16/03/2018

[Resenha] Em bicos de pés | Alexandra Pinheiro

Em bicos de pés

Autor(a): Alexandra Pinheiro
Editora: Chiado
Páginas: 258
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: (...) entre imagens e corpos disformes, pedregulhos com olhos, árvores que me despenteavam o cabelo com os seus longos galhos e mais umas quantas imagens insanas, que se pavoneavam na minha visão entorpecida e delirante (...).

Que me fizeram? Será que fui raptada e estou a ser vítima de um alienado qualquer? (...) fiquei horrorizada. (...) estava a tentar dizer-me algo, que achava ia ser muito difícil para mim de aceitar (...).

Parou tudo! Gelei por dentro, as entranhas contorceram-se como se me tivessem dado um pontapé no estômago e por segundos que me pareceram horas, deixei de raciocinar e o meu campo de visão ficou turvo (...). Não me interessava o porquê, ou o como. O que me interessava, era o "E AGORA"?

Resenha: Em "Em bicos de pés" vamos conhecer a estória de Matilde, uma jovem que, durante uma festa, após beber e talvez até fazer uso de drogas, pois ela não lembra, sofre um grave acidente de carro e fica paraplégica. Inicialmente, a moça fica revoltada; órfã de pai e mãe, só tem o irmão, Vicente, com quem contar.

"Preferes continuar a sentir pena de ti própria, ou queres aproveitar a vida da melhor forma que conseguires? Queres viver ou somente existir? A escolha é tua e a vida também!"

Com o passar dos dias, Matilde vai conformando-se com sua atual situação e desenvolve um carinho especial por Simão, um de seus médicos. O sentimento parece ser recíproco, mas a moça não tem certeza.

Após a alta, Simão aparece na casa da moça e acaba ficando para o jantar; mais tarde convida-a para jantar em sua casa. Durante o jantar, os dois acabam discutindo, pois Matilde entende tudo errado e acha que o médico só está com pena dela.

Com a vida voltando ao normal, Matilde começa a procurar emprego e é contratada justo na clínica particular do Dr. Simão. Talvez esta seja a segunda chance com a qual ela tanto sonha.

"Nada a impede de estudar, trabalhar, viajar, divertir-se, namorar, casar. Tudo isso pode ser feito, mas de uma forma diferente. Não perdeu essa oportunidade, aliás, foi-lhe dada uma segunda."

No final do livro, vamos conhecer a trágica história de vida do Dr. Simão, o que servirá para aproximar o casal.

É um romance leve, com um toque de drama e superação. A leitura é bem rapidinha e gostosa. Apesar de ter muitos termos no português de Portugal, não atrapalhou em nada o entendimento da leitura.

32 comentários:

  1. Parece ser um livro legal, apesar de não ser algo do meu tipo (quando tem coisa muito triste, eu fico mais triste ainda). Legal que ela é portuguesa, fora os livros que eu para o vestibular, não tive outro contato com os autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâmela! O livro trata de uma mensagem bem real, mas também tem uma pitada de humor e no final, você vai sentir-se bem disposta e relaxada. Prometo! ;) Muito obrigada pelo seu interesse e FELIZ NATAL!

      Excluir
  2. A leitura do livro é super leve gosto muito de livros assim, a história é bem emocionante da Matilde que sofre um grave acidente de carro e fica paraplégica. É um livro de superação e com um romance bem fofo, torço para esse casal lindo, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por ter lido o meu livro, fico muito feliz. Obrigada e FELIZ NATAL!

      Excluir
  3. Adoro histórias de superação, elas costumam ser muito motivadoras. O romance de Matilde e Simão parece ser lindo e emocionante❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que a Patricia vai arrepiar-se no final. ;) Grata pelo interesse no meu livro, FELIZ NATAL!

      Excluir
  4. È um bom livro pra ler, gostei da história.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por ter lido e apreciado o meu livro. FELIZ NATAL, Jenny!

      Excluir
  5. Que bacana, gostei muito da resenha! Não conhecia a obra, mas fiquei com bastante interesse em conhecer após ler esse texto. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo interesse no meu livro. FELIZ NATAL!

