13/09/2019

[Resenha] Um jogo de amor e sorte | Beth Reekles

Um jogo de amor e sorte

Autor(a): Beth Reekles
Editora: Astral Cultural
Páginas: 320
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Travessa

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: MADISON CLARKE nunca imaginou que seria popular, mas sua nova vida lhe permitiu isso, além de um novo corte de cabelo e um guarda-roupa cheio de estilo... tudo para deixar a antiga Maddie no lugar dela: o passado.

Festas, novas amigas e um namorado extremamente gato também fazem parte da nova rotina de Madison. Mas, como nada dura para sempre, as coisas começam a desandar quando um pequeno problema, que atende pelo nome de DWIGHT, parece querer ser mais do que um simples amigo.

Resenha: Madison vivia uma vida monótona em Pineford, Maine, até que uma mudança de estado muda toda a sua vida e a sua reputação. Ela nunca foi uma garota popular, não tinha amigos, costumava ser "invisível". Já sua irmã, Jenna, era totalmente o oposto; era a típica garota norte-americana - líder de torcida, linda e loira - que vemos nos filmes adolescentes.

Geralmente livros nesse estilo (com mudanças de casa, escola, cidade, estado, etc) retratam a tristeza do adolescente por ter que deixar para trás sua rotina, seus amigos, sua escola, porém para Madison isso foi um alívio, e principalmente uma oportunidade de mudar seu estilo de vida.

"Mudar para Mindsommer, em Collier County, Flórida, era minha grande chance de ter uma vida completamente nova. Ninguém ia me julgar baseando-se nos padrões da minha irmã. Ninguém tinha de saber como eu fui nos últimos anos.
Eu podia ser eu mesma.
Só que, você sabe, uma versão melhor de mim mesma."

Ao chegar na Flórida, uma das primeiras coisas que Madison faz é comprar um celular, porém ela não tem a mínima ideia de como usá-lo - já que antes ela nunca precisou ter um. Quando está em um café, tentando parecer uma garota comum, ela conhece Dwight, o garçom, que a ajuda a configurar o celular e, por fim, ainda a convida para uma festa na praia que acontecerá para os alunos da escola para a qual ela vai ir.

Já na festa, Madison conhece Bryce, que, por coincidência, é também o primeiro aluno que ela irá encontrar ao chegar na escola no primeiro dia de aula.

A primeira semana de aula chega e, com ela, marcam presença também o medo e o nervosismo de Madison, o medo de não ser aceita, de não ser inclusa, de sofrer tudo o que sofreu em sua antiga escola. Porém todo esse nervosismo é inútil, já que, surpreendentemente, logo no primeiro dia de aula, Madison já é inclusa no grupinho dos populares. Ela acha isso o máximo, mas ao mesmo tempo não quer seguir as "normas sociais" e deixar de lado seus amigos nerds, Dwight, Carter e Andy.

"Era difícil tentar permanecer invisível quando as pessoas não me deixavam em paz. E eu não reagi, nenhuma vez. Eu me recusava a me deixar reagir; reagir só teria tornado tudo pior, dando outro motivo para que rissem de mim. E agora quero deixar tudo aquilo para trás."

Logo Madison e Bryce começam a namorar, e ele parece ser um perfeito cavalheiro: fofo, gentil, educado, engraçado e querido por todos; mas será que o príncipe é tão príncipe assim mesmo? Madison não perde a oportunidade de juntar-se aos populares, já que essa oportunidade foi dada a ela; mas será que ela realmente se encaixa nesse grupo? Será que o estilo de vida dela é o mesmo que o dessas pessoas? Será que ela vai querer abrir mão de seu amigo de verdade - Dwight - para andar com essas pessoas? Isso vocês terão que ler para descobrir.

Sobre os personagens, como sempre, tem aqueles que a gente ama, aqueles que a gente odeia, aqueles que a gente ama e depois odeia, enfim... Mas eu queria deixar registrado aqui o meu amor por Dwight; não posso falar muito sobre o papel dele na estória para não dar spoiler para vocês, mas saibam que ele é um fofo e muito especial, sério.

É uma leitura bem adolescente, estória de filme adolescente americano mesmo, mas que trabalha temas importantíssimos (mesmo que não sejam muito aprofundados, afinal é um livro mais descontraído mesmo) de serem tratados nessa idade, como bullying, amizade, amor, família, entre outros. Eu indico o livro para todos que curtem leituras mais leves, mas que mesmo assim não deixam de abordar questões mais sérias.

"[...] sempre há alguém que vai ajudar você, seja no que for. Mesmo se você não quiser notar que essa pessoa está lá. Sempre há alguém que, mesmo que não entenda exatamente, estará lá por você. E você só tem que se deixar ajudar."

4 comentários:

  1. eu não li a Barraca do beijo, eu vi o filme e achei ele meio meh, não gostei muito. Acho que tô ficando velha hahahahaha
    Gostei da sua resenha, ficou super fofinha, e realmente o povo mais jovem deve amar livro assim, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Fiquei um pouco com o pé atrás ao iniciar a leitura de sua resenha, já que eu não gosto da autora pelo seu maior sucesso.
    Gostei de falar sobre temas da adolescência de uma forma mais leve e espero que seja uma forma de conversar com o publico jovem e que os oriente em diversos pontos.

    Silviane, blog Memento Mori • @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  3. ADORO livros assim: assuntos adolescentes, mas com uma grande trama por trás. Geralmente esses livros não aprofundam mesmo nos assuntos, mas ainda assim, vale a pena relatar e ler. Não sabia ainda esse livro, mas já estou correndo adicionar na minha listinha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livros adolescentes leves e descontraídos assim. Que bom saber que apesar de não ser aprofundado ainda traga uma mensagem por tras da história. Tenho certeza que vou gostar de Dwight já que eu amo personagens fofos. Enfim, adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir