24/02/2020

[Resenha] Bianca, Clara, Karina | Elly da Costa Capalbo

Bianca, Clara, Karina

Autor(a): Elly da Costa Capalbo
Editora: IDE
Páginas: 256
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Amazon / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Bianca sonhava com o amor, Clara lutava contra ele, e Karina, que nem pensava nisso, encontrou-o. O amor, literalmente, veio bater em sua porta.

Teriam essas mulheres algo em comum?

Nada. Se não fossem a mesma.

Carlo, um bon vivant, mantinha-se na liberdade dos que não amam, Rodrigo queria recuperar o amor a todo custo, e Carlos, sem saber, bateu na porta certa.

Vidas diferentes, experiências adquiridas e a trajetória que, invariavelmente, levam-nos pelos caminhos do amor. Confie na sua intuição!

Resenha: Na primeira história que nos é contada vamos conhecer Bianca - vinda de uma família pobre, moradora da vila - e a família Monti - composta pelo Conde Enrico Monti e seus três filhos: Bruno, Fábio e Carlo - e passa-se na Itália, em 1590.

Bianca é uma jovem de quinze anos romântica e sonhadora, que deseja um príncipe de contos de fadas. Bruno, o mais novo dos irmãos Monti, é também sonhador e romântico, assim como a moça. Os dois acabam conhecendo-se e, após muitos dias de encontros às escondidas e conversas agradáveis, Bruno confessa seus sentimentos por Bianca e diz que, se for da vontade dela, eles irão casar-se. Porém, não é Bruno que irá fazer com que o coração da nossa mocinha bata mais forte, e sim Carlo, o irmão mais velho dos Monti. Após alguns acontecimentos, Bruno é mandado para Paris, e Carlo e Bianca cruzam-se. A moça acaba ficando encantada por ele de uma forma que não ficou com Bruno. Da mesma forma Carlo, que sempre foi um mulherengo, passa a sentir algo diferente por Bianca, algo que nunca sentiu com outras mulheres, porém tenta a todo custo enganar a si mesmo.

"Gostaria de ter corrido atrás dele, perguntado o seu nome, mas a timidez não lhe permitiu. Seu pensamento já não tinha mais lugar para Bruno. Percebeu que, naquele pequeno instante, esteve diante do homem de sua vida. Voltou para casa como se pisasse em nuvens."

Carlo acaba engravidando Bianca, mas, sem saber do ocorrido, decide que o melhor para ele é ficar longe da moça e esconder seus sentimentos. Só quando Bruno volta de Paris e procura saber do paradeiro de sua amada é que descobre da gravidez e conta para Carlo, mas já é tarde demais, pois o padrasto da moça expulsou-a de casa, e sua mãe não faz ideia de onde ela está.

A jovem moça vai parar em um prostíbulo, comandado por dona Carmem. Depois de alguns meses, tem seu bebê, mas guarda apenas memórias ruins da criança que carregava em seu ventre, então pede para que Carmem a ajude a dar um sumiço no menino que acabou de nascer. A mulher faz o que Bianca pede e, a partir daí, a história desenrola-se de uma forma surpreendente e cheia de coincidências - ou seriam obras do destino?

Após muitos acontecimentos, que não vou contar para vocês para que tenham as mesmas surpresas que tive, Bianca e Carlo, após virem a falecer, reencarnam em terras brasileiras, como Clara e Rodrigo. Agora estamos na época da escravidão, e Coronel Oliveira é um senhor cheio de terras, que escraviza centenas de pessoas. Clara é sua filha, e puxou ao pai, sendo severamente preconceituosa com os negros; ela é maldosa, inclusive, com Rodrigo - filho adotivo do Coronel Oliveira e de Dona Augusta -, que nutre sentimentos por ela.

Após várias anos e o fim dessa encarnação dos nossos personagens, eles reencarnam novamente, agora em um orfanato, sendo Catherine (antiga Bianca) uma africana órfã. Seu filho da primeira história também está presente nessa encarnação, como Lucian, um rapaz com uma doença inata, e ali o amor entre os dois é totalmente visível.

Por fim, na última encarnação que nos é narrada dos nossos queridos personagens, Bianca agora chama-se Karina, e vive com os pais, Lupércio (seu filho da primeira encarnação, Lucius) e Josefa. Seus pais estão doentes, e Karina dedica-se todos os dias a cuidar deles e a não deixar que lhes falte nada, mas os dois estão a cada dia definhando mais, e Karina está perdida, sem saber o que fazer, até que um "anjo" chamado Carlos (o antigo Carlo) aparece para ajudá-la.

A obra conta uma história linda, de duas pessoas que se reencontraram em diversas encarnações, em nome do amor. É um livro espírita, mas que pode ser lido tranquilamente por quem ainda não está acostumado com esse tipo de história, pois ele vai, aliás, ensinar diversas coisas sobre essa doutrina - quem não tem interesse, pode deliciar-se apenas com a história em si. A escrita é bem rebuscada, acredito que por conta da época em que as histórias se passam, e isso me deixou confusa algumas vezes, mas nada que atrapalhasse o entendimento da história.

"O motivo desse sofrimento tem explicação em erros de nossas vidas passadas, das quais não lembramos."

10 comentários:

  1. Nossa a história de Bianca é um verdadeiro drama! O legal é que a autora soube usar bem trama, mudou o nome dela com um sentido - o que é bom.
    Gostaria de ler parece que é um bom livro, tirando a ressalva da narrativa

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Gostei das suas considerações, porém não leio livros do gênero, então irei pular a dica no momento.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Que premissa diferente! Primeiro: saudades dos meus 15 anos e de ser tão sonhadora hahaha. E fico imaginando como os acontecimentos vão acontecendo ao longo da trama. Nunca li nada com reencarnações e fiquei até curiosa. Vou deixar a dica anotada.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Tomei um susto na premissa, mas depois que você explicou melhor entendi a trama. Realmente é a força do amor em várias vidas, o que me deixou super curiosa, pois não li nada parecido. Acho que é um enredo que ultrapassa sua caixinha de temática né?! Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ja li um romance com essa temática e até gostei bastante. O começo da história me lembrou os livros de banca que lia na adolescência e amava. Gostei da dica de hoje, um livro tem diferente, com uma história deveras interessante.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Pela sinopse já imaginava que a trama traria alguma coisa envolvendo reincarnações, mas o casal tem uma história bem mais sofrida do que poderia imaginar. Não é muito o estilo de história que tenho lido, mas parece uma boa pedida pra quem curte :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    No inicio quando eu vi essa coisa de reencarnação eu fiquei com uma sensação de que ia vir algo parecido com Fallen, mas parece não ser bem isto. Eu fiquei bem curiosa para saber o que acontece com eles em todas as vidas, me lembrou um pouco aquela novela Além do Tempo, e eu amava ela. Já vou procurar para poder ler. Achei a capa dele bem fofinha.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Larissa!
    A primeira coisa que preciso dizer é que a capa do livro não ajuda muito. Ela passa a impressão de um outro tipo de história e isso sempre me incomoda com diversos livros.
    Outra coisa, não curto livros espíritas, então não me interessei pela história.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/02/resenha-o-ano-em-que-te-conheci.html

    ResponderExcluir
  9. Bem instigante essa história, para quem curte o estilo de leitura é uma excelente indicação.

    ResponderExcluir
  10. Olá Larissa!!!
    Que história em?? Eu não tenho problemas com a temática e acho bastante interessante a mesma de uma forma que nunca imaginei.
    A história parece ser muito bem construída e cheia de lições, pois cada vida voltar ensina aos personagens com toda certeza algo.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir