18/12/2017

[Resenha] O diário bipolar | Manoela Serra

O diário bipolar

Autor(a): Manoela Serra
Editora: Autografia
Páginas: 120
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Buscapé / Editora
*Livro cedido pela editora para resenha



Sinopse: Este livro é emocionante, real e inovador em sua forma de abordar o assunto central, que é o Transtorno Bipolar do Humor e Transtornos Afetivos: a Depressão, a Ansiedade e, em especial, a Síndrome do Pânico. A obra conta histórias de vida da autora, sendo elas todas voltadas para os assuntos em questão, não desviando dos temas principais, falando das situações em que os transtornos afetaram fases, eventos e situações da sua vida. A autora crê que, falando sobre seus sintomas e suas histórias, tocará o coração de vários outros que se encontram, exatamente, onde ela já esteve e está agora. E, também, ao colocar a visão dela ao final de cada história, os auxiliará a ver da mesma forma que ela. Que os transtornos nos derrubam, mas, também, cabe a nós levantarmos depois, ou não. A sua filosofia de vida: pedir ajuda sempre (Não somos uma ilha), sorrir sempre (A vida fica mais leve!), dialogar sempre (Não guarde nada que te adoece), e sempre, tentar ao máximo, se amar! (Você é a sua maior companhia, seja seu melhor amigo!).

Resenha: Quando este livro chegou e a Larissa, minha filha e "chefa" do blog, leu a sinopse, disse que tinha que ser eu a ler, que era a minha cara; eu diria que lembra um pouco.

O livro é uma autobiografia; Manoela enfrentou desde criança os distúrbios da bipolaridade, em uma época que nem se ouvia falar nessa doença. Na infância, assim como eu, Manoela sofreu com as estórias que ouvia e que a deixavam impressionada e com medo: ela, eram os ETs; eu, eram os chupa-cabras. Outra coisa que causava pânico nela era ficar grávida; creio que ela, assim como eu, não sabia como uma moça podia engravidar, mas todo mundo falava mal de jovens solteiras que ficaram grávidas, então dava medo até de ficar do lado de um garoto.

Manoela tem uma irmã gêmea, e as comparações eram inevitáveis, principalmente porque a irmã era boa em tudo, e Manoela era a esquisita. Teve uma passagem no livro que a autora conta que se dedicou muito para uma competição em que estava em uma equipe, e sua irmã na outra. Manoela se dedicou muito e conquistou o segundo lugar, mas a irmã tirou primeiro, então ao ir correndo contar para a mãe de sua conquista, a mãe pediu que esperasse.

"Corri para a minha mãe, e minha irmã estava a seu lado, e gritei mais do que alegre, cheguei em segundo, mãe! Cheguei em segundo!, com lágrimas nos olhos. Minha mãe, que olhava o placar somente, agarrou o braço da minha irmã e falou: espera que sua irmã chegou em primeiro, e me deixaram para trás."

Quando a adolescência chegou, as coisa pioraram um pouco, pois Manoela passou a ter crises de raiva e chegava a agredir fisicamente a irmã, só que nestes surtos nossa protagonista tinha lapsos de memória e lembra de poucas coisas. Essas crises começaram a ficar frequentes e acontecer em qualquer lugar, inclusive na escola, o que fez com que Manoela começasse a isolar-se, tanto que já nem saía mais e, em casa, não ficava na sala com a família.

Foi só no ano de 2000, com quinze anos, que Manoela teve coragem de contar a sua mãe o que estava sentindo e com ajuda de uma tia, que já tinha sofrido com depressão, foi que a jovem começou a ser tratada. Naquela época, não tínhamos acesso a informações online como temos hoje, então foi um baque para a mãe saber que sua filhinha sofria tanto. Como não sabiam muito o que fazer, levaram Manoela a um clínico geral, nessa época, tudo a fazia chorar, e foi o que ela fez na frente do médico, que a encaminhou para um psiquiatra. Inicialmente foi diagnosticada com depressão profunda, já que a bipolaridade é de difícil diagnóstico durante a adolescência. Começaram os remédios e as troca deles, até ajustar o tratamento. Os efeitos colaterais eram muitos, inclusive tonturas, enxaquecas, vômitos e gastrite. Mais tarde, uma psiquiatra indicada por uma amiga diagnosticou Manoela corretamente; ela precisou ficar três semanas sem os remédios atuais para começar o novo tratamento, que em pouco tempo já surtiu o efeito esperado e nossa protagonista pôde começar a ter uma vida normal.

