27/11/2019

[Top 5] Livros que abordam temas importantes

Olá, livreiras e livreiros! Felizmente os escritores estão trazendo cada vez mais livros que tratam de temas importantíssimos de serem debatidos - temas que, muitas vezes, por serem considerados tabus, não são falados diariamente com os jovens. Então hoje eu trouxe para vocês algumas dicas de alguns livros que eu já li que tratam desse tipo de tema . Tentei - mas não consegui 100% - fugir do óbvio e trazer livros que acredito não serem tão conhecidos quanto outros que as pessoas estão sempre falando. Além disso, procurei pegar um livro de cada tema, para ficar bem variado. Espero que gostem!

Quando a escuridão bate à porta - Vários autores: O primeiro livro desse top 5 é uma das antologias na qual a minha mãe, Viviane, tem um conto. Eu sou suspeita para falar, mas não posso deixar de dizer que esse livro é maravilhoso, pois traz-nos lindos contos que têm como foco a depressão, sendo todos bem diferentes uns dos outros. "Luz no fim do túnel" é o conto da minha diva, e eu espero que vocês amem tanto quanto eu amei.
Sorrisos quebrados - Sofia Silva: Esse livro ficou bem conhecido, e confesso que ele merece o destaque que tem, apesar de não ter sido tudo aquilo que eu esperava. Para quem ainda não tem conhecimento da obra, nela é abordada a violência contra a mulher, um tema que infelizmente está presente na vida de milhares de mulheres. É uma leitura bem pesada em certas cenas, mas necessária.
Meu coração & outros buracos negros - Jasmine Warga: Gente, que livro mais lindo! Nessa obra temos dois personagens, Aysel e Roman, dispostos a cometer suicídio. Eles conhecem-se em um site que tem a finalidade de fazer com que pessoas que querem cometer tal ato encontrem um parceiro e realizem o suicídio juntos. É uma obra maravilhosa!
Um dia de cada vez - Courtney C. Stevens: Esse é um caso diferente, pois não posso dizer o tema cujo livro trata, pois assim estarei entregando a estória e o mistério da mesma. O que posso dizer é que a personagem principal, Alexi, tem um trauma, por causa de algo - que só iremos descobrir no final - que aconteceu no passado, e por isso ela arranha o próprio pescoço compulsivamente quando fica nervosa, pensando demais no assunto.
Entre nós - Kell Teixeira: Esse livro eu li há bastante tempo, mas lembro que foi uma leitura que me chamou bastante a atenção, por ser bem diferente de tudo o que eu estava acostumada a ler. Aqui temos um personagem que tem HIV, uma doença da qual muitas pessoas não têm conhecimento das informações verdadeiras e tiram conclusões precipitadas. "Entre nós" traz-nos muitas informações importantes sobre o tema e desfaz vários pensamentos preconceituosos que muitas vezes temos sem nem mesmo perceber.


POSTAGEM POR: LARISSA

8 comentários:

  1. Oi meninas! Eu conheço algumas das indicações, mas não li nenhuma. Comecei até Um dia de cada vez mas achei o início lento e abandonei há alguns anos, mas fiquei intrigada agora.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    dentre os livros citados eu tive contato com apenas dois, Sorrisos Quebrados e Meu Coração & Outros Buracos Negros, sendo que ainda não li nenhum deles, mas, ainda quero muito ler Meu Coração & Outros Buracos Negros, fiquei completamente fascinado quando li a sinopse desse livro pela primeira vez, sempre me esqueço de comprar ele, tenho que por ele em minha lista de desejados da Amazon só assim e vou lembrar.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Oi Gente!

    Adorei seu top 5, pois o único que conheço e li foi Sorrisos Quebrados. Estou encantada com a série e pela escrita da Sofia. Ainda preciso ler o terceiro livro que está na minha meta de leitura. Anotei a dica dos outros livros.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Muio legal a ideia do top 5. Dicas ótimas. Parabéns.
    Confesso que evito ler livros mais dramáticos assim, sofro muito, mas entendo a importância deles.
    Enfim valeu pelas sugestões!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei teu post, desses livros só li Sorrisos Quebrados, então foi ótimo ter indicações de outros livros, gosto quando os autores abordam temas importantes, que nos trazem a reflexão.

    ResponderExcluir
  6. Olá, quantas leituras bacanas, acredito que cada uma delas contribui de uma forma na formação do leitor, ótimo post, adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  7. Oi, já li Meu coração e outros buracos negros e fico contente de vê-lo na lista, pois foi uma leitura muito marcante para mim. Também já li Sorrisos Quebrados. Os outros livros já vão pra minha lista de desejados depois do seu post.

    ResponderExcluir
  8. Olá Larissa, como vai? Adorei a lista que você fez e acho muito importante falarmos sobre esses assuntos com os jovens e adolescentes, porque, a maioria não tem liberdade para conversar sobre isso em casa, com os pais. Quero te indicar um livro, não procurei para ver se você já leu mas, tem muito a ver com a sua listinha:
    -> Inventei você? o livro aborda o tema esquizofrenia, Alex a protagonista precisa conviver com a doença durante a faculdade. E no decorrer da história vamos descobrir se ela inventou ou não um garoto chamado Miles.

    Espero que goste da história!
    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir