17/02/2020

[Resenha] O urso e o menino de boné azul | Cristina Pires de Melo

O urso e o menino de boné azul

Autor(a): Cristina Pires de Melo
Editora: Chiado
Páginas: 36
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: AmazonLivraria da Travessa

*Livro cedido pela autora para resenha


Sinopse: Criar vínculo com seu filho e ainda acrescentar valores.

É o que este livro te oferece.

Resenha: O livro "O urso e o menino de boné azul" é composto por onze estorinhas, que podem ser lidas na ordem ou ao acaso; todas trazem uma lição ou mensagem muito bonita.

A primeira estória, que traz o mesmo título do livro, conta que na floresta havia um urso muito feroz, que rugia muito alto, e todos os animais morriam de medo dele. Em uma cidadezinha, perto da floresta, morava um menino que sempre usava um boné azul, não o tirava nem para dormir. Certo dia o menino entrou na floresta e resolveu perguntar ao urso porque ele era tão bravo, e a resposta foi surpreendente.

Na segunda estorinha, "O urso e as abelhas", o menino ajudará o urso a colher mel e deixará uma mensagem para que as crianças escovem os dentes.

"- Vou te ajudar, para tudo na vida tem uma solução, vamos pensar!"

A seguir, vamos descobrir, em uma estória emocionante, o porquê de o menino sempre usar o boné azul.

Em "O inverno e a raposa" o menino, sempre protegendo o seu amigo urso, ajudará uma raposa a alimentar-se, para que ela não perturbe o urso enquanto ele dorme.

Na estória intitulada "Onde está meu boné?" o menino esquece seu boné na beira do lago, após pescar com o urso. O urso, sabendo o quanto o menino gosta daquele boné, vai até a cidade para devolver, tentando não ser visto pelos humanos, mas quando o pai do menino vê o urso, corre para pegar a espingarda. Este conto teve momentos bem tensos.

"O valor de uma equipe" conta como o menino e o urso ajudaram uma família de castores a construir uma contenção para que a chuva não rompesse a barragem.

A estória "Jamais se quebra uma promessa" mostra o quão forte uma amizade pode ser.

Em "O poder da gentileza" o menino ajuda um filhotinho de águia e depois a mamãe águia ajuda o urso, confirmando que "gentileza gera gentileza".

"A nova amiga do urso" é a continuação e o desfecho do conto anterior.

Na estória "Cada coisa tem seu lugar e a hora certa" o menino dá uma lição no urso, que acordou de mau humor.

No ultimo conto, "Coisas ruins podem acontecer quando pessoas boas não fazem nada", vamos todos aprender uma lição: nunca pegar nada que é dos outros.

5 comentários:

  1. Olá gente.

    Eu gostei de conhecer um pouco desse livro e ele parece ter histórias bem criativas. Porém não sou o público alvo mais. Meus filhos já são adolescentes e preferem outros tipos de leituras. Eles estão na fase dos mangás e HQs. Vou deixar para pegar outra dica na próxima visita ao blog.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Parece um ótimo livro para se ler com as crianças que estejam na faixa etária certa. Sempre bom conhecer dicas de livro assim.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oiii,

    Não conhecia esse livro e achei ele fofo demais. Tenho sobrinhas e acho que elas iam amar a leitura deste livro, já anotei a dica!!

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha de livro! Esse eu ainda não conhecia, mas adorei saber mais sobre ele. Pelo o que percebi, o publico alvo seria mais juvenil, não? Mas que acaba atendendo todas as idades por suas lições, afinal, o valor de uma equipe é algo que muitos adultos precisam aprendem. Enfim, adorei sua resenha <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Anônimo06:07

    Acredito que qualquer leitura que nos faça pensar de uma forma diferente é sempre bem vindo.
    Ler é imaginação!

    ResponderExcluir