20/11/2019

[Quotes] Alucinadamente feliz

Olá, livreiras e livreiros! Recentemente li o livro "Alucinadamente feliz", que é composto por relatos do dia a dia da autora, Jenny Lawson, que tem alguns problemas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, automutilação e agorafobia. Foi uma leitura incrível, mas bem difícil de resenhar, então resolvi trazer alguns dos quotes que mais gostei. Espero que gostem, pois é uma leitura maravilhosa, que recomendo muito!

"Este é um livro engraçado sobre viver com um transtorno mental. Parece uma combinação terrível, mas, falo por mim, tenho transtorno mental e algumas das pessoas mais hilárias que conheço também têm. Então, se você não gostar do livro, talvez só não seja louco o bastante para isso. No fim das contas, você sai ganhando de um jeito ou de outro."

"Estou de saco cheio da tristeza e não sei qual é o problema do universo, mas pra mim JÁ CHEGA. VOU SER ALUCINADAMENTE FELIZ, SÓ DE RAIVA."

"Todos nós temos a nossa cota de tragédia, insanidade ou drama, o que faz toda a diferença é o que fazemos com esse horror."

"Sei que, quando tenho uma crise de ansiedade, meu corpo não vai me matar - apesar de essa ser a sensação."

"'Ninguém nunca morreu de tristeza.' Exceto pelo fato de que as pessoas morrem, sim. E, quando vemos celebridades que se deixam enganar pelas mentiras da depressão, pensamos: 'Como podem ter se matado? Tinham tudo.' Mas elas não tinham. Não tinham a cura para uma doença que as convenceu de que era melhor morrer."

"Não sou suicida. É só que às vezes não consigo evitar me ferir. É como se tivesse outra pessoa dentro de mim que precisa arrancar fisicamente os pensamentos ruins da minha cabeça, e não tem outro jeito de entrar lá. A dor física me distrai da dor mental."

"Todo transtorno mental é diferente, porque toda pessoa é diferente. Não existem curas fáceis, mas há muitas ferramentas disponíveis agora que as pessoas finalmente estão começando a falar sobre o assunto. É preciso descobrir como sobreviver à depressão, o que não é fácil, já que, quando se está deprimido, você se sente mais exausto do que jamais esteve na vida, e seu cérebro mente para você, que não se sente digno do tempo e da energia (que muitas vezes sequer tem) necessária para procurar ajuda. É por isso que você precisa contar com amigos, familiares e estranhos para lhe dar uma mão quando não consegue fazer o que precisa ser feito."

"Por exemplo, meu transtorno depressivo vai e vem, e quando ele desaparece tenho dificuldade de me lembrar de como posso ter me sentido tão perdida ou entorpecida quanto me sinto nesses períodos. Meu transtorno de ansiedade, por outro lado, está sempre comigo e vem acompanhado de todos os tipos irritantes de distúrbios e fobias 'bônus', como uma espécie horrível de edição de colecionador."

"Enfrento uma série de fobias, como a agorafobia - medo de se encontrar numa situação em que é impossível fugir se der alguma merda. Tenho transtorno de ansiedade social agudo (também chamado de antropofobia), que é medo de gente. Eu não tenho aracnofobia (medo irracional de aranhas), pois ter medo de aranhas é perfeitamente racional, então me recuso a reconhecê-lo como um 'distúrbio'."

"É de se esperar que alguém fique triste quando as coisas estão uma merda, mas e quando se está triste mesmo tendo tudo que deveria querer? Isso é simplesmente aterrorizante."

"Sinto que, para quem vê de fora, pareço feliz e bem-sucedida, mas não consigo evitar de pensar que, se as pessoas olhassem mais de perto, veriam as rachaduras, a sujeira e a vergonha de um milhão de projetos que nunca são concluídos."

"A vida passa. Então vem a depressão. Aquela sensação de que você nunca mais vai ficar bem. O medo de que aquelas crises se tornem mais comuns - ou pior, que elas nunca mais acabem. Você fica tão cansada de lutar que começa a dar ouvidos a todas as mentirinhas que seu cérebro conta. Aquelas que dizem que você é um peso para sua família. As que dizem que está tudo na sua cabeça. Que, se você fosse mais forte ou melhor, isso não estaria acontecendo. "

"Porque desistir poderia ser mais fácil, mas não seria melhor."

POSTAGEM POR: VIVIANE

14 comentários:

  1. Li esse livro há um tempo atrás, alguns anos na verdade. Tem partes muito marcantes e gostei das partes que separou aqui.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas fiquei muito curiosa para lê-lo. Falar sobre problemas psicológicos é algo importante e necessário, e aborda-los de uma forma leve e divertida pode fazer com que (diferente do que acontece geralmente) as pessoas vejam o tema com menos pré-conceito. Adorei os quotes.

    Laura Militão, blog Mais um Capítulo

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu não conheço o livro Alucinadamente feliz, mas pelos quotes que você adicionou no post parece ser um livro interessante. Depois vou ler algumas opiniões para ter mais informações.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu vi uma lista de livros no instagram que chamava assim: "livros pra ler no começo do ano pra ter mais esperança" algo assim e esse livro tava no topo!
    Um amigo meu fala muito sobre essa história e ela parece realmente ser linda e cheia de boas lições, eu ainda não consegui ler, mas espero fazer isso em breve. Amei os quotes!

    ResponderExcluir
  5. Oie!!
    Eu lembro bem da época do lançamento desse livro, inclusive foi na época que teve turnê intrínseca aqui em minha cidade, o livro prometia ser muito bom principalmente por focar em em lições sobre a vida de uma forma engraçada!! Ainda não li, mas um dia pretendo!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Na verdade eu nunca ouvi falar sobre o livro e sobre a autora, mas achei legais as citações, deve ser uma leitura bem marcante e prazerosa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Adore a segunda citação. Quando eu estiver com tempo irei ler esse livro. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa por causa dos quotes que postou. Tem livros que leio que também sinto uma certa dificuldade em resenhar, mas gostei da sua ideia em postar os quotes. Parabéns pela postagens, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Os quotes selecionados são bem interessantes, dá curiosidade em conhecer melhor a história em si!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas achei interessante os quotes que você destacou. Não tenho o hábito de ler não ficção, mas quem sabe dou uma chance para esse né?
    Tem livros que a gente tem dificuldade mesmo de resenhar, mas adorei seu post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. As pessoas morrem de tristeza, assim como podem morrer de felicidade, o ser humano não suporta 100% de felicidade, por isso precisamos de equilíbrio. interessantes os trechos do livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro esse livro <3
    Ele é um tapa na cara bem humorado.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Olá, não conhecia a leitura mais adoro esse formato de postagem dá para gente ter uma ideia de como a história é sem contar muito adoro!

    ResponderExcluir
  14. Ah eu tenho muita curiosidade em ler esse livro e após ler esses trechos ela só aumentou. Gostei particularmente do segundo, foi o meu favorito. Parabéns pelo post, acho ótimo, pois desperta o interesse de uma forma diferente né?

    Beijos,
    www.lunaliteraria.com

    ResponderExcluir