito autobiográfico; o autor escreve o que está sentindo no momento, mas como eu não sei o que ele sentia, vários capítulos acabei por não entender. O fato de ele ter usado uma personagem feminina e não ter dado nome a ela me fez pensar que talvez seja o lado feminino dele que volta no passado para ver onde errou em seu relacionamento.

"Eu? Quem sou? Estranho-me a mim mesma. Há vezes em que não sei dizer se sou mulher ou homem - nenhuma conotação de orientação sexual -: sinto-me um espírito - apenas um espírito."

O livro não teve um final, uma conclusão, portanto eu, que já sou meio lenta, nesse livro parei. Infelizmente não consegui fazer uma boa resenha, pois este livro foi um desafio para mim. Se você gosta de desafios, aqui está a leitura ideal. Se alguém já leu a obra, por favor, me diga o que achou...

13 comentários:

  1. Boa tarde, minha diva! Uau, esse livro parece ser um verdadeiro desafio mesmo, fiquei confusa só lendo a resenha, hehe - que ficou ótima por sinal, não ficou ruim! É realmente complicado quando não conseguimos entender tudo o que uma obra quer nos dizer/passar, mas acontece... nem sempre entenderemos tudo 100%, né?! Eu sei que já não me daria bem com essa estória, pois se o autor não diz explicitamente o que está acontecendo, eu fico "boiando", hehe. Ainda assim, os mais "entendedores" e que gostam de um desafio, como tu disse, com certeza vão amar o livro. Amei, beijos! <3

    ResponderExcluir
  2. Ooi o livro parece mesmo ser bem desafiador, mas não curto muito esse gênero.
    A resenha ficou ótima.
    beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br
    Face: Bella Página
    Insta: BellaPagina

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane, sua linda, tudo bem?
    Confesso que também não consegui entender a proposta do autor. É uma pena quando isso acontece, achei que poderia ter um enredo de mistério nesse quarto, mas da forma como ele desenvolveu ainda deixando sem final, é confuso para o leitor. Gostei muito da sua sinceridade, a resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, não consegui entender a proposta do livro o que ele quer passar para o leitor, é uma história bem desafiadora.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Viviane.
    Quando vi o nome do livro fiquei interessada porque me pareceu ser bem diferente. mas lendo sua resenha acho que é um livro que não vou gostar, por isso nem vou me aventurar a ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Viviane, parece ser um tanto confuso, pela resenha, acho que não vou curtir não heheheheh

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Que pena que o livro seja assim confuso! Acho que o autor não soube se expressar muito bem :( ótima resenha, bem sincera!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O livro já não me chamou muita a atenção desde a capa e o título, mas após a sua resenha acho que não iria gostar. Parece ser realmente contraditório e isso me desanima.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi,
    Eu acho que não me daria bem com essa leitura, pelo fato do final complicado. Eu vi o título achei que fosse terror, não sei pq haha
    Ótima resenha!

    tenha uma ótima terça :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    O livro parece ser interessante, mas não chamou tanta atenção para ler no momento.
    Deixo para uma leitura futura.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Viviane

    Se já fiquei confusa com a resenha imagine com o livro? Rss
    Além dele ser confuso ainda tem essa pegada biográfica, coisa que eu não curto.
    Então deixarei a dica passar dessa vez.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vivi!
    Adorei os traços da capa, mas acho que não leria. Não curto essa de autobiografia e essa confusão toda iria tornar a leitura muito ruim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Nao gostei muito da capa, mas tem só cento e poucas paginas e parece ser uma historia interessante ;D
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir