24/07/2017

Resenha: Quando eu era invisível - Martin Pistorius

Quando eu era invisível

Autor(a): Martin Pistorius
Editora: Astral Cultural
Páginas: 268
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Até aos 12 anos, Martin Pistorius era um menino igual aos outros, feliz e saudável. Ninguém nunca imaginaria que um dia ele fosse adoecer gravemente e que, em pouco tempo, pararia de andar e falar. Para os médicos, Martin tinha entrado em estado vegetativo.

Porém, lentamente, Martin começou a recuperar a consciência e a perceber tudo o que acontecia ao seu redor. Preso em seu próprio corpo, ele era incapaz de mostrar isso para a sua família e àqueles que cuidavam dele.

Depois de 12 anos de encarceramento, Martin conheceu Virna, uma terapeuta que viu além do corpo preso a uma cadeira de rodas e que apenas movia os olhos. Ela conseguiu enxergar um ser humano na plena posse das suas faculdades mentais.

Este foi apenas o princípio de um extraordinário renascimento e o primeiro impulso para que Martin despertasse, gradualmente, para a vida. De um menino que dependia completamente dos outros, Martin Pistorius transformou-se em um homem independente, que se formou na faculdade, conseguiu um emprego e casou com o amor da sua vida.

A vida de Martin é uma surpreendente história real de superação que vai mexer com todas as suas emoções. Você vai torcer, chorar e reconhecer nele uma inspiradora força de vontade para realizar o impossível.

Resenha: No início, o livro fala um pouco sobre o caso de Martin, uma espécie de doença degenerativa que em pouco tempo tirou a fala e os movimento dele, ainda garoto. No início da doença, ele realmente apagou completamente, mas, com o passar dos anos, Martin começou a ter consciência, porém ninguém desconfiou.

"Não conseguia pegar uma caneta para rabiscar uma mensagem ou emitir um pedido de socorro. Estava isolado na própria ilha, e a esperança se desfazia dentro de mim à medida que percebia que jamais seria resgatado."

Como cuidar de uma criança doente, ainda mais quando entrou na adolescência, se tornou difícil, a família optou por deixar o menino em clínicas para que pudesse ser melhor cuidado, mas os pais nunca fizeram ideia dos abusos e maus tratos que Martin sofreu. As partes em que Martin narra estes episódios, foram extremamente chocantes, como nas vezes em que lhe davam comida ou bebida quente demais, ou um dia em que a comida era muito ruim, ele vomitou e a cuidadora o obrigou a comer seu próprio vômito. Chegavam a ser nojentas as cenas em que Martin descrevia os abusos sexuais que sofreu em uma determinada clínica que ele ficava algumas vezes por ano quando seus pais precisavam viajar.

Havia outra clínica em que Martim só passava o dia; nesta ele era bem tratado. Certa vez foi trabalhar lá uma moça chamada Virna, e esta foi um anjo em sua vida; ela conversava com o rapaz como se ele pudesse ouvir (coisa que realmente podia) e, desconfiando de sua consciência, o levou para fazer uns testes e foi aí que as coisas começaram a melhorar.

"Nesse momento, percebi que o garoto invisível estava finalmente voltando a vida."

Sabendo da capacidade de entender de Martin, os pais buscaram o melhor equipamento para ajudá-lo a se comunicar. Nesta fase, a mãe era incansável, diferente da época em que Martin, ainda criança, ficou doente e a mãe ficou tão desesperada que chegou a tentar suicídio, e depois agia como se só tivesse os outros dois filhos, Kim e David. Mas o pai sempre foi incansável, nunca desistiu do filho e fazia de tudo pela saúde física dele, na esperança de que um dia ele se recuperasse.

Martin, já adulto, precisou reaprender a ler para fazer uso de um programa de computador que deu voz a ele. Primeiro eram símbolos, mas depois ele precisou de letras. Com seu desempenho e progresso, veio também uma inexplicável habilidade com computadores, o que acabou dando ao rapaz um emprego no centro de saúde uma vez por semana e posteriormente dois empregos que preenchiam a semana do rapaz, ocupando assim bastante sua cabeça.

Mais tarde, já com trinta anos, Martin conheceu, através de sua irmã, uma moça chamada Joanna, que foi amor à primeira vista, só que pela tela do computador, já que Martin vivia na África e Joanna, no Reino Unido. A compatibilidade entre os dois foi instantânea, e os dois passaram a se falar diariamente, até que seis meses depois, conseguiram se conhecer pessoalmente, quando Martin viajou para o país dela, contra a vontade de seus pais. De início, os pais de Martin rejeitaram a ideia de ele estar apaixonado, mas depois de conhecer a moça e entenderem os sentimentos que os unia, não colocaram mais obstáculos.

Apesar de todas as limitações, com o tempo Martin já conseguia executar algumas tarefas simples, como se alimentar e se barbear, e se arriscava até na cozinha, fazendo comidas para o seu amor. Com a ajuda de uma cadeira de rodas elétrica, Martin conseguiu um pouco mais de independência e autonomia para se deslocar sem precisar de ajuda todo o tempo.

