07/09/2018

[Resenha] Interferências | Connie Willis

Interferências

Autor(a): Connie Willis
Editora: Suma de Letras
Páginas: 464
Resenha por: Larissa
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Em um futuro não muito distante, um simples procedimento cirúrgico é capaz de aumentar a empatia entre os casais, e ele está cada vez mais na moda. Por isso, Briddey Flannigan fica contente quando seu namorado, Trent, sugere que eles façam a cirurgia antes de se casarem - a ideia é que eles desfrutem de uma conexão emocional ainda maior, e que o relacionamento fique ainda mais completo. Bem, essa é a ideia. Mas as coisas acabam não acontecendo como o planejado: Briddey acaba se conectando com outra pessoa, totalmente inesperada.

Conforme a situação vai saindo do controle, Briddey percebe que nem sempre muita informação é o melhor, e que o amor - e a comunicação - são bem mais complicados do que ela esperava.

Resenha: Briddey trabalha em uma empresa de celulares, especializada em criar novas tecnologias para o aparelho, juntamente com seu namorado, Trent.

O casal está junto há seis semanas, e tudo está um mar de rosas, porém, para melhorar ainda mais as coisas, Trent sugere que antes do casamento eles façam um EED, que é uma cirurgia simples que promete que os dois apaixonados que estão emocionalmente ligados sentirão as emoções um do outro, ou seja: aumenta a comunicação sentimental entre o casal. O procedimento parece ser simples e dar super certo, já que vários casais famosos já o fizeram. Mas será que as chances de dar certo são 100% confiáveis? Briddey acredita que sim, Trent mais ainda, já C. B. - que trabalha na mesma empresa de Briddey - e a família da garota veem isso como uma loucura e estão dispostos a tudo para impedir que ela faça a cirurgia.

"E se vocês dois só acharem que estão emocionalmente ligados? Quero dizer, as pessoas acham coisas que não são verdade o tempo todo. Hitler provavelmente achava que era um cara muito legal..."

Ao acordar após a cirurgia, Briddey passa a comunicar-se mentalmente com uma voz, mas não é qualquer voz, e sim a voz de C. B., o "doidão da empresa". C. B. sempre tivera uma fama de maluco na Commspan - a empresa dos celulares; além da sala do rapaz ser fria e no subsolo, ele nunca interage com os colegas, nem vai às reuniões e está sempre com roupas estranhas e o cabelo bagunçado, como se vivesse alheio ao resto das pessoas.

Após algumas horas da cirurgia, Briddey e Trent ainda não tem uma conexão emocional, o que deixa o rapaz preocupado. Briddey até estaria preocupada com a não transmissão de suas emoções à Trent, isso se não estivesse ainda mais preocupada com o fato de estar conversando mentalmente com C. B.

"Se ao menos ela pudesse fazê-lo ir embora para sempre. E o que faria se não conseguisse?"

Briddey não tem uma família fácil. Suas irmãs - Kathleen e Mary Clare - e sua tia Oona estão sempre se intrometendo na sua vida - demais mesmo. Kathleen tem uma filha, Maeve, e é bem rigorosa com a menina, inclusive com os desenhos que ela assiste. Na empresa não é muito diferente, já que Suki é como se fosse a revista de fofocas do local e, nas mãos dela, as notícias levam segundos para se espalharem.

Trent é um rapaz que dá muito valor ao trabalho e à sua posição na empresa. O que ele tem de lindo e de conquistador tem de cobiça. Logo no início dá para perceber que seus interesses com Briddey não são somente sentimentais, e sim mais uma questão de elevar seu nome na empresa.

Ao ler a sinopse do livro imaginamos se tratar de um romance em que um casal quer fazer um experimento que acaba não saindo como o planejado, porém, acreditem: essa história é muito mais que isso. Eu não sei vocês, mas eu nunca tinha lido um livro que tratasse de telepatia, e confesso que fiquei simplesmente apaixonada por esse livro e por todas as teorias criadas pela autora sobre o tema. Eu não posso falar demais, mas espero que tenha convencido vocês a lerem esse livro genial - sim, é uma história simplesmente genial.

"O único lugar em que podem extravasar as coisas ruins é dentro de suas cabeças, o que faz com que seus pensamentos desagradáveis ganhem proporções exageradas."

9 comentários:

  1. Oii!
    Já tinha visto outra resenha sobre esse livro, mas ao ler a tua, fiquei realmente curiosa em realizar a leitura. Também nunca li nada que fosse voltado para essa temática, e achei a premissa bem interessante.
    Já anotei na minha lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Essa premissa é muito interessante, e estou curiosa para ler desde que lançou. Realmente a trama não parece ser só uma história de amor que deu errado, e por isso estou muito empolgada por essa leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, esse livro costuma dividir opiniões, acho a temática muito bacana, mas li algumas resenhas falando sobre como a narrativa é lenta em algumas partes e creio que isso acabaria me desanimando em certo momento. Em todo caso, acho os temas abordados bastante válidos.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza me convenceu kkk eu não sabia do que se tratava o livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa sobre o tema, telepatia? Essa é nova, quero ler já!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu vejo a opinião sobre esse livro bem divididas hehe Uma pessoa que tem gosto bem parecido com o meu não curtiu muito, mas ai vem você e fala que é sensacional. Me bateu aquela dúvida de novo haha dúvida do bem! Quem sabe eu leia?! Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Larissa, eu já tinha visto a capa desse livro em algum lugar mas não conhecia o enredo e pelo seus comentários ele parece ser bem bacana e não apenas um romance clichê *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muita vontade de ler esse livro desde o lançamento, a principio pela capa, não vou mentir, capas me conquistam, mas também pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não conhecia a obra e a premissa já me chamou a atenção. Fiquei realmente curiosa depois que li sua resenha, espero gostar.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Sempre achei essa capa interessante, mas não imagina que a história fosse assim. Imaginava, como você mencionou, um simples romance. Agora vou querer ler, com certeza!

    ResponderExcluir