Mas as lembranças de Manoela não foram sempre ruins, ela passou bons momentos ao lado dos animaizinhos de estimação, da mãe e da irmã que sempre a apoiou e ajudou incondicionalmente, mesmo nas piores fases da doença.

Uma pessoa com transtorno bipolar passa por diversos humores: numa época está triste, extremamente depressiva, em outra está feliz, eufórica e impulsiva e logo fica com raiva de tudo e de todos, só esperando um motivo para brigar. Normalmente cada fase dura dias, semanas e até meses, mas Manoela chegava a vivenciar estas mudanças em um dia só, e ela não aguentava mais isso, chegando diversas vezes a pensar em acabar com a própria vida, poupando, assim, tanto ela quanto sua família.

Este livro é uma espécie de desabafo. Manoela leu alguns livros onde o protagonista tinha distúrbios de bipolaridade, e nos casos que o personagem era masculino, era meio que romantizado e sempre tinha um final feliz; no caso de personagens femininas, eram descritas como loucas e psicopatas. A ideia do livro surgiu para que pessoas como Manoela pudessem ler, realmente se identificar e acima de tudo, entender exatamente como uma pessoa com bipolaridade se sente.

23 comentários:

  1. Não conhecia o livro mas a história pareceu ser bem interessante. Penso que é super pertinente livros nesse viés, para mostrar aos leitores um pouco sobre os transtornos, onde muitas vezes nos levam ao sentimento de impotência por não sabermos o que fazer.

    Pareceu ser um livro bem rapidinho de ler e envolvente. Já quero conhecê-lo.

    Beijos,
    Thalita

    https://capituloquinzee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Viviane tudo bem?
    Acho tão bacana isso de vocês duas terem um blog e dividirem tais opiniões, com toda certeza eu também adoraria ler, por abordar assuntos sobre bipolaridade que são extremamente importantes no mundo atual que vivemos, adoraria ler e aceitaria com toda certeza.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não conhecia esse livro, mas achei maravilhoso!! Interesso-me muito por esse tipo de narrativa mais intimista e que mostre a realidade. Adorei essa dica! =)

    PS: achei a ideia de reunir toda a família para falar de livros muito legal, esse blog é mara!

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante deste tipo de trama, vivo de perto transtornos psicológicos e sei que não é fácil. Trabalhei como uma mulher que sofria com bipolaridade e mesmo sabendo disso era difícil conviver com ela todos os dias.
    Um bom livro para conhecermos mais sobre o assunto que infelizmente é sim romantizado em quase todos livros que vemos por aí.
    Gostei muito da apresentação.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que tema interessante. Acho que falar e retratar em meio aos personagens a bipolaridade não é uma tarefa fácil, mas pelo visto a autora soube trazer de forma sensível e ainda com cunho informativo, mas de uma leitura fluida.
    Gostei da proposta e espero ler em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi td bem?
    Deve ter sofrido muito a Manu, pois tenho uma amiga querida que é bipolar tbm, mesmo com medicações ela sofre muito. É bem triste saber que por mais que a ciência está avançada não tem cura para esse diagnóstico. Bom sobre o livro fiquei encantada pela sua resenha, me deixou curiosa sobre o livro, obrigado pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que triste! Nem consigo imaginar como deve ser a vida de uma pessoa assim. Uma tia minha tem depressão, mas o ainda assim, não posso dizer que entendo e sei como é ruim, pois só sabe quem passa. Sua resenha tá maravilhosa, obrigada por nos dar essa dica!

