28/02/2020

[Resenha] Diário de uma escrava | Rô Mierling

Diário de uma escrava

Autor(a): Rô Mierling
Editora: DarkSide
Páginas: 226
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Amazon / Submarino




Sinopse: Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte.Narrado em parte em forma de diário, o livro acompanha mais de quatro anos da vida de Laura em um buraco embaixo da terra, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da única maneira para sobreviver. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras, DIÁRIO DE UMA ESCRAVA apresenta um retrato duro, cruel, abominável, mas infelizmente corriqueiro no Brasil e em todo o mundo.Através de Laura, raptada ainda adolescente por um homem que ela chama de "Ogro", a autora denuncia os diversos tipos de violência que muitas mulheres são obrigadas a suportar em silêncio e nas sombras da sociedade. O "Ogro", um homem aparentemente comum, honesto e "acima de qualquer suspeita", mantém Laura presa em uma casa afastada, onde abusa dela sexual e mentalmente, alegando ser ela o seu verdadeiro amor. Laura, compreensivelmente, só pensa em escapar dali. Mas agora ele parece estar mudando. Será que é o melhor momento mesmo para fugir?... Bem, isso você vai ter que ler para descobrir.

Resenha: Este é um livro que divide opiniões, alguns amam e outros odeiam, não tem meio termo. Quando peguei ele para ler, já sabia exatamente o que me esperava, tanto pelo tema quanto por ter lido textos da autora e saber a forma visceral com que ela descreve as cenas.

"Diário de uma escrava" conta a trágica estória de Laura, uma garota que foi sequestrada aos quatorze anos e mantida prisioneira e escrava sexual em um buraco embaixo do chão, por um homem ao qual ela chamava de Ogro. As condições de higiene eram nulas e Laura fazia suas necessidades fisiológicas em um balde e esperava que o Ogro viesse recolher e levá-la para tomar banho, sempre amarrada e vendada. Laura já estava naquela situação há quatro anos, sem ver a luz do sol ou ouvir qualquer som exterior.

Enquanto Laura narra seu dia a dia nos mínimos detalhes, ela vai lembrando de como era sua vida antes de ser raptada. Também vamos ficar sabendo das outras vitimas de Ogro, a maioria ele estuprou e matou a seguir ou manteve em cárcere enquanto resistiam às torturas, enterrando-as no meio do mato posteriormente; Laura foi a que resistiu mais tempo. Também vamos saber um pouco da vida pessoal dele, que é muito bem casado e tem uma reputação que não gera desconfianças de ninguém. As vítimas dele são quase sempre adolescentes - meninas e virgens -, e algumas vezes crianças; a cena que me causou mais pavor foi o estupro e morte de uma criança de doze anos.

Mas, como todos os crimes não são perfeitos, Ogro deixa alguns rastros e precisa fugir, levando Laura com ele. Ele diz que ninguém mais lembra ou quer saber dela e que só ele a protege; mesmo assim Laura alimenta a ilusão de que talvez algum dia possa fugir daquele pesadelo e voltar a sua vida normal, mas muitas questões atormentam a garota: o que as pessoas vão pensar, tudo o que ela vai ter que contar, vão achar que ela gostava de ser escrava e o porquê de ela nunca ter fugido.

"E se a polícia pegar esse monstro e eu voltar para casa, como vou olhar para minha mãe e meus amigos? E se eles puderem ver em meu rosto as atrocidades que o Ogro fez comigo, como poderei aguentar a dor da humilhação?"

Nessa parte Laura passa a acreditar que só o Ogro pode protegê-la e desenvolve a famosa "Síndrome de Estocolmo", porém nunca perdendo a esperança de um dia matá-lo e fugir.

"Do fundo do meu coração me vem uma vontade maligna de cravar meus dentes no pescoço dele, mas outra vontade ainda mais atroz me ordena que eu me levante e o abrace implorando que ele nunca mais me deixe. Como posso pensar isso?"

Eu já tinha lido que o final era surpreendente e até fazia uma ideia de o que poderia ser, mas me enganei, o final foi pior do que eu esperava e deixou-me bastante triste e abalada.

Inicialmente "Diário de uma escrava" era publicado no aplicativo Wattpad e teve tantas leituras que a editora DarkSide interessou-se em publicá-lo físico, em uma edição lindíssima de capa dura e corte colorido. O livro terá continuação, mas ainda não foi lançada, apesar de eu ter lido que ela já está escrita. 

6 comentários:

  1. Menina, tenho que falar que esse livro me deixa com nó na garganta.
    Lmebro que quando comprei achei que o final dele seria, digamos, mais leve,, E como disse é pior do que imaginava,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa.
    Eu me lembro de ler várias críticas a respeito desse livro e percebi mesmo esse lance de amo/odeio que você comentou. Não é o tipo de história que eu gosto, então nem vou procurar por ele. De qualquer forma é bom saber que livros assim existem e que falam sobre temas importantes!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Realmente esse livro ou as pessoas amam ou odeiam. Não tenho muita coragem de ler por causa da temática, apesar de achar importante. Que pena que o final não foi tão satisfatório quando imaginava. Espero que melhore na continuação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Lendo sua resenha, deu para ter uma ideia da brutalidade e da doentia mente de um psicopata, uma garota que vive com seu psicológico conturbado de todas as maneiras mais assombrosas possíveis e preciso estar com o meu psicológico bom também. Vou deixar a dica anotada, mas não estou num bom momento de ler esse tipo de enredo então vou deixar ler mais para a frente, mais fiquei muito curiosa sobre o final, pois te chocou bastante. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Ler esse livro foi uma das coisas mais difíceis que eu fiz na vida, esse tema mexe muito comigo e esses relatos me deixaram mal por dias. Um livro muito intenso!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Esse é um dos poucos desejados da Darkside que me interessa. Assisti uma crítica em vídeo e falaram que a obra é sensível e visceral a mesmo tempo e acompanho as redes sociais da autora.

    Beijos

    ResponderExcluir