      Excluir
  6. Oi!!
    Eu gostei da resenha, a história é bem interessante. Já coloquei na lista de leitura, sua resenha me deixou curiosa.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso já tenha lido o meu livro, espero que tenha apreciado a leitura. Grata pelo seu interesse. FELIZ NATAL!

      Excluir
  7. Amei o post e a resenha também. Histórias que inspiram e retratam nossa realidade merecem ser lidas e contadas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo seu interesse e opinião, Lê. FELIZ NATAL!

      Excluir
  8. Gostei da resenha, achei o livro muito legal, vou colocar na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo seu interesse no meu livro e pela sua opinião, Susan. FELIZ NATAL!

      Excluir
  9. Parece ter bastante drama, só no começo já tem essa tragedia com a personagem, deve ser uma história linda de superação mesmo <3
    Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo seu interesse na minha obra,June. FELIZ NATAL!

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha fiquei bem curiosa para lê-lo. Adoro livros que tragam esta pitada de drama e com superação, pois na maioria das vezes são histórias inspiradoras e que fazem um bem danado para nossa alma. Amei a resenha, Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo seu interesse no meu livro, Alice. Sim, costumo ouvir que é uma história inspiradora, viciante e arrepiante no final. Espero que goste. FELIZ NATAL!

      Excluir
  11. Nossa que história. Te prende em cada trecho. Curiosa para saber o final e torcendo pelo final feliz. Ótima resenha. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu interesse no meu livro. Espero que tenha gostado do final, o qual me emocionei e arrepiei ao escrever. FELIZ NATAL!

      Excluir
  12. Essa historia aparece ser bem legal de ler, parece ter lições e superações de vida.
    Além de tudo ainda tem um romance que parece ter uma historia bem interessante, bom saber que os termos de Portugal não atrapalham a leitura.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E para além de tudo isso, tem alguns poemas e textos enquadrados na história e que fui redigindo ao londo dos anos. Grata pelo seu interesse,FELIZ NATAL!

      Excluir
    2. ERRATA (por impossibilidade de editar): "longo" e não “londo".

      Excluir
  13. Oie, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei o enredo incrível. Pelos quotes é possível perceber o quanto a história é intensa. Imagino o quanto traz de aprendizado ao final do livro. Fiquei curiosa para saber mais sobre os personagens e como a história termina. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu interesse no meu livro. Julgo que irá apreciar tanto os personagens, como as emoções e aprendizagem que estes revelam ao leitor. FELIZ NATAL!

      Excluir
  14. Oi
    Adorei a resenha,que livro interessante embora não conhecer,mais gostei muito,a história é perfeita,assim que der vou a procura dele para saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu interesse na minha obra, Pâmela. Feliz Natal!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela demonstração do seu interesse na minha obra, Alzinete. Feliz Natal!

      Excluir
  15. Que agradável surpresa ao encontrar um blog de leitura brasileiro, onde foi partilhada e comentada a resenha do meu livro, "Em Bicos de Pés".

    Sem margem para más interpretações e apesar da barreira linguística, a abordagem da história ilustra exactamente os pontos-chave e a crítica reflecte a sua total compreensão. Muito obrigada às "Duas Livreiras"!

    Gostaria ainda de referir, que apesar da história ser essencialmente uma mensagem de conforto e superação para todos aqueles que atravessam dias difíceis, especialmente os mais jovens, é também uma história comum para reflectir e retirar de nós próprios o que temos de melhor para oferecer aos outros, ora com amor, ora com humor!

    Lamento só hoje ter tido conhecimento da resenha, mas não posso deixar de agradecer as deliciosas palavras dirigidas ao meu (agora nosso) livro.
    FELIZ NATAL com votos de um fantástico 2020!

    ResponderExcluir
  16. SPOT PUBLICITÁRIO de "Em Bicos de Pés". https://www.facebook.com/ChiadoBook/videos/10156073092413287/UzpfSTEwMDAwMjM1MTY2OTI0OToyMjIzNjk5NDM3NzE4NDIz/

    ResponderExcluir