11/11/2019

[Resenha] Bastou um olhar | Wilson Frungilo Jr.

Bastou um olhar

Autor(a): Wilson Frungilo Jr.
Editora: IDE
Páginas: 352
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Amazon / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Numa noite escura e fria da grande cidade, três pessoas se encontram num viaduto, a tempo de evitar uma tragédia.

São elas Carmem, sua amiga Norma, pertencentes à classe alta da sociedade, e um desconhecido que para lá se dirigira, apenas obedecendo a forte pressentimento de que algo de muito grave poderia estar acontecendo naquele local.

Eliana, filha de Carmem, disposta a pôr um fim à própria vida, acaba sendo demovida do malfadado intento num emocionante diálogo com o rapaz.

E esse desfecho faz nascer, de forma natural e espontânea, uma aproximação entre essas três mulheres e o até então desconhecido Maurício.

Apesar de não se conhecerem, bastou um olhar, um sorriso, uma palavra, para que uma delas e Maurício percebessem que não eram totalmente estranhos um ao outro e que indefinível sentimento eclodia repentinamente entre ambos.

Esse sentimento, a princípio incompreensível e com notável distância a ser superada, é a tônica desta comovente história espírita, intrigante, e por vezes divertida, a demonstrar que o amor pode vencer todas as barreiras.

Resenha: Numa manhã, Eliana vai parar na loja onde Maurício trabalha, pedindo a ele um celular para ligar para sua mãe e avisar onde ela está. Durante a conversa, Maurício deduz que a moça havia tentado suicídio, por causa de tamanha preocupação de sua mãe, que pede, inclusive, ao rapaz para que ele fique de olho na filha e não a deixe sair da loja até ela chegar.

Após o ocorrido, Maurício fica o resto do dia pensando na moça e, ao chegar em sua casa, vem na mente do rapaz a imagem de um viaduto, e a sua intuição o faz acreditar que algo de ruim está para acontecer, então ele pega sua moto e vai para o local. Chegando lá ele avista Eliana, prestes a se jogar.

Inspirado por espíritos do bem que querem ajudar Eliana, Maurício consegue falar lindas palavras, que fazem com que a moça desista do pretendido.

Após o ocorrido, Maurício cria um laço com as três mulheres: Eliana, a moça do viaduto; Carmen, a mãe dela; e Norma, vizinha e amiga de Carmen. E, por uma delas, Maurício irá sentir uma atração especial, como se fosse algo vindo de outras vidas, mas não vou contar por qual, irei deixar para vocês descobrirem e ficarem surpresos como eu fiquei.

"De porte seguro, traços fisionômicos suaves, denotando extrema bondade e doçura, não obstante seu olhar penetrante, mas sereno, como se tivesse a capacidade de compreender o íntimo das pessoas, encontrava-se ali, à sua frente, uma mulher fascinante, a externar beleza física e grandeza d'alma."

A partir de então, a estória passa a focar mais no romance entre Maurício e a mulher com a qual ele irá envolver-se. Porém, não é só isso...

Paralelamente ao romance que se desenvolve ao longo do livro, sem ser nada forçado, acompanhamos uma senhora que está assistindo a um filme, e a estória desse filme nos é narrada, mas somente mais tarde é que iremos descobrir a relação desse filme e dessa senhora com a estória principal.

Foi uma leitura muito interessante, principalmente quando descobri quais as ligações entre os personagens em uma encarnação anterior, pois aí tudo fez sentido. Indico a leitura tanto para quem já lê livros espíritas quanto para quem quer começar, pois a escrita é super acessível e nos traz vários conhecimentos sobre a doutrina.

"De qualquer forma, como já dissemos anteriormente, nada acontece por acaso, e muito menos por injustiça, mas sim como consequência do que fomos, do que somos e do que temos a necessidade de aprender."

5 comentários:

  1. Oie tudo bem?
    Eu não sei bem como me sinto em relação a esse livro, fico feliz que ela acabou por ser uma boa leitura para você, mas eu fiquei meio dividido achei ele interessante em alguns aspectos e problemático em outros, a partir do que li de sua resenha e da sinopse do livro.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Parece ser um livro triste, se tratando da personagem suicida; Mas ao mesmo tempo que irá ensinar algo ao leitor.
    Interessante a premissa

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um certo receio com livros que falam sobre problemas psicológicos.
    Dois livros que falam sobre suicidio me salvaram em momentos dificeis, mas pra muita gente, esse tipo de leitura pode ser dificil de suportar.
    Mas a leitura parece interessante, vou dar uma chance no futuro. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Olá! A história parece ser bem emotiva e cheia de lições de vida, ainda mais falando de vidas passadas. O enredo parece ser forte também, já que trata de um tema bastante delicado.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Um livro bem carregado de drama pelo visto, de vez em quando até curto ler mas no final do ano não gosto tanto hehehe. Muito legal também quando as coisas fazem sentido no fim.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir