31/08/2018

[Resenha] Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro | Ana Mariano de Carvalho

Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro

Autor(a): Ana Mariano de Carvalho
Editora: Hyria
Páginas: 224
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro é um romance que começa em Eiriz, Portugal, em setembro de 1930. É durante a vindima na quinta de Nossa Senhora do Rosário que Bento, um jovem de origem humilde da Galafura, em seu destino mudado para sempre. Lá o rapaz conhece Maurício, com quem cria uma sólida amizade, e é convidado por ele a embarcar para o Brasil a fim de fazerem fortuna. Além de Maurício, Bento conhece também a bela jovem Amélia e, do rápido encontro entre eles, surge uma grande paixão.

Bento e Maurício partem em busca de oportunidades no Rio de Janeiro, ambos sonhando com uma vida melhor para suas famílias e, com muito afinco e determinação, começam seus novos negócios e desafios. Porém, a chegada inesperada de Amélia e sua família ao Brasil traça outros caminhos para os amigos. É um romance de encontros e desencontros, uma história de amor e recomeço que vai prendê-lo da primeira até a última linha.

Resenha: O livro se passa em 1930. Setembro é o mês que acontecem as vindimas - colheitas de uvas - em Portugal, na região do Douro.

O livro inicia narrando a primeira vindima de Bento, nosso protagonista. O rapaz teve que participar da vindima neste ano para conseguir dinheiro para ajudar a família, que é bastante pobre. Além de não terem muitas condições, o irmão de Bento ficou cego, o que faz com que ele tenha ainda mais vontade de batalhar por dinheiro.

Trabalhando na vindima Bento conhece Maurício, um rapaz que tem a mesma idade que ele. Maurício está prestes a vir para o Brasil, já que dizem que aqui tudo é possível, com o intuito de conseguir dinheiro e uma vida melhor, e convida o novo amigo, Bento, que acaba aceitando, já que quer dar uma vida melhor aos seus pais e irmão.

"Partiu mergulhado na dor, mas levando a audácia dos jovens e a certeza dos fortes, para quem a vida é triunfada pela vontade."

Ainda na vindima Bento conhece Amélia, uma moça simplesmente encantadora, pela qual ele apaixona-se na hora. Os problemas são que 1) ela é filha do chefe dele e 2) está partindo para o Brasil, junto com seu pai.

"Bento olhou e a visão irreal da moça que estava à sua frente instantaneamente o afligiu: era linda, estava vestida de branco, era alta, tinha uma pele muito clara, cabelos louros, olhos castanhos cor de amêndoa e um sorriso perfeito."

Durante a viagem Bento e Maurício conhecem o senhor António, um homem que, quando jovem, também deu os mesmos passos que eles - nasceu em Portugal e foi para o Brasil tentar a sorte. Ainda na viagem os rapazes conhecem também João Mulato, funcionário do navio, que acaba tornando-se grande amigo dos rapazes.

Chegando no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, Maurício passa a trabalhar com seu tio, um homem da alta sociedade, e Bento com seu António, que lhe oferece, inclusive, morada embaixo da sua padaria, onde o rapaz irá trabalhar.

Em um belo dia, Maurício diz estar apaixonado por uma moça, que frequenta as mesmas festas sociais que ele, e quer apresentá-la à Bento. Imaginem a surpresa do rapaz ao ver que a paixão do amigo é justamente Amélia, a moça que ele nunca esqueceu, com a qual sonhou todos os dias após tê-la visto aquela vez, durante a vindima.

Os diálogos - e várias expressões - são escritos no português de Portugal, e eu gostei muito disso, pois pude sentir-me mais dentro da história e perto dos personagens. Os personagens são muito cativantes. A ambientação é maravilhosa, tanto em Portugal quanto no Brasil.

É um livro que eu espero que, quem tiver a oportunidade de ler, leia, pois além de ter romance, amizade e laços familiares, traz-nos também a um pouco da nossa história, o que é muito importante sabermos mais sempre que possível.

"Talvez sejam mais humanos, no sentido da palavra real, os que são mais pobres e nascem com mais dificuldades. Estes têm muitos caminhos difíceis a percorrer, mas aqueles que usam e triunfam sabem dar valor à sua determinação e vontade própria sem nunca esquecer o que deixaram para trás, e as dificuldade do percurso."

12 comentários:

  1. Eu amei essa sinopse e também amei a história, eu nunca li um livro de romance que acontece no século 20, e muito menos que os protagonistas nascessem em Portugal.
    Simplesmente amei a sua resenha, pois através dela, fiquei com muita vontade e curiosidade de saber o que irá acontecer.

    ResponderExcluir
  2. fiquei curiosa com a ambientação em Portugal e no Brasil, ainda mais na época dos anos 30. Já tinha visto esse livro assim que a editora lançou... deve ser uma leitura bacana...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  3. Oiii meninas

    O que mais gostie foi a ambientação, a gente lê tão pouco da própria história e é sempre legal conferir e conhecer mais pois é ampla. Portugal inserido me deixa ainda mais empolgada, nunca li nada retratando Portugal acredita? Vou anotar a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca li nenhuma resenha relacionada a ele, adorei a trama, me passou muitos sentimentos, e conflitos ao reencontrar Amélia, fiquei muito curiosa sobre o final da história. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Que loucura essa do amigo gostar da mesma menina que o outro hahaha, mas deve ser uma viagem gostosa de ler com o português de Portugal e a ambientação ser característica da época.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia o livro e gostei bastante de ver um pouco sobre a trama, parece ser uma leitura gostosa e fiquei curiosa. Eu amo ler livros com português de Portugal, embora algumas vezes me confunda um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Gostei e não gostei da história, faz sentido? Hahaha. Gostei do contexto histórico e social, mas confesso que o amor romântico pouco me chama a atenção. Leia por causa de outros fatores, especialmente porque gosto de viajar no tempo com livros. Fiquei curiosa para saber se a autora fez uma boa pesquisa para conseguir dar veracidade ao livro.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas adorei a ambientação. Fiquei curiosa para fazer a leitura, sua resenha ficou muito bem desenvolvida! Valeu pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e a autora, mas achei super interessante a premissa de "Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro", também curti o fato da trama iniciar durante a década de 30. Parabéns pela resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa, como vai? Eu nunca fiz a leitura de nenhum livro que tenha ambientação em uma vindima, como toda apaixonada por uva estou aqui procurando um pouco mais sobre o ele para poder comprar. Além da ambientação o que eu mais gostei na sua resenha foi saber que a história acontece na década de 30, que foi uma período difícil para as mulheres e para muitas famílias também, não é a toa que os dois rapazes vieram para o Brasil procurando condições melhores.
    Espero que o autor tenha conseguido desenvolver toda a história prometida na sinopse (que ficou um arraso) e trazido um final incrível para essa história mas, principalmente, que não tenha focado no triângulo amoroso.
    Obrigada pela dica.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Mesmo que eu sempre fique com o coração apertado com histórias de amor quem vem e vão em desencontros eu acabo gostando deste tipo de livro. A única coisa que eu teria dificuldade seria com o português de Portugal, entendo bem pouco e sempre fico perdida com as expressões deles.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada adaptado em portugal, com a linguagem portuguesa de lá, não sei se leria a obra, mas fiquei curiosa kk. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adorei a capa.

    ResponderExcluir