23/01/2019

[Entrevista] Raul Riul

Olá, livreiras e livreiros! Hoje eu trouxe para vocês uma entrevista muito bacana que tive a oportunidade de fazer com o Raul Riul, autor de um livro que eu amei, "Apoteose". Vamos conferir?!

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você:
R: Meu nome é Raul Riul Naves, sou de Ribeirão Preto, interior de SP. Comecei a escrever aos 17, e desde lá não parei. Sempre gostei de ler, mas juncávamos pensando em escrever. Foi muito repentino, e hoje já não me imagino sem escrever.

2. Seus poemas do livro "Apoteose" são bastante profundos. Todos os fatos e sentimentos ali descritos são/foram seus ou você se inspirou na vida de outras pessoas para escrevê-los?
R: É complicado. A maioria dos meus poemas, inclusive os que não estão no "Apoteose" são baseados em fatos e sentimentos vividos por mim, contudo existem alguns poemas mais abstratos que sobrepõem à minha experiência, mas não meus sentimentos. Claro que também já escrevi sobre outras pessoas, e o fiz com muito gosto.

3. O título "Apoteose" tem algum significado especial?
R: Apoteose é o que sou quando escrevo. Sinto-me tão infinito que se torna impossível descrever meus sentimentos, sendo que meus versos são um rabisco do que realmente sinto. Apoteose tem um significado forte para mim, pois foi a partir disso que me renovei completamente, renasci como poeta.

4. Quando e como você se descobriu escritor? Você já tinha em mente a ideia de publicar um livro algum dia quando escreveu seu primeiro poema?
R: Comecei a escrever em janeiro de 2017, mas me descobri um poeta por volta de junho daquele ano. Demorei para criar consciência sobre o que eu produzia/produzo, afinal, nunca antes havia feito algo assim tão intenso. Sobre livro, acho que sempre foi um sonho, mas que se aproximou sem eu nem perceber. Fico grato por ter tido esta oportunidade de escrever um livro, ainda mais tão cedo.

5. Têm mais livros vindo por aí? Se sim, conta um pouquinho para nós (se puder, é claro):
R: Tenho mais alguns projetos a caminho. Minha próxima obra deve ser lançada ainda este ano. Infelizmente não posso dar mais detalhes, mas pode ter certeza de que me esforcei muito para que ficasse bom. Vai ser uma experiência completamente diferente de "Apoteose".

6. Sua família e seus amigos te apoiam nessa profissão? Como eles reagiram quando você contou que ia publicar um livro?
R: Minha família e meus amigos sempre me apoiaram, desde o começo. Obviamente existem momentos mais difíceis do que outros, mas sempre tive o apoio que precisei, daqueles que mais me amam. Quando contei do livro todos ficaram muito felizes.

7. O que (gêneros, livros, autores etc) você gosta de ler?
R: Gosto de ler muita filosofia, mas também leio muitos romances, HQ's, e poesia. Li muito Fernando Pessoa, Nietzsche, Camus, Leminski, Cecília Meirelles e Lygia Fagundes Telles.

8. Se tivesse a oportunidade, o que você diria para o Raul de dez anos atrás?
R: Meus poemas falam tudo o que um dia me perguntei, caso eu tivesse a oportunidade entregaria meu livro para mim, dez anos atrás.

9. Muitas pessoas ainda fazem cara feia quando veem algum livro de poesia. Até o momento você acredita que encontrou mais dificuldade em fazer as pessoas lerem/comprarem seu livro por ele ser composto de poemas?
R: Ler no Brasil já é uma raridade, ainda mais se tratando de poesia. Até o momento foram raras as vezes que meu trabalho foi rejeitado por ser poesia, mas sim, escrever poesia é um entrave comercial. Felizmente não me abalo por isso, afinal, caso eu desista de escrever e mostrar poesia às pessoas, significa que nem eu acredito no potencial da poesia (e isso é algo que eu jamais teria como verdade).

10. Deixe um recado para as livreiras e para os livreiros do blog Duas Livreiras:
R: Gostaria de agradecer a todos pela atenção, à Larissa pela calorosa recepção e pelo impecável trabalho que desperta a conscientização literária em tempos tão apáticos liricamente falando. O que eu desejo é que à todos nunca falte poesia: que não necessariamente vem em versos, mas que surge a partir de tudo o que lhe cerca. Existir é ser artista da própria vida. Traçamos cada linha, com tinta ou não. Desenhamos paisagens, escrevemos, mas acima de tudo somos humanos. Esse é o fator que nos torna únicos. Um grande abraço.

Livro(s): Apoteose
Redes sociais: Facebook | Fanpage | Instagram


POSTAGEM POR: LARISSA

11 comentários:

  1. Olá!
    Gosto muito de entrevistas com autores, e com essa não foi diferente. É sempre bom conhecer novos autores.
    Gosto bastante de poesia e fiquei curiosa com as obras do autor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei bastante da entrevista, não conhecia o autor e achei o conteúdo muito completo. O que mais me chamou a atenção foi o motivo para o título, muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante essa entrevista. Eu não conhecia o autor e gostei muito de poder ver um pouco sobre ele aqui no blog. Gostei também de saber que ele tem mais projetos a caminho e desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Ola!!

    Eu gosto muito de ler entrevistas, pois assim podemos conhecer a fundo autores e suas obras. Adorei as suas perguntas e achei as respostas do autor muito completas.
    Não sou uma pessoa que se interessa por poemas, mas acho que extrema importancia ressaltarmos o genero e os autores que o escrevem!

    Muito sucesso para o Raul!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o autor mais adorei a entrevista e saber um pouco mais sobre ele e sobre seus projetos. Parabéns pela entrevista, e claro ao autor por ter começado tão cedo e ter tanto talento para escrita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o autor e nem o livro. Confesso que não sou muito de ler poesia, porém, achei muito interessante a trajetória dele e o fato de ter começado a escrever com apenas 17 anos. Além disso, adorei o significado do título do livro e o quanto isso é importante para ler.
    Parabéns pela ótima entrevista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Feliz em conhecer um pouco do autor e de eu trabalho. Desejo todo sucesso do mundo, pois realmente não é fácil ter publico-leitor para poesia no Brasil. Eu mesmo leio bem pouco poesia. Quero mudar isso, mas sempre compor poucos livros de poesia.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro ou mesmo o Raul, então a dorei a entrevista e fiquei curiosa para conhecer a profundidade desses poemas escritos por ele. A entrevista trouxe a luz ao título intrigante para um livro de poemas. No mais eu desejo sucesso com os projetos que estão por vir e que sua obra seja única assim como ele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Que entrevista maravilhosa! Não conhecia o autor, mas adorei a forma como ele levou as respostas. Como estou agora desbravando o universo das poesias e poemas, com certeza pegarei a obra dele como dica. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. ele começou a escrever na adolescência, bem legal.
    adorei que ele é bem versátil, lê de hqs a obras de filosofia, achei isso curioso e interessante.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o autor ou seu trabalho, e a entrevista foi ótima em apresentá-lo. Ele começou cedo e que bom que seguiu em frente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir