02/03/2020

[Resenha] 1222 (Hanne Wilhelmsen #5) | Anne Holt

1222

Autor(a): Anne Holt
Editora: Fundamento
Páginas: 304
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: A 1222 metros de altitude, um acidente de trem. Uma impiedosa nevasca. Um hotel centenário. E um assassinato!

Uma ex-policial, tão astuta e brilhante quanto sarcástica e antissocial, é a única pessoa capaz de solucionar o mistério da morte de um dos 269 passageiros de um trem descarrilado. Isolados do resto do mundo por causa da neve, uma atmosfera de medo, hostilidade e desconfiança instala-se no hotel onde eles se refugiaram.

Mas Hanne não quer se envolver. Ela sabe que a verdade cobra um preço muito alto. Ao longo dos anos, sua busca por justiça lhe custou o amor de sua vida, sua carreira na polícia de Oslo e a própria mobilidade.

No entanto, encurralada por um assassino, encurralada pela pior nevasca da história, Hanne - e os outros passageiros - não tem saída.

Em uma situação extrema, as máscaras logo caem... E, nesse grupo, muitas pessoas não são o que parecem. Aliando sua capacidade de dedução a seu instinto, Hanne mergulha em um enigma difícil e surpreendente.

Acompanhe todos os momentos dessa história envolvente e arrepiante. Você não vai conseguir parar de ler!

Resenha: Neste livro - que é o quinto da série da detetive Hanne Wilhemsen que leio e que foi lançada no Brasil, mas o oitavo da série original - um trem com quase trezentos passageiros descarrila há poucos metros de um túnel, matando apenas o condutor.

A detetive Hanne está aposentada devido a um acidente de trabalho que a deixou com sérios problemas de mobilidade, e estava no trem a caminho de uma consulta com um especialista. Todos são resgatados e levados para um hotel próximo, alguns com ferimentos leves, outros com ferimentos mais graves e alguns ilesos. Hanne machuca-se um pouco, mas sem gravidade.

Entre os passageiros está um famoso pastor, Cato Hammer, que, ao tentar acalmar as pessoas, acaba dividindo opiniões: uns querem o seu apoio, outros acusam-no de tentar autopromover-se.

Na primeira noite no hotel, Hanne recusa-se a ir para um quarto, prefere dormir em sua cadeira de rodas e esperar o resgate, mas é acordada no meio da madrugada; o pastor foi assassinado com um tiro na cabeça, e Hanne, que tentou passar desapercebida, com a demora do resgate vê-se na obrigação de tentar solucionar o caso.

Quando amanhece algumas pessoas dão falta do pastor e os que coordenam o grupo de pessoas e gerenciam o hotel acham melhor não falar do assassinato e fazer alarde, preferindo dizer que o homem teve um derrame e morreu de causas naturais. Mas é claro que essa mentirinha não se sustentaria por muito tempo e logo todos estariam em pânico.

"A vida me ensinou que é mais ou menos impossível prever como as pessoas reagirão sob grande estresse."

Hanne aproveita para observar a expressão das pessoas e tentar achar suspeitos. Porém a maior preocupação é se o assassino só queria matar o pastor ou é um assassino em série e todos correm perigo. Outro fato que intriga Hanne e sua equipe amadora é que no final do trem foi colocado um vagão extra, com seguranças armados; estas pessoas foram as primeiras a serem resgatadas e estavam no último andar do hotel, com homens fortemente armados do lado de fora dos quartos, e ninguém sabia de quem se tratava, e, se sabiam, não podiam falar.

Não tarda a aparecer outro corpo, de outro pastor, não tão famoso, mas conhecido do primeiro morto. Porém a forma como foi morto era diferente da forma como a primeira vítima foi assassinada. Hanne intensifica sua investigação e os suspeitos começam a aparecer. Com a ajuda de um médico, que conhecia a primeira vítima, Hanne levanta o passado de Cato e descobre que o pastor não era tão santo quanto alguns pensavam.

Eu fiquei um pouco perdida no inicio da leitura, pois, como eu disse, este é o quinto livro lançado no Brasil, mas o oitavo da série, então muitas coisas eu não sabia que tinham acontecido; no decorrer da narrativa foi sendo elucidado, mas no começo pareceu-me que faltava algo. Senti muita falta dos personagens dos livros anteriores, principalmente da irreverência de Billy T. De qualquer forma, o livro pode ser lido tranquilamente, sem a necessidade de ler os anteriores.

7 comentários:

  1. Pelo o que entendi, os livros estão sendo lançados fora de ordem por aqui? Poxa, isso é péssimo :( imagino como você se sentiu no decorrer da leitura. De qualquer forma, ainda não conhecia essa obra, mas ela parece interessante (um suspense bem interessante, eu diria). De qualquer forma, vou deixar a dica anotada por aqui e espero que os próximos livros cheguem por aqui e em breve.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá

    os livros estão sendo lançados fora de ordem ? tipo, era o quinto que na verdade, seria o oitavo? fiquei confusa. Mas o bom é que isso nao atrapalhou seu entendimento da história muito menos a sua felicidades em ler o livro
    o enrendo me pareceu bem legal, com mortes e possíveis padrões de assassinatos, isso instiga qualquer amante de suspense e mistério

    otima resenha ♥
    http://www.livreando.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Pelo fato de também me perder facilmente durante uma série, que evito sair da ordem lançada, mesmo que seja os livros sejam independentes. Sempre temos uma referência anterior, o que legal de captar. Não conhecia a série, porém o nome da autora não é desconhecido. Que bom que mesmo assim curtiu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sou suspeita para falar desse livro, porque amo essa autora.
    Gosto da forma que ela desenvolve a história e cria todo o cenário de mistério. Esse foi o primeiro livro que li dela <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Já vi tantos elogios a respeito da autora, eu ainda não conheci a escrita dela mais sempre fico muito curiosa , uma pena ser séries longos isso me impede um pouco de começar a leitura!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vivi! Eu também amei esse livro e, assim como você, fiquei meio perdida no começo do livro, principalmente com a nova condição física da detetive. Eu gosto muito dos livros da autora, queria tanto novos livros da série por aqui

    ResponderExcluir
  7. eu adoro supense, pela capa nao daria nada mas olha que sinopse, e sua resenha me deixou confusa e apaixonada kkk, confusa poq oi? que ordem é essa brasel kkk ja sou perdida imagina lendo fora de ordem kkkk.

    ResponderExcluir