    Um beijo, Pri 😘

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada com um personagem que tenha bipolaridade. Já li obras em que o personagem muda tanto que parece ser bipolar, mas é apenas modo de dizer mesmo. É complicado saber que não se tem cura para o problema Difícil para quem tem, e difícil para quem convive com a doença.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai? Gostei de conhecer esse livro. Não sabia de sua existência, também não conhecia a autora e nem a editora, então obrigada por me apresentar a ele. Leio autobiografias muito raramente, mas fiquei feliz que a autora se animou a contar sua experiência de vida e falar sobre seus problemas emocionais. A depressão é mesmo o mal do século e falar sobre esse assunto é necessário, pois tem muitas pessoas pouco esclarecidas que tacham esse tipo de doença como frescura. É um tema necessário e fico feliz quando o vejo sendo abordado. Amei o livro e a resenha. Um beijo e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  10. ´Que incrível a história desse livro. Eu ainda não o conhecia e gostei de ler a tua resenha sobre ele. Não é um tipo de livro que eu leia com frequência, mas gostei bastante da premissa e fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro, já está na lista de desejados...ótima resenha...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A história por trás do livro e os motivos da autora são muito interessantes. Eu nunca li um livro com personagem bipolar e ele me chamou atenção justamente por isso, sei que o diagnóstico é bem demorado, às vezes anos ou meses e adoraria saber mais sobre isso através da ficção. <3

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não é uma leitura que me desperte curiosidade. Apesar de ser um tema muito importante, não gosto muito de ler biografias. Até quando se trata de alguém que eu conheço e admiro, dificilmente me interesso em ler.
    Além disso, por tratar de um assunto tão difícil, acredito que seja uma leitura um tanto dolorosa. A realidade de uma pessoa com transtorno bipolar é muito mais complicada do que vemos por aí e ler o relato de alguém que sofre com esse distúrbio não deve ser fácil.
    Assim, eu vou passar a dica desta vez, mas acredito que seja uma boa dica para quem tem interesse no assunto ou que goste de ler biografia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não o conhecia, mas é um livro de premissa muito boa, me interessei e vou colocar na lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  15. Não tinha prestado atenção que se tratava de mãe e filha donas do blog. Que legal! Queria algo assim com minha família, mas o pessoal aqui ler bem pouco.
    Sobre o livro: o que mais me chamou atenção foi o fato da autora deixar claro que homem e mulher têm tratamento diferentes em histórias com essa temática. Isso é um reflexo da sociedade. O que é uma lástima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. lá, não conhecia o livro mas parece ser um relato emocionante sobre a vida da autora... que triste ter que passar por tanta coisa quando não havia muita informação...
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Não conhecia o livro, achei a temática bem diferente, mas ao mesmo tempo interessante. Gostaria de conhecer um livro com essa temática.
    Parabéns pelo blog, é bacana ver vocês (mãe e filha) dividindo a paixão por livros.

    ResponderExcluir
  18. Oii! Nossa, parece ser uma história muito interessante, ainda com um tema bem intenso como a bipolaridade. Eu não conhecia essa obra, mas fiquei curiosa para conhecer a escrita da autora e a sua história. Vou anotar a sua dica, bjss!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Realmente há muita romantização em assuntos mais sérios, o que é uma pena. Não conhecia esse livro, porém achei muito intrigante e fiquei curiosa para saber mais sobre bipolaridade, pois é uma doença que pouco conheço e que pouco é falada também. Adorei o modo como falou do livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Nossa que livro, e é um livro bem barra pesada, mas necessário para todos saberem como esses transtornos afetam profundamente as pessoas e as que estão a sua volta. São assuntos delicados, mas que precisam ser explorados e sendo ainda passados pela pessoa que vivem com isso, tira um pouco do esteriótipo que as pessoas criam em torno da doença. Adorei conhecer o livro.

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não leria o livro, mas achei bem legal a proposta do livro ainda mais por tratar do tema da forma que realmente é.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Nossa que biografia bacana. De fato, o assunto que é romantizado a bipolaridade do protagonista masculino mas na mulher é tratado como louca de fato é verdade. Nunca me atentei a fundo, mas lendo, percebi as histórias que trazem isso. Poxa que bom que você gostou. Ficarei de olho nele <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii. Ultimamente estou gostando muito de ler livros que tem os distúrbios psicológicos como tema. São situações que estão muito presentes no nosso mundo de hoje e em forma de história nos possibilita entender melhor a vida da pessoa que que sofrem com isso.
    Ainda não sabia sobre essa autobiografia, mas achei linda a atitude da autora escrever sobre isso e dividir sua história com os leitores e sei que, certamente, ela incentiva a procurarem ajuda.


    Cupcakeland

    ResponderExcluir