A história de Martin Pistorius é emocionante e impactante. É algo que precisa ser lido por todos. Eu não consigo dizer que é linda, porque sei que realmente aconteceu, mas posso dizer que é triste e profunda e serve de exemplo para quem tem um corpo perfeito e vive reclamando de tudo.

"Nenhum de nós sabe o que consegue aguentar até que nos seja pedido."

28 comentários:

  1. Essa capa me chama muito a atenção desde que vi pela primeira vez. Parece ser uma história que te prende e emociona..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie!!

    Que livro lindo! Amei a capa também! Não o conhecia, mas adorei saber mais sobre ele. Parece ser uma história bem marcante. Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivi!
    Menina, esse livro tem cara daqueles livros de fazer a gente desidratar de tanto se emocionar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  4. Ai, sei lá! Não sei se eu gostaria dessa história .
    Embora o fato dele ter ficado doente e como parece lidar com isso me instigou a anotar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Cara, parece ser um livro incrível e muito profundo! Eu não sei se teria estômago pra ler as cenas de maus tratos e abuso sexual, parecem ser bem fortes. Mas a história me chamou muita atenção mesmo, poderia muito virar filme até, né?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Já tinha visto muitas resenhas sobre esse livro e a sua resenha só reforçou a minha vontade quanto a essa leitura, parece uma leitura profunda e muito emocionante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não tinha ouvido falar nesse livro, mas estou com muita vontade de ler! Parece ser muito emocionante, fiquei chocada apenas com a sua descrição mas com certeza irei pesquisar sobre esse livro. Parece uma ótima leitura.
    Beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  8. Oi flor!

    Nossa esse livro tem que cara que abala a gente mesmo, eu adorei a proposta, fico imaginando o quanto deve ser difícil para personagem, ainda mais depois de tantos anos. Amei a resenha.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muito bom, ótima resenha. Beijos!
    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Leituras assim são bem importantes para nos mostrar como somos felizardos em termos saúde. Fiquei com o coração apertado só em ler sua resenha, imagine o livro...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Eu já conhecia o livro, mas ainda não o li. Acho a premissa muito interessante e tenho curiosidade com a leitura. Eu gostei de conhecer um pouco mais sobre a trama e me parece ser uma história bem tocante.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Me pareceu ser um livro emocionante e tocante, fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Uma história realmente triste, mas de superação, pode ser considerada uma história bonita, apesar de todo o sofrimento de Martin. Gostei muito da resenha, parabéns!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha meninas, a dica está anotada =D

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá linda,

    Eu chorei e me emocionei com esse livro.
    A narrativa de Martin é cativante, chocante e sensível. Faz qualquer pessoa se encantar por ele e tirar muitas lições da superação e vontade de viver dele.

    Um livro que indico a todos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. A história parece ser muito boa, amo livros que tratem de pessoas com deficiência encontrando formas de viver plenamente.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Esse livro parece bem intenso e reflexivo. Gostei muito como abordou sua resenha fiquei interessada por essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não fazia ideia que a história fosse tão intensa.
    Adorei o plot da história e fiquei curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  19. Que história de superação. Com certeza deve ser uma leitura impactante e emocionante. Eu iria chorar horrores, sou chorona... haha
    Gostei da resenha e de conhecer o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adoro um drama que deixa algo forte em nossos corações quando terminamos de ler... Gostei da trama do livro e adorei a resenha, cheia de detalhes que enriqueceram sem dar spoiler <3 Os quotes então... de tirar o fôlego!

    xoxo
    Fora do Contexto

    ResponderExcluir
  21. OOOii!
    Esse livro parece ser muito bom, eu não conhecia! Histórias de jovens com doenças graves mexe muito comigo, tem uns até que eu não consigo nem ler!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Acho a premissa desse livro super interessante, mas confesso que não leria ele agora por não estar num momento propício.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem?
    A premissa do livro me chamou muita atenção pois mostra que devemos agradecer a Deus por termos saúde e por nada nos faltar. Fiquei imaginando as coisas pelas quais o Martin passou. É um livro forte e impactante, mas acho que todos deveriam ler para dar valor ao que tem.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Olá! Ainda não conhecia livro. Parece bem interessante e uma temática que chama atenção. Achei ótima sua resenha. Espero ter oportunidade de ler em breve, bjooo

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Já vi umas resenhas dele e realmente é bem chocante. Muito cruel o que aconteceu com ele, não consigo me imaginar em seu lugar. Parabéns pela resenha super bem escrita!

    ResponderExcluir
  26. Olaaa
    Não tinha visto resenha sobre o livro, adorei parece ser bem emocionante
    Adorei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Nunca ouvi falar nesse livro, porém para um primeiro contato, achei bem bacana. Que legal que gostou tanto do livro e ele te impactou tanto, livros assim são sempre uma boa escolha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Quando você falou que deixaram ele na clínica já fiquei com o coração na mão, pois geralmente os tratamentos não são bons e no caso dele, foram desumanos!!! Fiquei chocada mais por ser uma história real, doí mais saber que realmente aconteceu. Mas achei linda a reviravolta da história, ele ter conseguido se apaixonar. Sua resenha ficou ótima!!!! Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir