09/01/2019

[Tag] Retrospectiva literária 2018

Olá, livreiras e livreiros! Hoje viemos responder uma tag literária que irá resumir um pouco e fazer um apanhado geral das nossas leituras de 2018. Nós encontramos a tag no Instagram @vibedoslivros e damos uma complementada nela. Vamos conferir?

1. Melhor livro:
Larissa: "Todo o tempo do mundo" (Maurício Gomyde) - Foi muito difícil responder essa pergunta, pois eu li muitos livros incríveis em 2018, mas resolvi ficar com esse porque ele junta três coisas que eu amo em um livro: romance, viagem no tempo e final incrível.
Viviane: "Entre quatro paredes" (B. A. Paris) - É difícil escolher o melhor livro entre tantos ótimos que li em 2018, mas esse eu li em um dia, não consegui largar enquanto não cheguei ao final e gostei bastante do desfecho, então mereceu o título de melhor.

2. Livro que menos gostou:
Larissa: "Missa do galo" (Machado de Assis) - Não é bem um livro, mas sim um conto, que li por obrigação na escola e realmente não funcionou para mim, acredito que por ter lido "forçada" mesmo.
Viviane: "Ligue-me amanhã" (Luna Bravin) - Mais difícil que escolher o melhor livro é escolher o que menos gostou. Escolhi esse pelo excesso de coincidências nos acontecimentos dos personagens, chegou a ficar forçado em certas ocasiões e isso me incomodou um pouco.

3. Melhor protagonista:
Larissa: Budo, de "Memórias de um amigo imaginário" (Matthew Dicks) - Esse foi provavelmente o personagem mais peculiar e incrível que eu já conheci, afinal, quantos livros vocês conhecem que tem um amigo imaginário como narrador?
Viviane: Elsie, de "Holy Cow" (David Duchovny) - Elsie com certeza foi a protagonista mais inteligente, engraçada, aventureira e corajosa que conheci nesse ano que passou. Ah, eu mencionei que ela é uma vaca? Não tem como não se encantar com essa história.

4. Melhor casal:
Larissa: Anabelle e Lucius, de "Belleville" (Felipe Colbert) - Essa foi outra pergunta muito difícil de responder, pois o que eu mais leio é romance, então têm muitos casais que eu gosto, mas escolhi esse porque são dois personagens que mesmo separados por cinquenta anos e com diversos problemas conseguem se apaixonar.
Viviane: Annabelle e Richard, de "Feitiço" (Jessica Macedo) - Annabelle e Richard foi um casal que lutou muito para ficar junto e não foi fácil; no primeiro livro eram amigos, no segundo tiveram alguns empecilhos e no terceiro e último também não foi um mar de rosas, por isso mereceram a minha escolha nesse quesito.

5. Melhor dupla/grupo de amigos:
Larissa: Elle e Noah, de "A barraca do beijo" (Beth Reekles) - Eu não poderia citar aqui outra dupla que não essa. Quem já leu o livro ou assistiu o filme sabe o quanto a amizade desses dois é linda e forte.
Viviane: Carver, Blake, Eli e Mars, de "Dias de despedida" (Jeff Zentner) - Apesar de ser uma estória trágica que me arrancou lágrimas do inicio ao fim do livro, a estória do grupo de amigos (antes do acidente) me cativou.

6. Livro que te fez refletir:
Larissa: A princesa salva a si mesma neste livro (Amanda Lovelace) - De alguma forma, todos os livros que eu leio me fazem refletir um pouco, mas esse fala sobre temas bastante pesados e de forma bem cruel, então resolvi citar ele.
Viviane: "Quando a escuridão bate a porta" (diversos autores) - Essa antologia fala sobre depressão e superação, então, ao final de cada conto, foi necessário eu parar, respirar e refletir sobre a estória contada; levei vários dias para ler, pois dificilmente conseguia ler mais de um conto na sequência.

7. Livro que te fez chorar:
Larissa: "O lado feio do amor" (Colleen Hoover) - Eu geralmente não choro com livros, mas é impossível não se emocionar com essa estória linda em que o personagem tem um passado bastante triste.
Viviane: "A lista negra" (Jennifer Brown) - Eu choro muito lendo, e como já citei "Dias de despedida", que me fez chorar muito, decidi citar "A lista negra", que não ficou para trás. Eu já previa que seria uma leitura emocionante, e foi.

8. Livro que te fez rir:
Larissa: "Que mico!" (Dieison Engroff) - Eu não sou muito de rir com livros, mas é impossível não rir com essa obra, pois a gente se identifica muito com as situações que a personagem passa.
Viviane: "Uma policial de quatro patas" (W. Bruce Cameron) - Esse livro, narrado pela cachorrinha Ellie, me fez rir e chorar. Amo livros narrados por animais.

9. Um livro não tão conhecido que você leu e gostou:
Larissa: "Despertei por você" (Priscila Toratti) - Fui ver no Skoob e essa obra não tem muitos leitores, o que é uma pena, já que é uma estória emocionante e que merece ser mais reconhecida.
Viviane: "O marquês" (Luis A. Delgado) - Eu gostei muito dessa leitura, prendeu minha atenção do início ao fim, os fatos iam sendo revelados no decorrer da leitura, a escrita foi envolvente e tinha um mistério, coisa que amo nas leituras. Para colocá-lo nessa categoria, baseei-me no Skoob.

10. Um livro bastante conhecido que você leu e gostou:
Larissa: "Eleanor & Park" (Rainbow Rowell) - Há muito tempo eu já queria ler esse livro, e depois de ler eu só conseguia pensar: porque demorei tanto para realizar essa leitura?
Viviane: "O ceifador/A nuvem" (Neal Shusterman) - Aprendi em 2018 a gostar de distopias e considero essa uma das melhores; sempre li resenhas positivas e fui com bastante expectativa, que bom que não me decepcionei.

11. Livro que te surpreendeu de forma positiva:
Larissa: "Mentirosos" (E. Lockhart) - Eu sempre via os leitores falando sobre o quanto esse livro é surpreendente, então já comecei a ler esperando alguma surpresa, e incrivelmente o livro conseguiu me surpreender ainda mais do que eu esperava.
Viviane: "Proibido" (Tabitha Suzuma) - Este livro divide opiniões, eu sabia do tema polêmico e mesmo assim me arrisquei. Apesar de todo o drama e do final inesperado, eu considero um livro que me surpreendeu positivamente.

12. Livro que não foi "tudo aquilo":
Larissa: "Uma coisa absolutamente fantástica" (Hank Green) - O livro em si é muito bom e diferente de tudo que eu já vi por aí, mas o final realmente me decepcionou.
Viviane: "Objetos cortantes" (Gillian Flynn) - Eu amei esta leitura, mas eu esperava cenas mais fortes. Mesmo não sendo tudo o que eu esperava, ainda assim foi uma das melhores leituras de 2018 e quero ler outros livros da autora.

13. Autor que conheceu esse ano e gostou:
Larissa: Colleen Hoover - Há anos que eu queria ler algo dela, então em 2018, nos 45 do segundo tempo, finalmente consegui. E o resultado? Eu amei e já quero ler tudo dessa mulher.
Viviane: Marcos DeBrito - Eu conheci vários autores novos nesse ano que passou, mas esse me apresentou um tipo de terror psicológico que precisei de alguns dias para processar o final do livro "A casa dos pesadelos".

14. Total de livros lidos:
Larissa: 86.
Viviane: 72

POSTAGEM POR: LARISSA E VIVIANE

13 comentários:

  1. Uau, quantos livros incríveis você leu, quero muito mudar meus hábitos e passar a ler mais. Já anotei várias dicas com seu post!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas, lindas. Como vocês estão? Eu estava com muita saudades de vir aqui visitar vocês e, preciso ler algumas resenhas que escreveram porque estou curiosa.

    Eu estou muito feliz por ter conseguido ler 53 livros em 2018 e, agora estou imaginando a felicidade de vocês...haha! Eu acho essa tag incrível e bem resumidinha, estou com ela guardada para responder no meu blog também. Parabéns pelas respostas.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vocês leram bastante livros, em dois 2018 fui bem fraca na leitura li nem a metade. Que bom que vocês tiveram ótimas leituras, que esse ano venha muito mais. Dos livros que vocês citaram o único que realmente sei a história e “A barraca do beijo” por que assisti o filme. Realmente a história de amizade é linda, é um filme que recomendo, ainda quero ler o livro. Outro livro da lista que me chamou atenção é “A lista negra” tenho vontade de ler despede quando saiu o livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu amo tags e com essa não foi diferente.
    Dos livros citados o único que li foi Todo o tempo do mundo e eu amei, um livro incrível e muito bem escrito. Posso dizer que foi o melhor livro que li em 2018.
    Em relação aos outros livros, muitos estão na minha lista de desejados e alguns tenho na estante só falta ler. Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Quantos livros lindos menina, aquele primeiro eu também recebi em parceria e coloquei como meta de 2019, espero muito poder ler, sei que parece ser uma leitura ótima! Amei o post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, meninas!
    Adorei ver como foram as leituras de vocês em 2018. Eu li Todo o Tempo do Mundo e também foi uma ótima leitura para mim. O Ligue-me amanhã também foi decepcionante para mim :(

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Achei bem bacana a tag. Porém, dos livros citados, li apenas "Que mico!", inclusive tem uma personagem com meu nome hehe Achei uma leitura bem leve e diferente, e "Missa do galo", o qual gostei bastante. Mas sou suspeita em falar porque adoro Machado de Assis. Coisa de professora, né? kkk
    Quero muito conhecer a escrita da Collen Hoover...
    Espero que 2019 seja um ano com leituras ainda melhores!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiiii meninas

    Uau, leram bastante em 2018, fico feliz!
    Eu amei demais O Ceifador, já andava saturada de distopias porque achava todas mais ou menos parecidas, mas O Ceifador me surpreendeu totalmente com esse mundo novo e essa prposta inusitada que traz. Curiosa pra ler A Nuvem em breve.
    Mentirosos quero demais ler, especialmente porque todo mundo parece ter se surpreendido demais com esse livro e acho que é uma leitura que pode ser bem diferente e marcante pra mim.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Quanta coisa! Eu super concordo quanto a livro surpreendente "Mentirosos" é bem interessante mesmo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. OLá!
    Vocês arrasaram nas leituras hein?! Também conheci a escrita da Collen Hoover este ano. E destes que vocês citaram já li: Entre quatro paredes e amei, Dias de despedida, Proibido e me surpreendi com O ceifador também. E concordo plenamente que Objetos cortantes não é tudo isso

    ResponderExcluir
  11. Oi, meninas! Gostei da retrospectiva de vocês! Leram bastante, né? rsrs A maioria dos livros citados eu não cheguei a ler, os que eu li foram positivos nas avaliações de vcs (na minha tb rs). Ficam as dicas para leituras esse ano!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Olá Meninas, adorei a tag *-* Dos livros que vocês citaram só li Proibido, que adorei. Dos outros quero ler também Eleanor & Park e A lista negra.

    ❤ Jéssica ❤ Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  13. Bem bacana sua retrospectiva, vocês leram muito, depois dá outra chance ao Machado, talvez você goste.

    ResponderExcluir